Notícias

Talkfest e Iberian Festival Awards 2019, números e conclusões

Terminou, na pretérita semana, a 8.ª edição do Talkfest, com dois dias de actividades que decorreram entre a cidade de Vigo (com a gala dos Iberian Festival Awards) e a cidade de Lisboa (com as actividades profissionais: conferências, pitchs, workshops, apresentações científicas, exposições, documentários, vox expert networking lounge).

Os Iberian Festival Awards, com segunda presença em Espanha depois de Barcelona, tiveram uma acção cheia de boa disposição dividida entre a gala no auditório e a zona de networking com open & piano bar e zona de activações.

Uma noite para recordar, em que se assistiu a uma sala pronta para aproveitar as actuações ao vivo (Joana Espadinha, Filipe Sambado, Bezegol, Kings of The Beach, Vudú e Disco las Palmeras!) enquanto eram indicados os vencedores nacionais e ibéricos de um total de 23 categorias.

A noite foi de festa, a gala apenas um pretexto para encontros, reencontros, abraços e reforços de parcerias com o intuito de aumentar a competitividade desta área. Bons Sons, Fmm Sines, EdpCoolJazz, Rototom Sunspash, O Son do Camiño e Bilbao BBK Live receberam mais que um galardão.

Luís Ferreira (director artístico do Bons Sons) recebeu o prémio “Excellence Award” pelo trabalho evolutivo do seu projecto a cada edição e pela capacidade de trabalho e valorização da cultura a uma comunidade local e a uma sociedade.

O Talkfest foi, uma vez mais, a mostra de discussão dos temas da actualidade que interferem na esfera dos festivais, assim como apresentação de projectos que servem para a optimização de processos nesta área. Promotores, presidentes, autarcas, artistas, jornalistas e prestadores de serviços juntos dentro e fora dos vários auditórios/salas em prol da aquisição de ferramentas e potenciação da sua rede de contactos numa edição que foi aberta pela Ministra da Cultura e que teve conferências esgotadas.

Várias foram as notícias dadas em primeira mão em festivais, destacando-se ainda: a apresentação do estudo de caso do “Amsterdam Dance Event” pela sua directora;  a entrevista ao director de comunicação do “Rototom Sunsplash” e apresentação da edição de 2018 do “O perfil do festivaleiro” (estudo da APORFEST) que indicou um aumento do nº de festivais consumidos.

Existiram 5 salas com programação simultânea e um estúdios de rádio e Vox Pop para entrevistas a todos os presentes numa edição que ficou marcada pela evolução do conceito do Talkfest, com uma zona de activação de marcas repleta e pela sua aceitação dos vários stakeholders da área como forma de obtenção de conhecimento.

A edição de 2020, do Talkfest, está já confirmada para a 2.ª e 3.ª semana de Março e marcará a descentralização dos Iberian Festival Awards e a presença de mais oradores internacionais no Talkfest que terá condições para uma maior lotação.

Deixamos um agradecimento especial aos associados APORFEST (são eles o principal suporte do evento), aos oradores e moderadores nas várias secções de programação, aos elementos de júri, aos sponsors e parceiros (em especial Direcção-Geral das Artes, Fundação GDA e Embaixada de Espanha em Portugal), staff (próprio e de parceiros como Last Step, Escola Técnica Profissional da moita, Glownet, Goldcar, ArtCor Light, Instituto Camões, Unlimited Events, Janitasound, i4DJ, Sagres, Fonte Viva, La Redoute e Playplan) e claro, ao público que participou no evento e que esperamos que possam ter adquido competências e informação para o trabalho deste ano. MUITO OBRIGADO por terem ajudado a realizar a melhor edição de sempre!

Números

  • 1050 espectadores:  Iberian Festival Awards [dia 1 – 500pax); Talkfest [dia 2 – 550pax]
  • 599 inserções mass media + online (Portugal e Espanha > mês do evento)
  • 426 entidades presentes (Portugal, Espanha, Brasil, Itália, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido)
  • 9% estrangeiros Talkfest + 59% estrangeiros Iberian Festival Awards
  • 315 Roomnights externas – 247 Iberian Festival Awards + 68 Talkfest (presença de júri, staff, speakers, bandas, elementos de festivais e empresas presentes)
  • 85 oradores (5 deles internacionais)
  • 48 sponsors media partners

Opiniões

“Esta iniciativa é algo que é infelizmente raro. Ligar em rede várias organizações que poderiam potencialmente querer estar cada um por si” (Graça Fonseca, Ministra da Cultura, abertura do evento)

Obrigado à APORFEST por criar uma necessária plataforma de discussão de boas práticas, partilha de pensamentos e uma amostra dos melhores.” (Inês Correia, Linkedin, Mkt & PR Executive)

Na celebração dos Iberian Festival Awards a semana passada em Vigo e hoje tocou-nos viajar ao país vizinho para assistir pelo 2.º ano consecutivo ao Talkfest. Parabéns à Aporfest pelos dois eventos.” (Jordi Lauren, Instagram, promotor)

Em Vigo para os Iberian Festival Awards. Grande orgulho! Parabéns pela excelente iniciativa e organização e não esquecendo todos os participantes que tanto fazem pela música em Portugal e Espanha.” (Cristina Moreira, Instagram, Vereadora CM Lousada)

+ info Talkfest

Fotografia (capa) –  Talkfest