2019 Bons Sons Festivais Reportagens

Festival Bons Sons’19, dia 8 – “Cem Soldos, a nossa casa, o nosso sentido.”

Este ano o BONS SONS comemorou a sua 10ª edição. A aldeia vestiu-se a rigor para a ocasião, flores de papel revestiram as entradas principais, as fachadas dos edifícios, os palcos, as barraquinhas de comida e bebida. Alguma mobília saiu à rua e instalou-se pelo recinto para quem se quisesse sentar, para descansar, ou simplesmente desfrutar a paisagem. Os já conhecidos Jogos do Helder, “máquinas diabólicas” feitas de madeira e corda, também, se encontravam espalhados por todo o lado para animar o dia (os dias) dos mais ousados. O lema “vem viver a aldeia” palpitava pelas ruas, pelas casas, pela gente daquela terra. Cem Soldos abriu as suas portas e nós entrámos.

Começámos por ir até ao largo principal, Palco Lopes-Graça, para assistir ao lançamento do livro ilustrado BONS SONS x 10: Uma Aldeia em Manifesto. Nele podemos ver todo o percurso do festival e todos os artistas que fizeram parte da sua história. É incrível verificar a evolução deste projeto que começou em 2006, com 12 atuações, 3 palcos e 15 000 espetadores e agora que teve 60 atuações, 10 palcos e 35 000 festivaleiros. É uma aldeia em manifesto a apresentar o que de melhor se faz em Portugal no panorama musical e não só. Os nomes dos Palcos são nomes de grandes personalidades portuguesas desde o Zeca Afonso, à Amália Rodrigues, ao António Variações, Carlos Paredes, Aguardela entre outros. São tantos os que que fazem parte da nossa história. Da nossa vida. E nestes dias “passearam” connosco pelo recinto.

+ fotos na galeria Bons Sons 2019 Dia 8 Ambiente

Por mais que a chuva ameaçasse cair, o calor apertava e fomos visitar a Adega Poças. Esta taberna sempre teve uma grande ligação à cultura e este ano teve direito a uma sub programação com poesia, concertos e bebida à mistura. Da janela vendiam vinho para quem quisesse matar a sede e no interior tivemos a oportunidade de estar à conversa com a ilustradora Mariana, a Miserável, responsável pelo mural da fachada do edifício. Em grande plano pintou um grupo de pessoas a estender uma tixa (a lagartixa é a mascote e o símbolo da dinâmica do festival). Parece-nos que a artista conseguiu descrever na perfeição o espírito da aldeia, o trabalho partilhado do povo que constrói este festival. Também a Mariana teve a ajuda de algumas pessoas na construção do mural. Um habitante de Cem Soldos quando viu o mural disse-lhe “esta parede nunca a vi tão bonita”. Confirmamos.

Enquanto passeávamos pelo recinto para conhecer os novos palcos fomos surpreendidos por uma atuação dos Fogo Fogo. Numa garagem interpretaram só um tema e foi o suficiente para pôr a anca (de quem teve o privilégio de assistir) a abanar.

Às 17h30 começou no Palco Giacometti o concerto da Raquel Ralha e do Pedro Renato. Estes amigos e comparsas musicais apresentaram-nos o seu primeiro disco a dois Devil’s Choice Vol1. Como nos disseram deram uma nova roupagem a algumas canções que fizeram parte da vida de ambos. Ouvimos versões de temas dos The Doors, Pink Floyd, Pixies, David Bowie, Depeche Mode entre outros. A voz poderosa e crua da vocalista encheu o largo e fez-nos viajar no tempo.

+ fotos na galeria Bons Sons 2019 Dia 8 Raquel Ralha & Pedro Renato

Demos mais uma volta até ao Palco Amália, que se localiza em frente à Igreja, e chegámos a tempo para ouvir Senza. Esta banda é constituída pela Catarina Duarte e o Nuno Caldeira. A sua música é uma fusão de sons tradicionais portugueses com sons brasileiros e africanos. Conseguiram aquecer, ainda mais, o final de tarde.

+ fotos na galeria Bons Sons 2019 Dia 8 Senza

Embalados regressámos à Adega para uma degustação de vinho numa das salas da taberna. O guitarrista Francisco Sales (que atuou ao inicio da tarde na Igreja, Palco Carlos Paredes) entrou no local onde nos encontrávamos e tocou uma música nova intitulada “Esperança” . Numa das paredes estava escrito “Poças está-se aqui bem!”. Se estava. Mas o tempo passava e não podíamos perder a estreia inédita daOrquestra Filarmónica Gafanhense no Palco Zeca Afonso que é um autêntico anfiteatro natural com uma vista sublime. Duas oliveiras, uma de cada lado do palco, completavam o cenário. Fizeram interpretações de músicas de várias bandas que passaram pela aldeia nos últimos treze anos desde os Toques do Caramulo, à Brigada Victor Jara, Fausto, Júlio Pereira, Lena d`Água, Jorge Palma e Rodrigo Leão. Começaram com uma homenagem ao grande Zeca Afonso e terminam com a música da Lena d`Água “Grande Festa”. Quem não estava ficou pronto para a grande festa.

+ fotos na galeria Bons Sons 2019 Dia 8 Francisco Sales

Rumámos até ao novo Palco António Variações, numa eira, para assistir à dupla Benjamim e Joana Espadinha. Alternaram temas do Benjamim como “Madrugada”, “Terra Firme” com músicas da Joana Espadinha como “Leva-me a Dançar” ou o “O Material Tem Sempre Razão”. Fundiram-se de tal forma (sem perder a identidade de cada qual) que conseguiram potenciar, ainda mais, os seus singles. Do inicio ao fim puseram toda a gente a cantarolar e a dançar. O concerto terminou com “Zero a Zero”, a canção composta por Benjamim e interpretada por Joana Espadinha no Festival da Canção de 2018.

+ fotos na galeria Bons Sons 2019 Dia 8 Benjamim + Joana Espadinha

A banda Fogo Fogo, composta por cinco músicos, incendiou o Palco Lopes-Graça com funaná, a música de baile de festa africana. Não há aldeia sem bailarico e por isso pusemos o nosso corpo a gingar até ser horas de ir ver o trio da Invicta X-Wife.

+ fotos na galeria Bons Sons 2019 Dia 8 Fogo Fogo

No inicio do milénio decidiram cruzar Rock, Eletrónica e Punk e funcionou tão bem que já vão no quinto álbum. Na plateia encontravam-se bastantes fãs da banda que vibraram ao longo de uma hora de concerto.

+ fotos na galeria Bons Sons 2019 Dia 8 X-Wife

Passados 9 anos os Diabo na Cruz regressaram à Aldeia mas desta vez sem o vocalista Jorge Cruz. Infelizmente esta banda vai terminar (é a sua última tour) e tivemos o privilégio de os ouvir. Chega ao fim um projeto que ousou um dia cruzar rock com a  portuguesa e conseguiu. Deixam o seu legado. O guitarrista Sérgio Pires assumiu o lugar do vocalista e a entrega foi total. Deram um concerto explosivo que não deixou ninguém indiferente. Até o Carlos Guerreiro, dos Gaiteiros de Lisboa, se juntou à festa para interpretar dois temas. Esta banda sempre foi conhecida por dar concertos como se fosse a última vez tal é a energia com que atuam. Assim aconteceu e desta vez, quem sabe, pela última vez.

+ fotos na galeria Bons Sons 2019 Dia 8 Diabo na Cruz

Todos os artigos estão disponíveis em:

DIA 8

Festival Bons Sons’19, dia 8 – “Cem Soldos, a nossa casa, o nosso sentido.”
Bons Sons 2019 Dia 8 Ambiente
Bons Sons 2019 Dia 8 X-Wife
Bons Sons 2019 Dia 8 Venus Matinal
Bons Sons 2019 Dia 8 Senza
Bons Sons 2019 Dia 8 Raquel Ralha & Pedro Renato
Bons Sons 2019 Dia 8 Orquestra Filarmónica Gafanhense
Bons Sons 2019 Dia 8 Fogo Fogo
Bons Sons 2019 Dia 8 Diabo na Cruz
Bons Sons 2019 Dia 8 Concerto Surpresa de Francisco Sales
Bons Sons 2019 Dia 8 Benjamim + Joana Espadinha

DIA 9

Festival Bons Sons´19, dia 9 – O Poder de Fazer Acontecer
Bons Sons 2019 Dia 9 Ambiente
Bons Sons 2019 Dia 9 Concerto Surpresa de Afonso Cabral
Bons Sons 2019 Dia 9 Gator, The Aligator
Bons Sons 2019 Dia 9 Adélia
Bons Sons 2019 Dia 9 Sallim
Bons Sons 2019 Dia 9 Afonso Cabral
Bons Sons 2019 Dia 9 Lodo + Peixe
Bons Sons 2019 Dia 9 Helder Moutinho
Bons Sons 2019 Dia 9 Paraguaii
Bons Sons 2019 Dia 9 First Breath After Coma + Noiserv
Bons Sons 2019 Dia 9 Budda Power Blues & Maria João
Bons Sons 2019 Dia 9 Scúru Fitchádu

DIA 10

Festival Bons Sons´19, dia 10 – “A Cultura sem dono.”
Bons Sons 2019 Dia 10 Ambiente
Bons Sons 2019 Dia 10 Ensaio das Pequenas Espigas
Bons Sons 2019 Dia 10 Pequenas Espigas
Bons Sons 2019 Dia 10 Valente Maio
Bons Sons 2019 Dia 10 Concerto Surpresa de Três Tristes Tigres
Bons Sons 2019 Dia 10 Tiago Francisquinho
Bons Sons 2019 Dia 10 Baleia Baleia Baleia
Bons Sons 2019 Dia 10 Miramar
Bons Sons 2019 Dia 10 Três Tristes Tigres
Bons Sons 2019 Dia 10 Stereossauro
Bons Sons 2019 Dia 10 Pop Dell’Arte
Bons Sons 2019 Dia 10 Tiago Bettencourt
Bons Sons 2019 Dia 10 Glockenwise + JP Simões

DIA 11

Festival Bons Sons´19, dia 11 – “Crescemos com a Aldeia”
Bons Sons 2019 Dia 11 Ambiente
Bons Sons 2019 Dia 11 Telma
Bons Sons 2019 Dia 11 Ricardo Leitão Pedro
Bons Sons 2019 Dia 11 Vozes Tradicionais Femininas
Bons Sons 2019 Dia 11 Concerto Surpresa de Júlio Pereira
Bons Sons 2019 Dia 11 Galo Cant´Às Duas
Bons Sons 2019 Dia 11 Pedro Mafama
Bons Sons 2019 Dia 11 Joana Gama + Sopa de Pedra
Bons Sons 2019 Dia 11 Concerto Surpresa de Luísa Sobral
Bons Sons 2019 Dia 11 Ricardo Toscano e João Paulo Esteves da Silva