Reviews

“Vice Blooms”, disco de estreia dos Cosmic Mass – Um caldeirão em ebulição de rock psicadélico feito em Portugal

Vou precisamente agora, começar a ouvir Vice Blooms, o primeiro longa duração dos Cosmic Mass, banda da qual até este momento, tinha eu um desconhecimento total. Pode parecer refrescante ouvir um disco sobre o qual nada sei, e com quem muito menos me cruzei num qualquer contacto nos social media. E Isto é ao mesmo tempo também, desafiante uma vez que o número de bandas portuguesas é cada vez mais, maior e mais florescente. E desta vez decidi manter-me na ignorância e não li o habitual press e nem sequer procurei nos “sítios” do costume qualquer informação que fosse à distancia de uns toques deste meu teclado.

Ao ouvir “Mantra I”, a faixa inicial, começo por ter a noção de um certo psicadelismo moderno com guitarras a rasgar, o tema não muito longo, termina com um feedback de guitarra, precisamente o mais memorável enquanto se ouve distraidamente a primeira faixa do disco, e aqui foi a articulação da voz com um sotaque inglês perfeitamente aceitável, factor que sempre ajuda muito mais num primeiro contacto com a primeiríssima audição.

Ouvindo depois “Early a Saint”, a minha atenção mantém-se na voz mas alarga-se rapidamente para a restante instrumentação: o riff repetido do baixo, a forte batida de bateria, ok, isto promete, o som é rough, talvez até por algumas dificuldades de captação (porque só Deus sabe o que é difícil gravar discos em Portugal, Deus e todos os músicos) mas vê-se que houve bastante cuidado na mistura equilibrada dos sons nesta faixa, que para mim é já um single e que por alguma estranha razão estou a gostar bastante desta faixa, e já a ouvi… quatro vezes enquanto escrevo estas linhas, ou então é o efeito dos cafés a mais que bebi ao longo do dia, substância sempre óptima para acompanhar rock psicadélico… , até me fazem lembrar os Temples, mas sem lhes ficar a dever nada na construção do tema, a voz é bem diferente a nível do timbre, um pouco mais rude e rasgada. Então, adiante, senão, não oiço o resto do disco, e fico preso aqui, nesta faixa.

“Desert” deve resultar muito bem ao vivo com os riffs angulares e repetidos e nota-se sempre uma pujança bem cantarolável dos riffs com a bateria, e depois a fórmula baixo e voz a meio a parar tudo em modo solo com subsequente novo crescendo, na parte final é possível imaginar uma imagem do filme Wayne´s World que me perdoem as gerações 2000 que estejam a ler que não saibam quem são as personagens, aquela coisa do headbanging na parte de trás do carro, just google it e vão perceber.

Adiante, a seguir oiço a “Starting to Lose my Head”, sinceramente vai buscar demasiado do que já se passa nas faixas anteriores, e fica quanto a mim uns furos abaixo. “Vice Blooms” começa bem, com uma guitarra à Black Sabbath, e as vocalizações também vão nesse sentido. Ozzy está de volta, mas isto está muito bem feito ou então a proximidade do fim-de-semana tem um efeito psicadélico em mim, boa onda rock, com pedalada. Outra faixa surpreendente e eu teria todas as razões para não gostar do tema, é que já não tenho paciência para os Black Sabbath, mas isto soa-me refrescante. Depois da “Early a Saint” esta é a minha nova faixa favorita no disco. Mas que gente é esta? Ou os imagino a ouvir discos dos Temples, ou a tocarem numa garagem bafienta perdida não sei onde com discos dos Black Sabbath colados na parede, estou a começar a gostar bastante deste disco, ou então, não sei. É um bom sinal nada fazer sentido. 

“I´ve Become The Sun”, com um título destes deve ser uma canção a explorar o lado mais psicadélico, exacto, não estou a dizer que andam perdidos por colinas verdes a ingerirem cogumelos mas a maneira como tocam nesta faixa, mostram uma perfeita sincronia musical no que querem transmitir. Estou a levar este disco bastante a sério pela consistência que está a demonstrar. Até estou com receio de me desiludir não vá aparecer por aqui algo de que não goste de forma nenhuma. 

“Finaly Lost my Head” segue por mais, da mesma fórmula. Penso que a banda tem potencial e não deve perder a cabeça, e para me redimir do trocadilho vou dizer que apesar de não gostar tanto quanto as outras faixas, todas excelentes, menos a outra que apesar de boa não era tão boa… . Isto continua a ter substância.

Ok, “Mantra II”, viagem ainda mais profunda ao psicadelismo mas afinal o que é o Psicadelismo? psicadelismo é isto, comprem e oiçam esta faixa, são coros meio em falsete, de rapazes que ainda há pouco pareciam o Ozzy Osbourne a cantar. E é uma coisa boa o Psicadelismo. A nível de trabalho de guitarra então, esta faixa é -, impressionante. Se estes rapazes tocarem tão bem ao vivo como em estúdio serão de certeza uma banda convincente em palco. Para acabar o meu preâmbulo por este disco resta “Burn Out” que acentua esta competência já demonstrada. Afinal então, estes músicos são: Miguel Menano (voz, guitarra e teclas), António Ventura (guitarra), André Guimarães (baixo), Pedro Teixeira (bateria) sendo que este três últimos apoiam ainda com backing vocals. Não sei de onde esta gente vem, ou para onde vai, mas que fizeram um disco forte, com garra e com personalidade, fizeram. Gravado no Adega Studios, e pelo nome do estúdio… pressinto que não passaram sede. E agora a sério, está escrito na arte gráfica do disco que: “O único propósito deste álbum é entreter”-, arrisco a dizer que conseguiram mais do que isso. Gostei bastante pela atitude, pelo som e pela maneira como foram produzidas estas canções – revela muito trabalho. Não é um disco fácil para qualquer ouvido mas está alguns furos acima do muito que aparece por aí, de cópias sem sal, de fórmulas que por alguma razão já venderam, prefiro isto mil vezes, um disco de rock honesto e com personalidade, do que a vigésima cópia clonada dos Linda Martini ou Capitão Fausto. Oiçam Vice Blooms dos Cosmic Mass, vale a pena.

Podem ouvir o disco a partir de dia 1 de Março no bandcamp da banda em https://cosmicmass.bandcamp.com

Fotografia (capa) – Marcelo Baptista