20170503 - Concertos - Simple Minds + KT Tunstall @ Coliseu dos Recreios
Concertos Reportagens

Simple Minds, o saber reinventar-se em formato acústico

Os Simple Minds são uma banda de culto. Não tenho qualquer dúvida. Não têm a dimensão que outras bandas suas contemporâneas conseguiram construir a contas com uma fortíssima máquina de produção de espetáculos como base, mas os que assistiram ao crescimento do fenómeno musical nos anos 80 e 90 jamais se esquecerão de êxitos “top disco” como “Promised You a Miracle”, “Don’t You (Forget about me)” ou “Alive and Kicking”. “Milhentas” versões destes temas foram criadas por outros “milhões” de artistas por esse mundo fora, e isto é só por si sinal do eterno reconhecimento do êxito.

Se é verdade que em 2015 não convenceram de todo o público lisboeta na mesma sala em que atuaram na passada 4ªfeira – Coliseu dos Recreios em Lisboa – trazendo na altura o seu registo normal mais elétrico, também é verdade que se souberam reinventar, e, evolução talvez normal de quem já tem “uns” quilómetros na pernas, voltaram dois anos depois a Portugal para um registo mais calmo.

20170503 - Concertos - Simple Minds + KT Tunstall @ Coliseu dos Recreios

Ninguém os irá condenar certamente, a média de idades do público presente era bem a condizer com a dos artistas em palco – tudo bem, portanto. A digressão Simples Minds Accoustic passou por Lisboa e Porto, e como é habitual nestes registos, não tem o “nervo” próprio do concerto elétrico. No entanto, e honestamente, quando bem feito, é uma verdadeira terapia para os dias mais chatos onde já desesperamos pelas merecidas férias que se aproximam.

20170503 - Concertos - Simple Minds + KT Tunstall @ Coliseu dos Recreios

Como bons escoceses que são, Jim Kerr & Friends souberam cativar o público lisboeta. Com uma entrada “a matar”, o agora charmoso vocalista desta lendária banda começa o concerto em alta rotação no palco, e num ápice envolve-se com o público do coliseu dando uma volta completa pela plateia completamente desprevenida para o efeito.

20170503 - Concertos - Simple Minds + KT Tunstall @ Coliseu dos Recreios

Entre piadas com a banda, com o público, e sempre em contacto com as primeiras filas de cadeiras do coliseu, a banda desfilou em palco temas como “Mandela Day”, “Chelsea Girl”, “Sanctify”, mas sobretudo, os obrigatórios “Don’t You”, “Promised You a Miracle”, e para fechar já em encore, “Alive & Kicking” em dose mais moderada.

 

Nesta digressão fazem-se acompanhar por KT Tunstall, a simpática – e bonita – escocesa que acaba de lançar “KIN”, e que o traz consigo nesta digressão com os Simple Minds para a primeira parte dos concertos.

Resumindo, podermos agradecer aos Simple Minds a sua reinvenção em acústico, e este regresso mais caloroso que o outrora em 2015.

20170503 - Concertos - Simple Minds + KT Tunstall @ Coliseu dos Recreios

Não basta adaptar-se aos novos tempos, há que ter a inteligência de o saber fazer à sua medida.

Fotografia e Texto – Luis Sousa
Promotor – Everything Is New