Notícias

Super Bock Under Fest em Vigo com novas confirmações

Simian Mobile Disco, em formato DJ set, The King Khan & BBQ Show, Capsula e Fuckaine,Myles Sanko, The Soft Moon, Rex The Dog, Basanta, Presumido e Mounqup confirmados no Super Bock Under Fest. Juntam-se a Benjamin Clementine, com concerto marcado para dia 24 de Março, às 21h, no Hall Mar de Vigo.

Indie, pop, rock, soul e eletrónica encontram-se em Vigo dias 23 e 24 de Março. Super Bock Under Fest leva mais de duas dezenas de bandas a dez espaços diferentes da cidade galega, promovendo diferentes locais e estilos musicais numa experiência única para todos os fãs de música.

Entre nomes consagrados e novas revelações da música actual, sem esquecer o panorama musical galego e português, o Super Bock Under Fest surge como um festival ecléctico e diferenciador e apresenta agora novas confirmações.

Nome forte da electrónica, os Simian Mobile Disco são considerados por muitos os criadores do novo género new rave. Aclamada pela crítica, a dupla formada por James Ford e James Shaw em 2005, depois de deixarem o projecto Simian criado no final dos anos 90, usou apenas equipamento analógico na gravação de “Attack Decay Sustain Release”, o primeiro dos cinco álbuns da banda, editado em 2007. 10 anos depois, os Simian Mobile Disco celebraram o lançamento desse primeiro trabalho dando ao mundo uma antologia especial com faixas de diferentes eras do seu percurso.

Mark Sultan (BBQ) e Blacksnake (King Khan) criaram um legado de garage rock com o único propósito de manter vivo o que consideram ser o verdadeiro rock and roll. Depois de três álbuns editados enquanto The King Khan & BBQ Show anunciaram a ruptura numa actuação no festival Vivid Live, na Austrália. Mas a química falou mais alto e a dupla regressou pouco depois com a sua energia tão crua e característica. Em 2015, lançaram o álbum “Bad News Boys” e prometeram estar em melhor forma que nunca.

Capsula são rock and roll. Almas gémeas no que toca ao amor pelo género, os elementos da banda criam enormes ondas de riffs glamorosos e decadentes dos anos 70 que se misturam com sonoridades psicadélicas sul americanas (de onde aliás são originários) e nos transportam pelo seu universo de sons livres e selvagens. Uma energia em palco que será difícil de ignorar.

Nova promessa no panorama espanhol, os Fuckaine chegam para fazer barulho e deixar toda a gente de sorriso na cara. Pode ser estranho ao início, mas a sonoridade é viciante e capaz de intrigar até os mais cépticos. Uma proposta hedonista, dançável e enérgica.

Myles Sanko é uma raridade e mostrou-o desde o início, com o lançamento do EP de estreia, em 2013. Desde então, a carreira do músico continua em ascensão, algo que só é possível com raro e genuíno talento. “Just Being Me”, o terceiro álbum, explora o mundo da esperança e da perda numa sonoridade soul capaz de cativar todos os que se cruzam neste seu caminho de sucesso.

Criminal”, o sombrio e agressivo mais recente álbum de The Soft Moon, é uma viagem intensa pelas consequências de uma infância abusiva. O cenário obsessivo não é novidade para os conhecedores do projecto de Luis Vasquez que, desde o primeiro single constrói uma sonoridade negra e hipnótica que tem tanto de desconfortante como de fascinante.

Foram vários os alter ego adoptados por Jake Williams nos anos 90 responsáveis por diversos hits de sucesso, mas com a viragem do milénio, o produtor preferiu explorar uma sonoridade menos comercial. Rex The Dog ganhou muita atenção nos círculos electrónicos sendo responsável por alguns dos mais infecciosos e exuberantes singles de música electrónica e house inspirados nos anos 80.

Num solstício de verão, os agora membros de Basanta brindaram com vinho e cantaram canções ao pôr do sol. A experiência foi uma revelação tão grande que decidiram criar uma banda que desse voz à natureza. Uma sonoridade equilibrada entre a luz e a escuridão que nos transporta para um imaginário melódico e tentador do qual é difícil sair depois de entrar.

Projecto de synth pop formado por Tarci Ávila e Nacho Dafonte, Presumido pegaram no estilo dos clássicos do género e envolveram-nos em referências mais contemporâneas e irreverentes, num estilo próprio que é uma ponte entre a música electrónica do passado e a actual, à qual juntam um elaborado espectáculo de luz e projecções que faz de cada concerto uma experiência audiovisual única.

Mounqup é o alter ego de Camile Hédouin que podemos encontrar num universo de misturas de estilo e de uma diversidade tão grande e tão bem arquitectada que a fez ser rapidamente apelidada de “Björk galega”. Uma verdadeira artesã do som com composições que resultam numa paisagem sonora muito própria e capaz de conjugar múltiplos elementos numa verdadeira experiência sensorial.

A programação da primeira edição do Super Bock Under Fest estende-se por várias salas da cidade de Vigo do lendário La Iguana Club a outros conhecidos pontos de encontro para a cidade como a La Fabrica de ChocolateMasterclubRadarMondo Club ou até mesmo o espaço do Hall do Auditório Mar de Vigo e a Plaza de Portugal.

+info – Super Bock Under Fest

Fotografia (capa) – Super Bock Under Fest