2019 Festivais Notícias Reportagens VOA Heavy Rock

Slayer, Lamb Of God, Trivium e While She Sleeps encabeçam últimas confirmações no VOA’19

A digressão mundial de despedida dos icónicos SLAYER, que arrancou a 10 de Maio de 2018, tem registado lotações sucessivamente esgotadas nos Estados Unidos e na Europa, e chega finalmente a Portugal, no dia 5 de Julho de 2019, para um espectáculo no VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL. A banda californiana, actualmente formada por Tom Araya no baixo e na voz, Kerry King e Gary Holt nas guitarras e Paul Bostaph na bateria, escolheu a décima edição do VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL para se despedir dos fãs nacionais. No mesmo dia actuam também os LAMB OF GOD, que regressam 10 anos após a estreia ao vivo em Portugal.

No dia 22 de Janeiro deste ano, os fãs dos SLAYER foram surpreendidos com a notícia de que uma das maiores e mais importantes bandas de sempre do metal pretendia dar por encerrado o seu brilhante percurso. Tanto para o público, como para milhares de outros músicos, os SLAYER são (e serão sempre) um dos nomes mais emblemáticos do movimento thrash. Com lugar já garantido no panteão dos Big Four do estilo, os SLAYER decidiram embarcar numa tour de despedida quando ainda estão no topo da sua forma. É por isso natural que ninguém queira perder esta oportunidade de se despedir de um dos grupos mais venerados do metal e celebrar, pela última vez ao vivo, o enorme poderio de clássicos como «War Ensemble», «Raining Blood» ou «Angel Of Death».

Os LAMB OF GOD, banda liderada pelo icónico Randy Blythe, regressam por fim ao nosso país. Formado em Richmond, o quinteto lançou o álbum de estreia «New American Gospel» em 2000, afirmando-se como um dos nomes a ter em conta na revolução sónica que o underground norte-americano estava a sofrer na altura. Ao longo das últimas duas décadas os LAMB OF GOD estabeleceram-se como uma das mais bem sucedidas propostas da sua geração, contando hoje com sete álbuns de estúdio e mais de dois milhões de discos vendidos só nos Estados Unidos.

Os TRIVIUM tiveram as honras de encerramento da edição de 2017 do VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL, perante uma plateia rendida, e regressam em 2019. O coletivo norte-americano formado em 2003 e liderado por Matt Heafy, vocalista e prodígio da guitarra, tem trilhado o caminho aberto por ícones como Metallica ou Iron Maiden, encontrando-se entre as propostas mais seguras do metal contemporâneo influenciado pela velha-guarda. A prová-lo está o sucesso atingido pelos oito álbuns de estúdio, contabilizando mais de um milhão de discos vendidos, e mais de vinte singles editados. O último LP, «The Sin And The Sentence» (2017), marcou a estreia da banda com o baterista Alex Bent e um regresso de Matt Heafy às vozes gritadas, totalmente ausentes no predecessor «Silence In The Snow».

De volta a Portugal, mas pela primeira vez no VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL, estão os WHILE SHE SLEEPS. Após espetáculos bem sucedidos, em Janeiro de 2018, no Porto, Lisboa e Loulé, a banda de Sheffield promete elevar a temperatura no Estádio do Restelo com o seu metalcore musculado e pejado de refrões para cantar em uníssono. Misturando a força do hardcore com o peso do metal, mas evitando os clichés do deathcore genérico, o quinteto constituído por Lawrence Taylor na voz, Sean Long Mat Welsh nas guitarras, Aaran McKenzie no baixo e Adam Savage na bateria, integra o catálogo da SharpTone e editou desde 2010 um EP e três álbuns, tendo recolhido um galardão para Melhor Novo Talento Britânico nos Kerrang! Awards de 2012.

WAKO e RASGO são os primeiros representantes anunciados do movimento de peso nacional no VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL. Formados em 2001, WAKO ensaiaram logo no início a internacionalização no Reino Unido e do outro lado do Atlântico. Desde então não pararam de lutar para se estabelecerem como uma das mais respeitadas bandas portuguesas de metal moderno, com dois álbuns editados, tornaram-se uma máquina acutilante ao vivo. Os RASGO, por sua vez, editaram o primeiro disco «Ecos da Selva Urbana» em 2017, afirmando-se como um portento de thrash sem rodeios, vocalizado em português. No mesmo ano, estrearam-se ao vivo como banda de suporte no concerto dos SLAYER em Lisboa, atuando para um Coliseu dos Recreios que se rendeu ao talento do grupo criado por músicos com créditos já firmados em bandas como Tara Perdida Trinta & Um.

Após um ano de interregno para reestruturação, 2019 será o ano da expansão do VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL. Quando comemora dez anos de existência, o evento muda-se para o Estádio do Restelo, em Lisboa, nos dias 4 e 5 de Julho de 2019, para dois dias que prometem celebrar o verdadeiro espírito dos grandes concertos de rock e metal que têm marcado a história da música ao vivo em Portugal nas últimas décadas. Uma das catedrais dos grandes concertos é precisamente o Estádio do Restelo, a eterna casa d’Os Belenenses, que celebram, também em 2019, o seu primeiro centenário e acolhem o festival, no mesmo ano em que serão palco de outro grande evento, o concerto dos Metallica, a 1 de Maio.

+info em facebook.com/VOAHeavyRockFestival

Fotografia (capa) – Daniel Jesus