2019 Festivais NOS Alive Reportagens

NOS Alive’19, Marina é a última confirmação a pouco menos de 2 meses do inicio do festival

Estamos a pouco menos de 2 meses do inicio do NOS Alive’19, e novas confirmações chegam-nos para três dias de muitas horas de música. A mais recente foi a de Marina, que atuará dia 13 de Julho no Palco Sagres.

Marina Lambrini Diamandis, de nome artístico MARINA, anteriormente conhecida por Marina and the Diamonds, é a mais recente artista confirmada no NOS Alive’19. A cantora britânica apresenta o seu recente álbum “Love + Fear”, no Palco Sagres, no último dia do festival, juntando-se aos nomes já confirmados: Thom Yorke, Idles, Gavin James e Rolling Blackouts Coastal Fever.

Depois de vários EP’s e com o lançamento do seu álbum de estreia “The Family Jewels”, alvo de aclamação crítica, MARINA torna-se uma artista revelação. Com o segundo álbum em 2012, “Electra Heart”, estreou-se como Nº1 nas tabelas do Reino Unido. A cantora retorna em 2015 com o trabalho “Froot”, que se tornou um enorme sucesso além fronteiras. Alcançou o Top10 no Billboard 200 e #1 no Top Albums do Itunes pelos Estados Unidos da América, Argentina, Grécia, Reino Unido, Canadá, Austrália e muitos outros países. Depois de um hiato musical de quatro anos, MARINA regressa este ano para redescobrir a sua identidade com o novo disco “Love + Fear”.

Com mais de 800 milhões de visualizações de streamings e 400 milhões de visualizações dos seus vídeos, MARINA conta com uma base de fãs a nível global incomparável e a nível online soma mais de 6 milhões seguidores.

Johnny Marr, antigo membro da banda The Smiths é um dos grandes destaques das confirmações do NOS Alive’19. O guitarrista britânico junta-se ao cartaz do segundo dia do festival, onde sobe ao Palco Sagres.

Johnny estreou-se a solo com o disco “The Messenger” em 2013, com esta nova aptidão enquanto cantor, o público e a crítica ficaram rendidos a uma nova faceta. Um ano depois lança “Playland”, em 2016 publica a sua autobiografia “Set the Boy Free” onde retrata todo o seu passado e em 2018 divulga o seu mais recente e terceiro álbum Call The Comet”.

Sobre os seus projectos e esta viagem a solo o músico diz que “Everybody who knows about rock music knows who I am,” e ainda afirma, “They know what my values are. So they don’t need my songs to be any kind of exposition. They want good riffs, and good singing, and good guitar music.” Canções como “Walk into the Sea”, “Hi Hello” ou “A Different Gun” do seu último trabalho, exibem o seu lado mais emocional e pessoal.

Além de ex-membro dos históricos The Smith, ao lado de Morrissey, Johnny Marr participou em bandas como The Pretenders, The The, Electronic, Modest Mouse, e The Cribs. Desde então, somou trabalhos junto a nomes como Talking Heads e o compositor alemão Hans Zimmer.

Considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone, tornou-se uma referência no mundo da música e bandas como Oasis, Coldplay e Radiohead já expressaram a sua admiração por Johnny.

Samm Henshaw é também confirmação do NOS Alive’19. O cantor, compositor e produtor londrino, considerado um dos nomes mais talentosos e emergentes da música R&B e Soul, junta-se ao cartaz do Palco NOS Clubbing dia 11 de julho.

“The Sound Experiment” e “The Sound Experiment 2” são os dois projectos de estreia que deram a conhecer Samm ao mundo. 2018 tornou-se um ano em grande para o artista com os singles “How Does It Feel?”, “Broke” e “Doubt”.

Seguiram-se várias colaborações com artistas como Pharrell, Earthgang, Wretch 32, DJ Dahi (Drake, Kendrick Lamar), DJ Khalil (Eminem, D. Dre), Ricky Reed (Leon Bridges) e Pop & Oak (Ariana Grande, Miguel) e a participação em digressões de grandes nomes, entre eles Chance The Rapper, James Bay, , Rag’n’Bone Man e Maverick Sabre.

Com origens nigerianas, Samm cresceu num ambiente cristão e musical, onde o Gospel faz parte das suas raízes e está fortemente presente no seu ADN bem como nas suas músicas. Samm retorna em 2019 com o single “Church”.

Tom Walker, um dos nomes em ascensão da música pop e vencedor do Brit Awards 2018 de Melhor Revelação Britânica, estreia-se em Portugal com um concerto único no Palco NOS dia 13 de julho. O músico escocês apresenta o seu recente álbum “What a Time To Be Alive” no NOS Alive’19, juntando-se assim aos artistas já confirmados The Smashing Pumpkins, Bon Iver, The Chemical Brothers e Vetusta Morla no último dia do festival.

​O nome Tom Walker emergiu após o sucesso do hit “Leave A Light On”, que se tornou numa das maiores músicas de 2018. O êxito chegou mesmo a atingir o primeiro lugar no ranking do Itunes em 17 países, vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo e ainda alcançou disco de platina no Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Itália e Suíça. Com a apresentação ao vivo do single no no The Today Show da NBC, “Leave A Light On”, Walker integrou o Top 20 do Hot AC Airplay nos Estados Unidos, chegando a ser o convidado especial em concertos de nomes como George Ezra e The Script.

O trabalho de estreia “What A Time To Be Alive”, produzido por Jim Abbiss (Adele, Arctic Monkeys), Steve Mac (Ed Sheeran) e Mike Spencer (Years & Years), conta com uma coleção de 12 músicas originais escritas e compostas pelo próprio artista. Enquanto “Leave A Light On” estabeleceu Tom como um artista global, o álbum de estreia sem dúvida irá estabilizar a sua crescente reputação como artistas mais empolgantes da actualidade.

Os escoceses Primal Scream é também um dos maiores destaques do NOS Alive’19. A banda liderada por Bobby Gillespie, figura incontornável da música alternativa, sobe ao Palco NOS dia 12 de julho juntando-se assim aos já anunciados Vampire Weekend, Gossip e Izal no segundo dia do festival.

Com mais de 30 anos de carreira, Primal Scream trazem até ao Passeio Marítimo de Algés o novo álbum com data de lançamento previsto a 24 de maio, “Maximum Rock N Roll: The Singles”, trabalho que reúne os singles da banda desde 1986 até 2016 em dois volumes. A compilação começa com “Velocity Girl”, passando por temas dos dois primeiros álbuns como são exemplo “Ivy Ivy Ivy” e “Loaded”.

A banda que tinha apresentado em outubro de 2018 a mais recente compilação de singles originais do quarto álbum de 1994 com “Give Out But Don’t Give Up: The Original Memphis Recordings”, juntando-se ao lendário produtor Tom Dowd, a David Hood (baixo) e Roger Hawkins (bateria) no Ardent Studios em Memphis, está de volta às gravações e revelam algo nunca antes ouvido e uma banda que continua a surpreender.

Primal Scream foi uma parte fundamental da cena indie pop dos anos 80, depois do galardoado disco “Screamadelica” vencedor do Mercury Prize em 1991, considerado um dos maiores de todos os tempos, a banda seguiu por influências de garage rock e dance music até ao último trabalho discográfico “Chaosmosis” lançado em 2016.

Dia 12 de julho o NOS Alive vai ser testemunha do regresso especial dos norte-americanos Gossip aos palcos europeus. A banda irá realizar uma digressão única na Europa, que tem como mote a celebração dos 10 anos do álbum de culto e êxito mundial “Music For Men”. O grupo atua no segundo dia do festival no Palco NOS.

Esta tour irá reunir a banda em palco pela primeira vez, desde que entraram em hiato em 2012. A digressão de aniversário de “Music For Men” arranca em França, dia 04 de julho, e termina dia 21 do mesmo mês em Londres.

“We can’t believe it’s been 10 years since the release of Music For Men! We’re beyond excited to reunite with our Gossip family and fans. We’ve truly missed playing these songs and connecting with our amazing and inspiring crowds. It’ll be a sweaty, outrageous time for sure. Can’t wait to see y’all in Europe in July!”– revela a banda.

O quarto álbum da banda foi descrito pelo The Guardian como “a raised fist of a record” e considerado disco do ano pela Uncut. Nesse mesmo ano, a banda foi considerada pela NME “The greatest punk rock ‘n’ roll disco soul band on the planet”. O grupo atingiu o auge da sua carreira com este trabalho, que dá o mote de regresso aos palcos no próximo mês de julho. O álbum foi produzido por Rick Rubin, vencedor de vários Grammy, e gravado nos históricos estúdios Shangri La, em Malibu, tendo vendido mais de um milhão e meio de cópias.

O tão aguardado regresso da banda aos palcos, após se terem despedido dos fãs, vai garantir um concerto em Portugal, que promete ser envolto na energia única de Beth Ditto, que já provou ser das melhores “perfomers” ao vivo jamais vistas.

Artistas confirmados: Bob Moses (Club Set), Bon Iver, Cut Copy, Curadoria Bridgetown (Carla Prata, Dillaz, DJ Dadda, Nubai Soundsystem, Plutonio, Saint Jhn, Trace Nova e Lé Vie), Emicida, Gavin James, George FitzGerald, Gossip, H.E.R, HONNE, Hot Chip, IDLES, Izal, Johnny Marr, Jorja Smith, Linda Martini, Loyle Carner, Maribou State, MARINA, Ornatos Violeta, Pip Blom, Primal Scream, Robyn, Rolling Blackouts Coastal Fever, Ry X, Samm Henshaw, Sharon Van Etten, Stereossauro, Tash Sultana, The Chemical Brothers, The Cure, The Smashing Pumpkins, Tourist, The Gift, Thom Yorke, Tom Walker, Vampire Weekend, Vetusta Morla, Weezer e Xavier Rudd.

+info em nosalive.com