Concertos Reportagens

Rolando Bruno y Su Orquesta Midi – “Quiero ver Lisboa a Cumbiar!”

Existem concertos felizes, existem outros que nos fazem felizes. Quando as ambas as situações convergem no mesmo evento podemos e devemos gritar aos quatro ventos essa felicidade.  Foi o que aconteceu no passado dia 13 de Maio. Uma cadeia de acontecimentos felizes culminaram numa festa generalizada e terá tido o seu apogeu dentro do Sabotage Club ao som de Rolando Bruno Y Su Orquesta Midi. Pelo menos para os que lá estavam.

Nesse dia em que o Benfica celebrou o Tetra, o Portugal católico a canonização dos pastorinhos, e quase todos se regozijavam com a conquista do primeiro lugar no Festival da Eurovisão, um evento que à maioria de nós nunca tinha providenciado qualquer alegria digna de nota, Rolando Bruno y Su Orquesta Midi proporcionaram uma das melhores festas de sempre. Foi o concerto certo para esse dia.

A noite de festa começou com o concerto dos portugueses Môno que vieram apresentar o EP Ribamar lançado em Março deste ano e que em palco contaram com a participação de Alex Chinaskee. Criaram uma atmosfera pop com alguns salpicos de um experimentalismo muito próprio e animaram a festa com muitos amigos à mistura.

Também os Sunblossons de Alexandre Fernandes,  acompanhado por Luís (Alek Rein) na bateria, e Chaby (Mighty Sands) no baixo, continuaram o ambiente de festa.

No entanto, e sem qualquer demérito às prestações anteriores, até porque sem elas a festa também não seria a mesma, foi Rolando Bruno com a sua cumbia psicadélica que quase deitou o clube abaixo.

Rolando Bruno criou a sua one man band por volta de 2005, como um projecto paralelo à banda, Los Peyotes da qual fazia parte. Nessa noite trouxe consigo Su Orquesta Midi. Trouxe também o extra terrestre que se alimentava de gatos e que nos anos 80 era presença regular na televisão portuguesa, Alf.

Chegaram ao Sabotage já perto da hora do concerto, vindos da ilha de São Miguel, nos Açores, onde tinham actuado na noite anterior. Um rápido teste de som antes de vestir a rigor para a festa, e ei-los prontos para abalar este mundo e o outro.

Na sonoridade de Rolando Bruno, que é natural da argentina, encontramos uma mui sui generis e agradável mistura de Cumbia com outros ritmos quentes apimentados pelo psicadelismo.

Com apenas uma guitarra elétrica e a Orquesta Midi, Rolando viajou pelas suas músicas a uma velocidade estonteante e agitou a multidão, incitando-a à festa. Entre outras  “El Brujito Ramon”, “Eclipse Boliviano”, “Fiesta Trashera”, “Mi Cholita”, e no final “Simpatia por el diablo” e “Lambada”, sorrisos em todas as caras, palmas, assobios e gritos, comboios de gente!!!!

“Quiero ver Lisboa a cumbiarrrrrr!!” E a lisboa dentro do Sabotage Club cumbiou!!

Texto – Isabel Maria
Fotografia – Vera Marmelo