2016 Festivais Notícias Reportagens Vodafone Mexefest

Vodafone Mexefest já está a mexer

Ainda falta um pouco mais de um mês para o Vodafone Mexefest, mas é nesta altura que começam a cair as confirmações para o festival que aquece o coração de todos na Avenida da Liberdade. Já tivemos uma má notícia, com o cancelamento de Charles Bradley, por motivos de doença, contudo, o cartaz apresenta nomes muito interessantes, que com certeza darão dores de cabeça na hora de planificar o horário.

O que segue são os nomes que estão prestes a desfilar na Rua das Portas de S. Antão, Avenida da Liberdade e periferias.

O sotaque brasileiro no Vodafone Mexefest

Já conhecemos a Mallu Magalhães há tanto tempo, que nem sequer somos capazes de lhe dar apenas 24 anos. Depois do ano passado ter vindo com a Banda do Mar a Portugal (variadíssimas vezes), está na hora de a ouvirmos outra vez num registo a solo. Nesta edição do Vodafone Mexefest, são várias as vozes da MPB que vão atuar, e a Mallu vai contribuir também para este registo de tropicalismo, samba e reggae.

Quem também vai dar continuidade neste registo é a Céu. Vinda do nosso país irmão, a paulista traz um novo disco, Tropix, que também procura um pouco do melhor da Música Popular Brasileira, do funk e também do hip-hop.

Revelado agora no fim, o que é melhor. Elza Soares. O nome por si só já é uma atração de peso para este cartaz. Com uma carreira de mais de SEIS décadas, a brasileira tem na sua voz uma arma, defensora das causas sociais. Aliada ao samba, funk e outros géneros, o carisma dela será visível muito provavelmente no Coliseu (o no S. Jorge? – isto é só suposição). Para ver e aplaudir o último álbum, “A Mulher no Fim do Mundo”, considerada “Best New Music” pela Pitchfork.

Os representantes dos campeões europeus

2016 é ano de glória para Portugal, seja por razões futebolísticas, seja por razões políticas (Guterres), seja pelo facto de terem saído grandes álbuns pelas vozes de Mike el Nite e Nerve, Joana Barra Vaz e Bruno Pernadas, três das confirmações para este Mexefest.

Começando pelo rapper da zona T, finest, o Justiceiro bombou com toda a justiça pelas ondas de éter das rádios mais alternativas mas também pelas contas de spotifys mais ávidas deste género. Aliado com o trap, temas como o Santa Maria, o T.U.G.A. ou o Horizontes, fazem com que o álbum conste muito provavelmente nas listas de melhores álbuns de 2016 em muitos sites nacionais. Se ao ano passado apareceu como confirmação de última hora para o Mexefest, substituindo Roots Manuva, este ano é convidado de primeira honra e traz a companhia de Nerve, que tem o segundo álbum de originais, “Trabalho & Conhaque” ou “A Vida Não Presta & Ninguém Merece a Tua Confiança”. Também de regresso ao Mexefest, vai ser um show a não perder.

Mudando de género, mas não de nacionalidade, visitamos Bruno Pernadas. Qual Luís Freitas Lobo que transforma o futebol numa ciência, Bruno pega no jazz e transforma o mesmo em algo maior, através das suas técnicas de composição apuradas e o seu trabalho musical elaborado tão academicamente apurado. Numa esquizofrenia cacofónica no Worst Summer Ever e o Those Who Throw Objects at the Crocodiles will be Asked”, álbuns editados este ano, vemos várias sonoridades, passando do soul, jazz, para o krautrock ou mesmo o pop. Mais que escrever, é ouvir.

Last but not least, falemos de Joana Barra Vaz. Com o seu primeiro LP “Mergulho em Loba”, lançado este ano, na mala, a cantautora vem espalhar a sua magia electrónica e folk na Avenida da Liberdade.

Projectos a solo, para que vos quero

Baio até pode ser um nome desconhecido, mas e se dissermos que é o baixista dos Vampire Weekend? Agora é nome próprio, o norte-americano, lançou o álbum The Names, e é daqueles álbuns que é como comer gelados durante o ano inteiro. É sempre agradável. Para quem tem curiosidade, Sister of Pearl e Sunburn Modern. Fica a dica para quem gosta de temas mais pop electrónicos.

Saindo do género pop e indo para o folk, chegamos a Kevin Morby. Também é membro integrante dos Woods, mas a solo já tem três álbuns no currículo. O último, Singing Song, catapultou-o para a confirmação de como um prodígio no que toca a cantautores norte-americanos.

Nesta viagem eclética, passemos para o R&B na voz de Gallant. Mais conhecido com o viralíssimo “Weight in Gold”, este menino de apenas 24 anos, já tem o Ology para oferecer ao mundo e ao Mexefest. O álbum tem sido muito aclamado pela imprensa especializada. Cá o esperamos neste lado do Atlântico. Para terminar, fica também registo para a passagem de Howe Gelb, no registo mais country. Membro da conhecida banda Giant Sand (que passou no NOS Primavera Sound do ano passado), é um músico que já actuou com vários nomes conhecidos como os Calexico, PJ Harvey, Vic Chesnutt, entre outros.

Vodafone Mexefest: Modo Hip-Hop ligado

Directamente de Nova Iorque para Lisboa, aterra Talib Kweli. Apesar do seu low-profile, é conhecido por ter integrado com o Mos Def e o Hi-Tek o tio Black Star. Mas é a solo que tem ainda mais projecção, já que trabalha com artistas como Kanye West ou ainda Kendrick Lamar, que colabora num dos seus trabalhos. A ouvir, garantidamente.

Na continuidade de grandes nomes, o Mexefest traz também outro projecto sólido do hip-hop mundial. Diamond D & Large Professor trazem, na opinião da promotora “um espectáculo único”, onde vão aliar o Dj Set aos skills inatos de MCs que possuem. A digressão “45 Soundclash Tour” tem uma paragem garantida na baixa de Lisboa.

Novo ano, novas sonoridades

NAO é uma das mais recentes adições ao festival que aquece Lisboa no outono.  For All We Know é o nome do trabalho que a traz por cá, que é a simbiose agradável de electrónica, funk e R&B. É uma daquelas estreias em Portugal que não podemos perder ou fugir na agenda.

Para quem gosta de ritmos mais quentes, La Dame Blanche é a escolha do festival. Influenciados pelos Buena Vista Social Club, visto que Yaite Ramos Rodriguez é filha de Jesus Ramos, a música cubana ganha uma outra dimensão e irá dar uma outra mexida à noite de 25 ou 26 de novembro, conforme o horário que ainda não foi conhecido.

O Música em DX esteve presente na edição de 2015, todas as reportagens estão disponíveis no nosso website em Reportagens > Festivais > Vodafone Mexefest 2015.

+info em http://www.vodafonemexefest.com/ | https://www.facebook.com/VodafoneMexefest/

Texto – Carlos Sousa Vieira
Promotor – Música no Coração