Notícias

Mike Donovan e Helena Espvall, Spires That in the Sunset Rise no Damas

Já com o Verão aparentemente instalado o Damas em Lisboa apresenta duas noites que, mais do que a partilha de afinidades musicais, são igualmente reveladores de alguma da música mais idiossincrática e essencial a acontecer nas franjas da música independente norte-americana.

No dia 5 de Julho terão a actuação de Mike Donovan. Figura fulcral no indie americano há quase três décadas, causou alvoroço com os seus Sic Alps e formou com Ty Segall os The Peacers, para além de um trajecto gigante em inúmeros projectos. Tem novo álbum na Drag City do qual esta “Spiral Tee Shirt” é o primeiro single. Na primeira parte actua Helena Espvall.

Afortunados desde meados deste século pela sua residência em Lisboa, uma vez que podemos contar mais vezes com a sua presença por estes lados, Helena Espvall traz novamente ao Damas todo o lirismo e encanto que fazem da sua música algo tão desafiante quanto acolhedor. Com um rol de colaborações gigante ao lado de gente como Masaki Batoh (Ghost), David Maranha ou Marcia Basset (Charalambides) e aparições solitárias iluminadas, Helena Espvall invoca para as suas cordas – normalmente do violoncelo mas também da guitarra – os fantasmas da folk, do drone, do psicadelismo e demais música de devoção.

No dia 7 de Julho contam com a presença do duo Spires That in the Sunset Rise formado por Ka Baird e Taralie Peterson que cria uma música bem peculiar assente em flauta, saxofone, vozes e efeitos e tem recebido elogios de gente como Jack Rose e publicações como a Pitchfork ou a Wire. Após o concerto teremos um dj set de DJ Snake Radikal.

Os eventos têm início marcado para as 23 horas e a entrada é livre.

+info  Damas
Fotografia (capa) – Tony Vasquez