Festivais Outros Reportagens

Festival A Porta, de 14 a 23 de Junho em Leiria

A 5ª edição do Festival A Porta volta a Leiria com um programa de celebração. A cidade do Lis transforma-se num palco total para todas as disciplinas artísticas e gerações de públicos.  De 14 a 23 de Junho 2019, há mais 9 nomes a adicionar ao cartaz musical: Jonathan Bree, Ricardo Martins: Silvar, Meneo, Slift, The Physics House Band, Fun Fun Funeral, Phoenician Drive, Claiana e Ornitorrinco.

Além disso, anuncia-se agora o programa de serviço educativo, visitas guiadas, oficinas criativas e workshops familiares que compõe A PORTINHA. São 36 actividades, que de 14 a 23 de Junho, convidam miúdos e graúdos para fazer, aprender, ver e experimentar, com o objetivo de chegar e integrar novos públicos no raio de acção do Festival A Porta.

Na música, A Porta recebe a estreia nacional de Jonathan Bree, o cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor da Nova Zelândia, cujo videoclipe para a música “You’re So Cool” tornou-se uma sensação youtube. Vem aí uma banda barroca totalmente mascarada, num ambiente sonoro árido, sonhador e surreal. Ao vivo, Bree é cativante e de outro mundo, com uma forte componente visual, e traz 3 álbuns em carteira; já o baterista Ricardo Martins ( Lobster, Jibóia, Pop Dell’Arte) desenvolve em residência artística no festival, Silvar – uma peça única onde as composições rítmicas são desdobradas em baterias e idiofones tocados por músicos de Leiria, para um espetáculo exclusivo;  e Meneo, o guatemalteco Rigo Pex, uma verdadeira instituição da festa, performer, artista multiforme que se destacou por fazer música com gameboys, vídeo-jogos e computadores obsoletos e dimensionar a sua performance com uma dose de loucura e inesperado.

Mas há muito mais: a lo-fi pop dos franceses Fun Fun Funeral; o Afrikrautrock dos belgas Phoenician Drive; os Slift, um power trio de Toulouse com gosto pelo psicadelismo dos 70’s, free jazz, kraut e space rock; o post- rock prog dos britânicos The Physics House Band; a festa do cabo verdiano Claiana, ou ainda, o jazz de fusão com o funk e o hip-hop dos lisboetas Ornitorrinco.

A PORTINHA inclui um ambicioso programa que ocupa os dois fins-de-semana centrais do festival, espalhando-se por toda a cidade com actividades para todos. Acontece a 16 & 17 Junho no Jardim da Vala Real,  a 22 junho na Rua Direita, e a 23 junho no Parque do Avião. Música e yoga para crianças, fotografia de espectáculo, dança para séniores, observações ao sol, jogos e histórias, construções em cartão, criação de brinquedos em madeira, arte urbana, mini-repórteres ( em parceria com a Til Magazine), pintura em cerâmica, modelismo são muitas as propostas para um programa com lotação limitada, e inscrições obrigatórias a partir de 1 junho.

Várias instituições e coletivos propõem atividades, com destaque para o Coletivo Til que propõe a construção de um dome, para ensinar às crianças uma técnica simples e acessível a todos de criar um espaço arquitectónico; as Oficinas do Convento de Montemor-o-Novo propõem uma oficina de criação de Pequenos Robots a partir de motores de baixa voltagem, e uma oficina de fabricação digital e desenho vetorial; Tenório, ou Diogo Monteiro apresenta a PASTAX 3200 XP 2.0., uma máquina de desenhar que usa técnicas de stencil, colagem ou pintura; o premiado Atelier SER apresenta a sua Bicicleta MANIFESTA – um inovador workshop de serigrafia participativa.

Anteriormente, o festival já tinha anunciado Manel Cruz, Mdou Moctar, First Breath After Coma, Bruno Pernadas, JP Simões, The Mauskovic Dance Band, K-X-P, Fado Bicha, Julinho da Concertina, Captain Casablanca, La Jungle, Venga Venga powered by Timberland, April Marmara, Bruxas/Cobras e Ayamonte Cidade Rodrigo. A Porta anunciará ainda mais nomes, artistas e outros detalhes sobre a programação final nas próximas semanas.

+info em facebook.com/festivalaporta/