Notícias

As estreias, os regressos, os novos discos e as celebrações na rentrée do Musicbox

Ainda no rescaldo do ano que passou, o Musicbox prepara-se para o arranque de mais uma temporada de concertos e DJ sets. E como a tradição dita, é tempo de revelar quem vai passar pelo clube nocturno do Cais do Sodré nos próximos meses.

As estreias de Wu Tiao Ren,  박혜진 park hye jin e La BRUJA De Texcoco, os lançamentos de discos de  David Bruno ?? e Jessica Pratt e os regressos de Tulipa Ruiz, DJ Marcelle e Taylor McFerrin são algumas das novidades da programação de rentrée do Musicbox.

10 anos de You Can’t Win Charlie Brown, Sortidos MIL e Plantasia por Moullinex e Bruno Pernadas: algo velho, algo novo e algo inédito

A rentrée do Musicbox arranca com um aniversário: no dia 13 de Setembro, os You Can’t Win Charlie Brown dão um concerto-celebração que assinala os dez anos da banda. O grupo foi fundado em 2009 por Afonso Cabral, Salvador Menezes, Luís Costa, David Santos, Tomás Franco de Sousa e João Gil e soma ao longo desta década um EP e três longa-durações.

No dia 14 de Setembro, o talento emergente deixa o Musicbox a palpitar na Sortidos MIL, uma noite Musicbox e MIL – Lisbon International Music Network dedicada aos artistas que estão a trazer novo fulgor aos circuitos de música emergente europeu e internacional.

A primeira edição Sortidos MIL, que assinala o início das candidaturas de artistas do MIL 2020, reúne a harpista Carolina Caramujo, a catalã Núria Graham, os debutantes GENTS, duo dinamarquês de spa pop, KUKLA, artista de gangsta geisha pop eslovena, Dinamarca e Progressivu.

Na categoria do inédito, o Jameson URBAN Routes , que acontece de 22 a 26 de Outubro no Musicbox, convidou Moullinex e Bruno Pernadas para a criação de um espectáculo original. No dia 25 de Outubro, os dois músicos reinterpretam em conjunto o disco Plantasia (1976) de Mort Garson num concerto único, acompanhados por Diogo Duque (trompete), Diogo Sousa (bateria) e Guilherme Salgueiro (teclados).

As dez estreias em Lisboa

Ao longos dos próximos meses, são vários os artistas que vão fazer a sua estreia em Lisboa no Musicbox.

Logo na primeira semana do mês de Setembro, no dia 6, o colectivo chinês Wu Tiao Ren faz a sua estreia em Lisboa, data que integra a sua primeira digressão por Portugal, promovida pelo This Is My City. Originários do Cantão, a banda de indie folk Wu Tiao Ren expressa, através da sua música, o impacto e as contradições da globalização na China.

Na semana seguinte, o trio britânico Drahla actua pela primeira vez em Lisboa no dia 10 de Setembro. O grupo de Leeds acaba de lançar o seu primeiro álbum, “Useless Coordinates“, gravado em 10 dias e editado pela Captured Tracks. No dia 12 de Setembro, é a vez da basca Elena Setién fazer o seu debute em Lisboa a convite da Gig Club, trazendo-nos “Another Kind Of Revolution” (2019).

No dia 27 de Setembro, a DJ, cantora e rapper 박혜진 park hye jin estreia-se em Lisboa na primeira Musicbox Heineken Series desta rentrée. Nos decks, a DJ coreana, actualmente a viver em Londres, mistura elementos de house, hip-hop e darkwave psicadélica com os seus arranjos de voz em inglês e coreano.

Carne Doce, Kelsey Lu, Bad Gyal e Altin Gün actuam pela primeira vez na capital no Jameson Urban Routes. Carne Doce, uma das principais bandas do indie rock brasileiro actual, faz a sua estreia nacional no dia 23 de Outubro, trazendo-nos “Tônus“, o seu mais recente disco.

No dia 24 de Outubro, é a vez da violoncelista, cantora e compositora Kelsey Lu. A artista norte-americana apresenta o aclamado disco de estreia “Blood” (2019) na sua primeira vez em Lisboa.

Bad Gyal, uma das principais artistas da música urbana espanhola, actua em Lisboa no dia 25 de Outubro, após já ter actuado no Porto e em Braga, e os amsterdammers Altin Gün passam pelo Musicbox no dia 26 de Outubro para apresentarem “Gece“, o seu segundo disco.

Na rentrée do Musicbox assinala-se ainda a estreia nacional dos The Underachievers, no dia 8 de Novembro e de La Bruja de Texcoco, no dia 9 de Novembro.

Os nove discos em escuta

Nesta rentrée, vão estar nove novos discos em escuta pela primeira vez no Musicbox. A 4 de Setembro, a pianista e compositora de origem polaca Hania Rani apresenta o seu primeiro disco “Esja” a convite da Gig Club. No dia 17, é a vez da americana Courtney Marie Andrews apresentar “May your Kindness Remain” e, no dia 21, Minami Deutsch, grupo de krautrock de Tóquio, traz-nos o seu mais recente EPCan’t Get There“.

Pista fazem a festa de lançamento oficial do sucessor de “Bamboleio” no dia 27 de Setembro. O trio de Barreiro prepara-se para lançar pela Pontiaq o disco “Ocreza“, do qual se conhece apenas o seu primeiro single “Galapinhos“.

No dia 12 de Outubro, esqueçam Benidorm: David Bruno apresenta “Miramar Confidencial“, álbum com uma trama inspirada nas acusações de calotes dirigidas ao empreiteiro Adriano Malheiro. O sucessor d’”O Último Tango” em Mafamude vai ser lançado em formato video-álbum no dia 20 de Setembro.

No Jameson Urban Routes, Bruno de Seda apresenta o seu disco de estreia homónimo no dia 23 de Outubro. Bruno de Seda é obreiro da canção e inquilino permanente no corpo de Bruno Martins, membro do grupo Equations. O músico estreou o projecto a solo em maio deste ano com Bruno de Seda, conjunto de canções românticas.

No dia 26 de Outubro, Karol Conká traz “Ambulante”, o seu mais recente disco. Editado em Novembro de 2018, Ambulante, co-produzido por Karol Conká e Boss in Drama, reforça a essência de Karol Conká ao mesmo tempo que introduz uma identidade sonora renovada que explora outros estilos como a pop ou o reggae.

No final do mês, no dia 29 de Outubro, Jessica Pratt, nome de destaque da indie folk norte-americana, regressa a Lisboa com “Quiet Signs“, o seu terceiro disco editado este ano pela City Slang.

Bia Ferreira, cantora, compositora e activista brasileira, actua no Musicbox no dia 12 de Novembro para apresentar o seu disco de estreia “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado de Bia Ferreira“, a ser editado em breve. Bia Ferreira define a sua música como MMP: Música de Mulher Preta, e faz uso dela para educar, consciencializar e passar informações a respeito do movimento anti-racismo no Brasil.

No dia 22 de Novembro, o multi-instrumentista/produtor Taylor McFerrin traz-nos “Love’s Last Chance“, o seu próximo longa-duração.

Os regressos

As novidades da rentrée do Musicbox incluem ainda os regressos de Tulipa Ruiz, uma das principais vozes da nova geração de MPB, no dia 28 de Setembro, e de La Diabla, DJ e produtor espanhol que se junta a FABZ no dia 12 de Outubro.

O londrino Henry Wu (Kamaal Williams, Yussef Kamaal) é o convidado da Musicbox Heineken Series no dia 18 de Outubro e a multi-instrumentista Ka Baird, que se estreou em Portugal na tour em que acompanhou Josephine Foster, apresenta-se num concerto em nome próprio no dia 28 de Outubro.

Por fim, a holandesa DJ Marcelle é a protagonista das Musicbox Heineken Series no dia 22 de Novembro. DJ Marcelle é uma artista com uma abordagem perniciosa e quase irónica seja nos decks, na produção ou na rádio, reforçada pela sua já reconhecida sagacidade. Ao vivo, as suas performances são inventivas, eufóricas e, acima de tudo, poderosas.

+ info Musicbox

Fotografia (capa) – You Can’t Win Charlie Brown por Vera Marmelo