A 7ª Edição do Festival Bons Sons está mesmo à porta e este ano comemora 10 anos de música portuguesa! É já na próxima sexta-feira dia 12 que a aldeia de cultura de Cem Soldos “abre as portas” aos festivaleiros, e a qualquer pessoa que procure 4 dias recheados de boa e variada música portuguesa. O Festival Bons Sons iniciou-se em 2006 como um evento bienal e desde o ano passado (2015), que temos o prazer de anualmente poder desfrutar deste evento que vai para além de um simples festival de música portuguesa. Ao longo dos 4 dias de festival, 12 a 15 Agosto, os cem soldenses convidam os visitantes a usufruir dos vários espaços da aldeia, sendo o recinto toda a aldeia!
A organização, da responsabilidade do Sport Clube Operário de Cem Soldos (SOCS) – organização sem fins lucrativos – conta com mais de 400 voluntários (nº aproximado de edições anteriores) que sendo ou não de Cem Soldos colaboram na montagem dos 8 palcos espalhados nos pequenos largos e praças da aldeia (Palco Aguardela, Palco Lopes Graça, Palco Giacometti, Palco Tarde ao Sol, Palco Eira, Palco MPAGDP – Musica Portuguesa A Gostar Dela Própria e o Auditório de Cem Soldos). A decisão de organizar ou não o festival é tomada em conjunto pela comunidade de Cem Soldos, revertendo os lucros do mesmo para projectos sociais e culturais da própria aldeia. A tentativa de manter um festival “livre de marcas comerciais”, é constante e partilhada por todos aqueles que fazem de Cem Soldos uma “marca” de pura partilha de boa música e de convívio.
Nem só de música vive os Bons Sons sendo a 7ª Arte privilegiada. O Festival arranca com a exibição do documentário “Este Povo” que retracta exactamente a população de Cem Soldos, realização de Filipe Cartaxo, João Silva, Leonor Atalaia, Madalena Tomaz e Miguel Atalaia. Havendo todos os dias espaço para as “Curtas em flagrante”, com exibição de curtas-metragens de realizadores portugueses, brasileiros e s.tomenses.
São 4 dias inteirinhos de música, com uma escolha bastante eclética o que permite agradar dos “8 aos 80 anos” e a todas as preferências musicais! Destaque para 6ª feira dia 12, Sensible Soccers que lançaram em Março o novo CD “Villa Soledade”, os portuenses Best Youth e os animados Kumpania Algazarra. Sábado dia 13, Deolinda e Cristina Branco, domingo dia 14 Carminho, Branko (ex-Buraka Som Sistema) e Keep Razors Sharp que estiveram no palco Vodafone FM do RIR 2016. No último dia do festival irão actuar Jorge Palma e D’Alva. São 50 concertos que, ao longo de 4 dias, vão encher Cem Soldos de bom som e boa onda.
É com um prazer enorme que a Música em DX volta a fazer parte desta grande família que é os Bons Sons (em 2015 foi assim). Encontramo-nos em Cem Soldos!
+info em http://www.bonssons.com/ | https://www.facebook.com/bonssons/?fref=ts
Texto – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa