Notícias

Portugal Alive, a melhor música portuguesa tem lugar de destaque em Espanha

Artistas portugueses vão apresentar concertos em Madrid e Barcelona num programa anual apoiado pelo Cultura Portugal em Espanha. Capicua, Best Youth, Bruno Pernadas e Surma são as escolhas para a edição deste ano do Portugal Alive, festival que leva a arte sonora portuguesa ao público espanhol.

Pelo quinto ano consecutivo, a melhor música portuguesa da atualidade parte à conquista do país vizinho. Durante dois dias, a 21 e 22 de setembro, o festival Portugal Alive leva até às cidades de Madrid e Barcelona, respetivamente, as músicas de Capicua, Best Youth, Bruno Pernadas e Surma. O festival tem por objetivo a promoção da cultura portuguesa contemporânea junto do público espanhol e ainda a aproximação à comunidade portuguesa residente em Espanha. A entrada é gratuita para todos os concertos.

Portugal Alive: uma história de sucesso
Após quatro edições de sucesso, o festival Portugal Alive conta já com trabalho reconhecido na dinamização da música portuguesa, levando concertos de alguns dos nomes mais respeitados da atualidade da música portuguesa a terras de Espanha. Em 2014, ano de estreia do festival, Dead Combo e B Fachada abriram as hostes para a conquista sonora portuguesa. Seguiram-se Noiserv, Capicua e Linda Martini em 2015, peixe:avião, Da Chick e X-Wife em 2016 e, no último ano, Gala Drop, Sensible Soccers e Pega Monstro. O festival tem-se apresentando sempre em duas cidades espanholas, Madrid e Barcelona, proporcionando uma dupla oportunidade a artistas portugueses para se darem a conhecer ao público português e espanhol. O festival Portugal Alive é uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Espanha, que agora faz parte do Cultura Portugal em Espanha.

Lisboa é cidade convidada no Barcelona Áccio Musical (BAM)
Capicua, Bruno Pernadas e Surma são os artistas portugueses que o Portugal Alive levará à edição de 2018  do Barcelona Áccio Musical (BAM). Com mais de duas décadas de existência, o festival catalão de referência internacional na descoberta de novos talentos na área da música eletrónica, pop, rock e pop, conta este ano com a capital portuguesa como cidade convidada. A 22 de setembro, na Plaça Joan Coromines, ouvir-se-ão alguns dos artistas mais relevantes da música portuguesa dos últimos anos. Pongo, Real Combo Lisbonense e Throes + The Shine integram também a armada lusa, estes três nomes a convite do festival BAM.

Música portuguesa cada vez mais internacional
A internacionalização da nova música portuguesa, composta por diversos géneros e estéticas que não unicamente o Fado, tem sido cada vez mais falada dentro e fora de portas, com artistas portugueses a serem foco de atenção da imprensa e de promotores internacionais. EM 2017, Portugal foi o país de destaque no festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, na Holanda, onde duas dezenas de artistas e grupos portugueses integraram uma plataforma de divulgação da música europeia, com concertos, conferências e encontros entre agentes da indústria musical de todo o mundo. Também o WOMEX, a maior plataforma mundial na divulgação das músicas do Mundo, tem prestado atenções a Portugal, tendo apresentado concertos de Gisela João e Throes + The Shine, entre outros artistas portugueses. A edição deste ano confirmou o Já no norte-americano South By Southwest (SXSW), também uma das maiores feiras de música do mundo contou já com diversos nomes portugueses. EM 2018, Surma, Da Chick e Holly ocuparam um lugar de destaque no festival que decorre no estado do Texas.

PROGRAMA PORTUGAL ALIVE 2018
Madrid, Palácio de La Prensa – 21 de setembro
com Best Youth, Bruno Pernadas e Surma
Barcelona, Plaça Jon Coromines – 22 de setembro
com Capicua, Bruno Pernadas e Surma

CAPICUA
Capicua nasce no Porto, onde aos 15 descobre o Hip Hop. Socióloga, doutorada em Geografia, é sobretudo uma Rapper militante. Com duas mixtapes, dois álbuns editados (Capicua, 2012; Sereia Louca, 2014) e um disco de remisturas (Medusa, 2015), tem somado uma vasta lista de concertos pelo país e conquistado um público diverso e o reconhecimento da crítica. Conhecida pela sua escrita emotiva e politicamente engajada, pela espontaneidade e por uma clara atitude feminista, conta já com uma longa lista de colaborações, conferências, projetos sociais e workshops, sempre em torno da palavra e da música. De assinalar é também o seu curto, mas marcante, percurso como letrista.

BRUNO PERNADAS
Bruno Pernadas nasceu em Lisboa e licenciou-se em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) na variante de Jazz. “Those Who Throw Objects at The Crocodiles Will Be Asked To Retrieve Them” é o seu trabalho mais recente e caracteriza-se pela longa duração dos seus temas com instrumentação e sonoridade intemporal, tendo como base um processo criativo que pretendeu respeitar a composição em tempo real. O novo projeto do compositor/multi-instrumentista Bruno Pernadas parte de uma busca pessoal pela relação entre a mitologia egípcia no que diz respeito à adoração do crocodilo do Nilo e o comportamento humano contemporâneo ocidental. É também uma continuação do seu anterior projeto “How can we be joyful in a world full of knowledge” editado em 2014 pela Pataca discos. A sonoridade representa uma combinação de vários estilos tais como West Coast Jazz dos anos 70, Lounge oriental, krautrock, freak folk, pop music, sampling e processamento de eletrónica Low Fi, exótica e soul music.

SURMA

One Woman Band cujo disco de estreia, “Antwerpen”, lançado a 13 de Outubro de 2017, já recebeu páginas de destaque em meios como o Público, Expresso ou Blitz e apresentações em Portugal, Espanha e França. Débora Umbelino é original de Leiria mas o que nos traz vem de locais bem mais exóticos. SURMA, é o seu projeto one-woman-band, onde domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o pós-rock, da eletrónica para o noise e nos levam para paragens mais ou menos incertas, com paisagens desconhecidas e muito prazer na viagem.

Ao longo dos último ano Surma foi atuando de norte a sul do país, passando por festivais como o Super Bock Super Rock, Milhões de Festa ou Lisb-On e levou o seu concerto a países como Espanha, França, Suécia, Reino Unido e Alemanha.


BEST YOUTH
Best Youth são Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, um duo do Porto onde o indie rock e o dream pop se cruzam num encontro perfeito. Deram-se a conhecer com o Ep Winterlies e marcaram desde logo presença nos principais festivais de verão, merecendo o destaque da imprensa nacional e internacional.
Em 2015 lançaram o primeiro longa duração, “Highway Moon”, que lhes valeu uma vez a presença nos grandes palcos de norte a sul do país, com algumas datas e destaques além fronteiras. A reedição do disco em 2017 trouxe dois novos temas, Renaissance e Sunbird, que confirmaram a simbiose perfeita do duo, conquistando mais uma vez o airplay nacional.

Em 2018, os Best Youth apresentam finalmente o tão aguardado novo trabalho, “Cherry Domino”, um disco que explora os conflitos e inquietações internas que, num mundo de partilha e interligação, cada vez mais são escondidas e dissimuladas.

EDIÇÕES PORTUGAL ALIVE
2017:
Gala Drop, Sensible Soccers, Pega Monstro
2016:
peixe:avião, Da Chick, X-Wife
2015: Noiserv, Capicua, Linda Martini
2014: Dead Combo e B Fachada