2018 Festivais NOS Alive Notícias Reportagens

NOS Alive’18 mais verde bate recordes a 7 meses de iniciar

Ainda há poucos meses terminou o verão, e já os mais acérrimos festivaleiros anseiam pelo próximo. Um dos festivais que mais se tem destacado neste último trimestre de 2017 é o NOS Alive 2018, não só pela quantidade de bandas já confirmadas, como também pela sua notoriedade. São várias, iniciamos das primeiras confirmações para as mais recentes.

1. The National

Depois de um concerto esgotado e absolutamente extraordinário no Coliseu de Lisboa, The National acabam de confirmar presença no NOS Alive’18. Uma das mais consagradas bandas do momento para o público e para a imprensa nacional e internacional traz ao Passeio Marítimo de Algés o sétimo disco de originais “Sleep Well Beast”. The National atuam dia 13 de julho, segundo dia do festival, no Palco NOS.

Conhecidos pela sua criação e interpretação musical única, The National contam na bagagem com sete álbuns de estúdio. O novo registo de originais foi produzido pelo compositor, guitarrista e teclista da banda Aaron Dessner, e co-produzido pelo vocalista Matt Berninger e pelo guitarrista Bryce Dessner.

 

2. Queens Of The Stone Age

Queens Of The Stone Age, a banda de Josh Homme, que conta hoje com uma carreira de mais de vinte anos e colaborações com alguns dos mais cobiçados nomes pesados do rock como Dave Grohl, Mark Lanegan, Alex Turner, entre outros, vem a Portugal para apresentar em primeira-mão o mais recente álbum de originais “Villains”. Actuam dia 13 de Julho no Palco NOS.

 

3. Future Islands

O maior nome do panorama alternativo norte-americano atual sobe ao Palco Sagres dia 13 de julho. A banda de Samuel T. Herring, a primeira anunciada para o Palco Sagres, junta-se ao cartaz com os já anunciados Queens Of The Stone Age e The National.

A banda traz ao Passeio Marítimo de Algés “The Far Field”, o quinto álbum de originais, sucessor dos fabulosos “On The Water” (2011) e “Singles” (2014). “The Far Field” foi produzido pelo produtor vencedor de um Grammy, John Congleton, nos estúdios Sunset Sound em Los Angeles, responsável por discos de bandas como Beach House, Yeah Yeah Yeahs e Grizzly Bear.

A banda tem sido amplamente elogiada pela crítica e pelo público, não só pelos discos irrepreensíveis que têm apresentado, como pelas atuações absolutamente brilhantes ao vivo. Um concerto a não perder dia 13 de julho no Palco Sagres.

 

4. Mallu Magalhães

A artista de São Paulo, reconhecida como uma das principais vozes do panorama musical brasileiro sobe ao Palco Sagres dia 14 de julho, último dia do festival.

Mallu Magalhães é um caso de fenómeno. Por cá é uma das artistas mais queridas pelo público português, esgotando todas as salas por onde passa (a apresentação do seu novo disco “Vem” no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, esgotou com um mês de antecedência). A relação com Portugal tem crescido a grande velocidade, desde as apresentações esgotadas em 2014, no Centro Cultural de Belém e na Casa da Música.

A artista conta com uma larga base de seguidores, que se pode confirmar nas suas redes sociais com perto de um milhão de fãs no Facebook, bem como os milhões de visualizações que tem no YouTube, nas músicas de sua autoria, como é o caso do último single “Você Não Presta”, que já conta com cinco milhões de visualizações em apenas seis meses.

Para o NOS Alive, Mallu Magalhães sobe ao palco acompanhada por uma banda integralmente portuguesa (seis músicos) e além dos clássicos intemporais como “Velha e Louca” e “Sambinha Bom”, irá presentear o público com o seu mais recente trabalho editado em junho, “Vem” (Sony).

 

5. Real Estate

Os Real Estate acabam de anunciar a sua presença dia 14 de julho no NOS Alive’18. A banda de New Jersey, sediada em Brooklyn, sobe ao Palco Sagres, no último dia do festival para apresentar o mais recente registo de originais “In Mind”, editado no passado mês de março.

Com quatro álbuns de estúdio na bagagem os Real Estate são admirados pelas suas sonoridades vintage, envolvidas num psicadelismo que para muitos remetem aos clássicos dos The Beatles, Pink Floyd e Echo & the Bunnymen. A banda tem dado provas do seu talento, não só pela qualidade dos discos como pelas fabulosas atuações ao vivo, contando hoje com uma forte base de fãs.

Os Real Estate são Martin Courtney IV (voz), Alex Bleeker (baixo e voz), Jackson Pollis (bateria), Matt Kallman (teclados) e Julian Lynch (guitarra).

 

6. Wolf Alice

Os Wolf Alice são a primeira confirmação para o dia de arranque do NOS Alive’18. A banda londrina nomeada para um Grammy vai subir ao Palco Sagres dia 12 de julho para apresentar o segundo registo de estúdio “Visions of a Life”, lançado no passado dia 29 de setembro.

“Visions of a Life”, sucessor do aclamado disco de estreia “My Love is Cool”, veio para provar porque já há quem rotule a banda como um dos maiores nomes do rock alternativo mundial. O segundo álbum de estúdio foi produzido em LA pelo consagrado músico e produtor Justin Meldal-Johnsen, conhecido por trabalhos de bandas como Beck, Nine Inch Nails, M83 e Air. A banda gosta de salientar que apesar de gravado em Los Angeles, este não é um álbum de clichés e vai surpreender muitos dos fãs. O novo trabalho já foi considerado como um dos melhores discos do ano, por títulos como Q Magazine, NME e Drowned in Sound.

“My Love Is Cool”, lançado em 2015, foi um sucesso imediato, tendo atingido o #2 nas tabelas britânicas e o #12 na tabela alternativa da Billboard, levando a banda a ser mencionada como a melhor aposta do indie britânico dos últimos tempos. Nos dois anos seguintes o grupo foi nomeado nos prémios Grammy, Brit Award, Mercury Prize, Ivor Novello Award, tendo vencido dois NME Awards, um iTunes Award e um UK Festival Award.

O quarteto é formado por Ellie Rowsell (voz, guitarra), Joff Oddie (guitarra, voz), Theo Ellis (baixo) e Joel Amey (bateria, voz).

 

7. Pearl Jam

A banda de Eddie Vedder vai terminar a digressão europeia dia 14 de julho no Passeio Marítimo de Algés, com um dos mais esperados concertos do ano. A tournée arranca no próximo mês de junho em Amesterdão e vai contar com 14 datas pela Europa.

Após 10 álbuns de estúdio, centenas de concertos ao vivo e mais de 85 milhões de discos vendidos em todo o mundo, os Pearl Jam são hoje incontestavelmente uma das bandas mais bem-sucedidas de sempre e uma das mais pedidas pelo público nacional e internacional. Um concerto a não perder dia 14 de julho no Palco NOS do NOS Alive’18.

 

8. Two Door Cinema Club

A banda sobe ao Palco NOS, dia 13 de julho, no mesmo dia dos já anunciados Queens Of The Stone e The National. O segundo dia do festival conta ainda com a confirmação dos norte-americanos Future Islands para o Palco Sagres.

Com três discos de sucesso no curriculum os Two Door Cinema Club são hoje considerados pela crítica e pelo público uma das grandes bandas da sua geração. “Tourist History” (2010), “Beacon” (2012) e “Gameshow” (2016), garantiram à banda a projeção mundial alcançada e vários temas de sucesso com lugar cativo nas principais rádios mundiais. Os Two Door Cinema Club nasceram em 2008 e são Alex Trimble na voz, Sam Halliday na guitarra e Kevin Baird no baixo.

 

9. Franz Ferdinand

Franz Ferdinand juntam-se ao cartaz e sobem ao Palco NOS no dia 14 de Julho para apresentarem em primeira-mão o novo disco de originais, que será revelado aos fãs dia 09 de fevereiro. “Always Ascending” é o quinto álbum de estúdio da banda e o primeiro single, homónimo, já pode ser conhecido aqui.

Nada menos do que um renascimento, as 10 músicas que compõem o disco são uma reformulação triunfante do grupo, com novas ideias e vigorosas experiências sónicas. “Always Ascending” foi gravado nos RAK Studios, em Londres, e Motorbass, em Paris, com o extraordinário produtor Philippe Zdar (Cassius, Phoenix, The Beastie Boys). Como explica Alex Kapranos, o som deste novo trabalho é “simultaneamente futurista e naturalista”.

Franz Ferdinand são Alex Kapranos, Bob Hardy, Paul Thomson, Julian Corrie e Dino Bardot.

 

10. Friendly Fires

O primeiro dia do NOS Alive’18 vai contar com mais um grande nome no cartaz. Os Friendly Fires acabam de confirmar presença no Passeio Marítimo de Algés dia 12 de julho. A banda sobe ao Palco Sagres, onde atuam igualmente os Wolf Alice.

Depois do estrondoso sucesso do álbum de estreia, homónimo, em 2008, a banda britânica editou o segundo registo de originais “Pala”, em 2011, que rapidamente escalou as tabelas e conquistou as melhores críticas da especialidade.

Mas as boas notícias não ficam apenas pela presença da banda no NOS Alive’18, pois o tão aguardado regresso dos Friendly Fires aos discos parece estar prometido. A banda já começou a revelar pequenos teasers de novas músicas e os rumores apontam para que o terceiro álbum de originais seja editado nos próximos meses.

 

Prémio Sê-lo Verde

Para além das confirmações já anunciadas, o NOS Alive’17 foi distinguido com o prémio Sê-lo Verde, no âmbito do “Programa Sê-lo Verde”, uma iniciativa do Ministério do Ambiente, financiada pelo Fundo Ambiental, que visa distinguir e apoiar um conjunto de medidas emblemáticas distribuídas pelos vetores: “Educação”, “Emissões”, “Recursos” e “Energia”.

O NOS Alive foi vencedor no vetor “Educação”, na categoria de festivais de grande dimensão, com a medida “Incorporação de materiais reciclados e reutilização de materiais”, que tem permitido a produção de mesas com material reciclado e reutilização das mesmas em várias edições do festival, bem como noutros eventos da Câmara Municipal de Oeiras. Esta medida foi desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde.

O “Programa Sê-lo Verde” 2017 tem em vista incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social, económico nos grandes eventos de música, através do financiamento de medidas verdes a adotar nesses mesmos festivais. O NOS Alive apresentou oito medidas, das quais quatro foram aprovadas (por limite máximo de candidaturas aprovadas).

Para além da medida vencedora, o NOS Alive contou ainda este ano com a utilização de copos biodegradáveis com pontos de recolha para reciclagem, em parceria com a Heineken (Central de Cervejas), iniciativa à utilização de serviços partilhados de transporte, em parceria com a CP, Alegro Alfragide, Ala Viagens e Carris, e ainda a utilização de viaturas elétricas com zero emissões.

A Sociedade Ponto Verde esteve presente não só através da parceria realizada com os materiais reciclados, como a sua parceria através da campanha “Reciclagem, Sempre!”, que pretende sensibilizar os festivaleiros a uma reciclagem contínua, mesmo fora de casa.

Bilhetes

Depois da incrível edição de 2017, que esgotou a três meses da abertura de portas, o NOS Alive volta a fazer história e a esgotar os bilhetes diários para dia 14 de julho e o Passe 3 dias a sete meses do evento, feito único na história dos festivais em Portugal. Neste momento restam poucos passes de três dias, disponíveis apenas na versão Fã Pack FNAC NOS Alive’18, à venda em exclusivo na FNAC e fnac.pt.

O NOS Alive’18 está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2018.

Cartaz já anunciado: Franz Ferdinand, Friendly Fires, Future Islands, Mallu Magalhães, Pearl Jam, Queens Of The Stone Age, Real Estate, The National, Two Door Cinema Club e Wolf Alice.

BILHETES E FÃ PACK FNAC NOS ALIVE’18 JÁ À VENDA
PASSE 3 DIAS E BILHETES DIÁRIOS PARA DIA 14 DE JULHO ESGOTADOS!

+info em nosalive.com

Fotografia (Capa) – Danny Clinch | Pearl Jam
Promotor – Everything Is New