Notícias

Elza Soares de regresso a Portugal dia 17 de julho

Depois de vencer o Grammy Latino com o álbum “A Mulher do Fim do Mundo“, considerado o disco do ano em 2016 pelo The New York Times, Elza Soares apresenta a tour “Deus é Mulher”, com o segundo disco de inéditos, que vai passar pelo Capitólio, em Lisboa, a 17 de julho. A carreira de Elza Soares, uma das maiores personalidades da história da música popular brasileira, sempre foi pautada pela ousadia, seja pela maneira de cantar, pela atitude em palco ou pelas escolhas artísticas. No seu mais recente trabalho, “Deus é Mulher”, lançado em 2018, a mítica cantora brasileira repete a receita e mantém-se unida à vanguarda musical de São Paulo.

“Deus é Mulher” transita entre vários géneros, desde o samba, frevo, rock, pop, bossa, rap e eletrónica, em arranjos sobrepostos por timbres arrojados, ruídos, distorções e dissonâncias. “Eu acho que nesse momento o Brasil merece um disco assim, ousado, sem papas na língua, sem medo de dizer palavrão, de dizer o que pensa, ao que veio. Assim como A Mulher do Fim do Mundo, acredito que o disco vai servir de inspiração para outros artistas”, explica a cantora.

Sem qualquer repulsa ou desejo de seguir com o trabalho anterior, o novo espetáculo vai colocar a cantora no seu célebre trono num cenário diferente do anterior espetáculo, apresentando Elza como uma entidade feminina responsável por gerar vida, energia, arte. A tour “Deus é Mulher” vem denunciar e, ao mesmo tempo, propor alternativas para mazelas sociais discutidas atualmente, tais como a desigualdade racial, a violência doméstica e familiar contra as mulheres, a liberdade sexual feminina, o genocídio contra LGBTQI, a corrupção política brasileira, entre tantos outros temas.

Em 2015, Elza Soares regressou à cena musical de maneira avassaladora com o primeiro álbum de inéditos da carreira da artista, “A Mulher do Fim do Mundo“. Assim que o disco foi lançado, o reconhecimento foi automático com vários prémios desde o “Melhor Álbum”, pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), “Melhor Álbum de 2015” e “Melhor Música de 2015” pela revista Rolling Stone Brasil. Na imprensa internacional, o sucesso não foi menor com as mais variadas críticas no The Guardian, The Sunday Times, Financial Times, entre
tantos outros.

Para além da última passagem por Portugal com a anterior tour, Elza Soares passou ainda por locais emblemáticos como a Broadway, no coração de Nova Iorque e o Festival Red Bull Summer Stage no Central Park; Primavera Sound Barcelona ou o Roskilde Festival, em Copenhaga, são apenas alguns exemplos.

Eleita em 2000 como a “Melhor Cantora do Milénio” pela BBC e após seis décadas de carreira, Elza Soares desfruta atualmente a apoteose de uma vida dedicada à música que, novamente, Portugal terá oportunidade de testemunhar. Elza Soares regressa com a nova tour “Deus é Mulher” a 17 de julho, no Capitólio, em Lisboa. Os bilhetes têm um valor único de 25 euros e já estão à venda nos pontos de venda da Blueticket (FNAC, Worten, El Corte Inglês) e no Capitólio.

+info Elza Soares

Fotografia (capa) – Luís Flôres