Concertos Reportagens

Road To Eurosonic Nooderslag 2017

Why Portugal é uma plataforma on-line, criada com o propósito de ser uma montra de profissionais da indústria da música nacional. Portugal como focus country na próxima edição do Festival Eurosonic Nooderslag, terá 20 artistas nacionais presentes, naquele que é considerado o maior festival europeu de showcase de novos talentos da música” (Nuno Saraiva, Why Portugal). O Festival Eurosonic Nooderslag realiza-se na cidade holandesa de Groningen, e decorrerá entre dia 11 e 14 de Janeiro de 2017.

A organização recebeu mais de 200 candidaturas, número que revela não só o estado fértil da música portuguesa, mas também a preocupação na qualidade da indústria da música em Portugal. Até ao momento foram seleccionados 17 artistas e, a plataforma Why Portugal, promoveu dois dias de show-cases de alguns destes artistas, dias 9 e 10 de Novembro no MusicBox em Lisboa, o Road to Eurosonic Noorderslag.

Dia 9, quarta-feira passada, foi a vez de We Bless This Mess, Neev e Holy Nothing. Três registos musicais distintos, qualquer um deles de qualidade notável.

We Bless Mess

É directamente do coração que compõe, um lugar que diz “para muitos estar esquecido (…) a única entidade sincera (…) A mente é um lugar desarrumado (…)”. Com 24 anos, Nelson Grif Reis cresceu com uma forte educação musical e artística, filho de pai músico e mãe directora de cena. Os instrumentos acompanharam-no desde sempre e, com 8 ou 9 anos começou a tocar violino. Uma passagem pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, aguçaram a vertente de tatuador, mas confirmaram a veia musical de cantautor. Influências do Punk e do Rock, mas é a Folk americana e o Country que estão na base das suas composições. Na companhia de Fast Eddie Nielson (a dupla dos Nelsons), Nelson esteve inteiro no palco do MusicBox e, deixou-nos uma mensagem – não é isolados que fazemos o Mundo.

Álbuns editados – “All is Sound”, “Volume I”, “Love and Thrive” | Editoras – Oh Lee Records, Lusitanian.

Neev

Com uma versatilidade na voz incrível, Neev projecta-se nos agudos com a mesma naturalidade que cai nos graves. Pisaram alguns dos palcos mais conceituados nos festivais de verão este ano, como o Festival Sudoeste e Vilar de Mouros. Neev é já uma referência da pop-electrónica nacional e, irá certamente conquistar os palcos holandeses e do resto da Europa.

Álbuns editados – “No One Wants to Sing”, “Those Things with Tomorrowed” | Editoras – Astrology is Real, Little League

Holy Nothing

A última banda a subir ao palco foram os portuenses Holy Nothing. Com um percurso ascendente desde 2013, data da edição do primeiro álbum, oa Holy Nothing são uma das bandas de música electrónica que mais se tem destacado no panorama nacional. Já passaram por vários palcos, incluindo o Festival Paredes de Coura em 2014. Conhecidos pela mistura de sintetizadores e instrumentos (baixo/teclados/guitarra), mas também pelo formidável trabalho de imagem que é projectado durante a sua actuação. E na 4ª feira não foi excepção.

Os Holy Nothing estiveram no passado mês de Março no South by Southwest, em Austin no Texas.

Álbuns editados – Nothing is Fun, Boundaries (EP), Hypertext | Editoras – Turbina

Nota: A receita dos bilhetes reverteu na totalidade para os músicos.

Texto – Carla Sancho
Fotografia – Ana Pereira