Notícias

Lusitanian Ghosts editam “Gatefold Vinyl” com lançamento em espetáculo único

“Onde o passado se cruza com o futuro: uma missão para preservar e promover a cultura musical portuguesa, adaptando as anciãs violas regionais populares ao rock n roll internacional.”

Um país milenar com raízes etno-musicais que ultrapassam os séculos e instrumentos cordofones quase esquecidos pelo mundo, com nomes tão apaixonantes quanto as suas variadas afinações: a Amarantina, Beiroa, Toeira, Braguesa, Terceira ou Campaniça.

Neil Leyton, cantautor de rock n roll Luso-Canadiano, juntamente com o seu amigo Sueco, Micke Ghost, funda o projeto Lusitanian Ghosts: um coletivo de artistas dedicado à experimentação e integração destes cordofones na gravação de um álbum verdadeiramente inédito, casando o rock n roll internacional com os cordofones Lusófonos, reunindo num só disco as suas sonoridades díspares. Gravado nos estúdios Canoa, com produção de Ricardo Ferreira (Blim Records) será editado em LP “Gatefold Vinyl” pela Lusitanian dia 18 de abril com um espetáculo de lançamento único, em Benfica, no Auditório Carlos Paredes.

Neste disco homónimo, os Lusitanian Ghosts são Neil Leyton, na voz, baixo, acústica, Beiroa; Micke Ghost, nas guitarras eléctricas e Amarantina; João Sousa na bateria e percussões; Vasco Ribeiro Casais aka OMIRI na Braguesa, Nyckelharpa; João Morais aka O Gajo na Campaniça; e Abel Beja (Primitive Reason) na Terceirense. A este concerto especial junta-se João Pascoal, aka Little Ghost, na Toeira, bem como outros convidados ainda por anunciar. Com o apoio à edição da DGartes, o disco em vinil tem como capa uma pintura a óleo da autoria de Alexandre Alonso, que foi apresentada em dezembro no Palácio Baldaya.

Melómanos, fãs de cantautores, singer-songwriters e rock n roll à la Rolling Stones (sobretudo na fase dos 1960’s com Brian Jones), David Bowie, The Waterboys ou os sons mais alternativos de exploradores sónicos como Sonic Youth, Nick Cave & the Bad Seeds e outros irão conhecer uma “velha-nova” faceta da música portuguesa atual, num projeto apaixonante. E assombrado, claro.

+info em facebook.com/lusitanianghosts/ | facebook.com/events/662210624198703/