20180125 - Mr. Gallini - Lançamento Lovely Demos @ Cervejaria MUSA
Concertos

Mr. Gallini, O Primeiro Capítulo

Todos o conhecemos enquanto baterista dos Stone Dead num registo mais a rasgar. Mas há cerca de um ano, Bruno Monteiro assumiu o seu projecto a solo e apresentou-nos um “Bad Mood” num registo um pouco mais introspectivo do que aquele a que nos tem habituado.

Foi neste início de 2018 que Mr. Gallini tornou público o primeiro volume daquela que virá a ser uma trilogia com mundos sonoros distintos: Lovely Demos. Depois de dois concertos de apresentação em Leiria e Alcobaça, Mr. Gallini também marcou presença na Fábrica Musa em Marvila no passado dia 25 de Janeiro. Concerto esse que acabou por estar inserido na festa do sétimo aniversário da Vodafone FM com a presença dos locutores/animadores de Rádio Pedro Moreira Dias e Joaquim Quadros.

20180125 - Mr. Gallini - Lançamento Lovely Demos @ Cervejaria MUSA

Entre uma Mick Lagger ou outra Red Zeppelin – cervejas artesanais do sítio – o bar começou a ficar composto. Pouco faltava para as 22h quando Mr. Gallini deu início ao concerto com “In My Mind”. Fez-se acompanhar por Churky – músico convidado que tocou algumas canções na guitarra eléctrica.

Ao lado de Mr. Gallini, uma pequena mesa de apoio dita a variedade de instrumentos que este irá usar ao longo do concerto. Além da sua guitarra acústica, ainda um mini amplificador, um pequeno sintetizador Korg e a harmónica do “Stone John”. Os ovinhos no pé esquerdo e a pandeireta ao cuidado do pé direito. Tudo em Mr. Gallini é um desafio ao detalhe e à capacidade de atenção. As suas meias apresentam cores diferentes nuns ténis que outrora foram brancos. O menos torna-se mais.

20180125 - Mr. Gallini - Lançamento Lovely Demos @ Cervejaria MUSA

Prossegue o concerto com “Bellene” e “Dolly”, canções que farão parte dos próximos volumes da trilogia e, que este resolveu misturar nos cerca de 50 minutos que esteve a tocar. Futuramente num registo electrónico ou com banda, mas só o tempo o dirá.

Prossegue sozinho com “It Seems To Be”. Prepara a harmónica e num tom bem mais calmo solta uma conversa intimista com a morte que aqui ganha vida “it seems to be i know you, throwing letter from behind. Its all i see trying to be free again how we break each others hearts oh that hurts”.

20180125 - Mr. Gallini - Lançamento Lovely Demos @ Cervejaria MUSA

Continua com “Bad Mood” e “Big Sensation” mas é na “Lets Finish The Joint” que o lado mais psicadélico de Mr. Gallini ganha voz. A ele junta-se a imaginação rebelde de “Fink, The Alien” num mundo seventies mas com uma temática bem actual. Ofereceu-nos ainda uma versão dos The Beatles acompanhado de Churky novamente, e finalizou com “Monks” de Stone Dead acompanhado pelo colega de banda Leonardo Baptista.

Brindou-nos com melodias um tanto ou quanto naif vindas de um EP inteiramente caseiro. Popularizou o seu quarto em Pisões (Alcobaça) como o seu maior estúdio de criatividade onde explora – experimenta e dá nota máxima ao conceito de liberdade.

Hey Galls! Até ao Próximo Capítulo.

 

Texto – Raquel Nunes Silva
Fotografia – Luis Sousa