Notícias

Vamos passar o Outubro na ZDB?

Até ao fim de Setembro ainda passarão pela ZDB nomes sonantes como Endless Boogie e Melt Banana.

Outubro aproxima-se e com ele novas confirmações: Dedekind Cut, Robert Aiki Aubrey Lowe (aka Lichens) e Drew McDowall (Coil), três gigantes, sonoridades híbridas e mais do que actuais invadirão o Aquário neste mês que se aproxima.

Fred Warmsle aka Dedekind Cut acaba de lançar ‘$ucessor’, um dos mais brilhantes registos discográficos de 2017. Outrora reconhecido produtor no hemisfério do rap enquanto Lee Bannon, onde foi homem de confiança de Joey Bada$$ ou da trupe Pro Era, Warmsle tem vindo a emergir de uma profunda reinvenção pessoal. Nesta reentré da ZDB, a aterragem de Dedekind Cut no próximo dia 8 de Outubro, representa um fascínio vívido assistir a alguém que sentimos que, definitivamente, veio para ficar e dar que falar. O zeitgeist da mudança, do híbrido e da gloriosa indefinição.

Enquanto Lichens, Robert Aiki Aubrey Lowe acaba de merecer capa da prestigiada revista Wire ao mesmo tempo em que acaba de lançar Two Orb Reel, um álbum em que explora – uma vez mais através do altamente inspirado uso de sintetizadores modulares, uma ideia muito própria de ficção científica e a sua intersecção com África. O músico, em constante busca pela transcendência e em simbiose com o inexplicável, actuará na ZDB no dia 18 de Outubro pelas 22h.

Durante os anos 80, Drew McDowall integrou os Psychic TV de Gensis P. Orridge, andou na estrada com os Shamen e aproximou-se dos Coil de John Balance e Peter “Sleazy” Christopherson, reforçando assim ainda mais a sua ligação ao incrível universo inaugurado pelo trabalho dos lendários Throbbing Gristle. Unnatural Channel lançado no passado mês de Maio é o mais recente projecto em nome próprio. É a solo que o seu trabalho parece alcançar paisagens mais remotas e sombrias, como se o exorcismo fosse mesmo questão de sobrevivência, de evolução, de identidade. No dia 25 de Outubro iremos vê-lo a extrair estes pulsares primais do seu sintetizador modular na ZDB.

Tudo isto sem esquecer os já previamente anunciados: 800 Gondomar (20 Outubro), Mark Eitzel (29 Outubro), Shabazz Palaces no Lux (31 Outubro), John Maus com banda (1 de Novembro), Jarboe & Father Murphy (2 de Novembro), Avey Tare na Igreja de St.George (21 de Novembro) e Forest Swords (30 de Novembro).

+info em www.zedosbois.org