Notícias

Capa de “Unknown Pleasures”, de Joy Division, em mármore português

No âmbito da exposição Set In Stone, que faz parte do programa Primeira Pedra – organizado pela experimentadesign em parceria com a Assimagra e com curadoria de Guta Moura Guedes – o carismático designer de comunicação inglês Peter Saville, co-fundador da lendária editora discográfica independente Factory, apresenta um trabalho inédito, produzido especificamente para esta exposição.

A peça In Memoriam, de Peter Saville, autor de diversas capas de discos (New Order, Joy Division, Roxy Music, Pulp, David Byrne, entre muitos outros) é uma interpretação escultórica do gráfico que demonstra as pulsações sucessivas do CP1919 (a primeira estrela pulsar descoberta a partir de ondas de rádio, em 1967), que Saville utilizou para a icónica capa do disco Unknown Pleasures, de Joy Division, em 1979. O gráfico, que representa uma ilustração linear da frequência e simetria de um evento temporal, foi transposto para 3D por Saville e o seu colega Bill Holding dos Morph em 2002 – resultando numa escultura de um momento no tempo. As associações entrópicas que habitam a história deste trabalho são amplificadas por esta reprodução em pedra monumental – reflectindo o que Michael Bracewell escreve sobre o trabalho de Saville para os Joy Division, vendo-o como “a prova documental de um crematório nas profundezas do espaço”.

Feito em mármore Ruivina Escuro, com 305x305x1077mm e 250kg de peso, In Memoriam é apresentado num conjunto de 20 trabalhos de 9 arquitectos e designers, reunindo as três áreas de trabalho – arquitectura, design de produto e design gráfico – no exterior e interior do The Design Museum, inaugurado em 1989.

Para além do trabalho de Peter Saville, as peças apresentadas em Londres são da autoria dos portugueses Eduardo Souto de Moura, Paulo David, Miguel Vieira Baptista e Jorge Silva, do atelier chileno Elemental, do inglês Jasper Morrison, do cipriota Michael Anastassiades e da dupla austríaca e americana Sagmeister & Walsh.

+info em www.experimentadesign.pt | www.primeirapedra.com

Fotografia (capa) – Wolfgang Stahr