Notícias

Delores On Tape, a 2ª edição – AGADIR

A WH! tem vindo a primar na aposta da divulgação do que melhor temos em Portugal musicalmente. Desta vez, trata-se do convite de vários músicos ou uma banda para fazer um concerto privado em formato de jam, baseando-se no improviso ou em temas nunca tocados ao vivo. A sala é a sala de ensaios dos The Quartet of Woah! em Loures e este projecto tem o nome de Delores On Tape. Os concertos/jam’s serão editados em K7 e estarão disponíveis na página http://allthingswh.bandcamp.com/.

Conseguimos ir à 2ª edição de Delores On Tape, que se realizou no dia 4 de Abril e contou com a presença de uma super banda que se juntou especificamente para aquela jam: Asimov (voz, guitarra e bateria), Bruno Monteiro dos Stone Dead (bateria e voz) e Anthony Meier dos Radio Moscow e Sacri Monti (baixo). Esta formação apelidou-se AGADIR.

Ana Pereira-8365-1024

Era um domingo à tarde e a chuva caia com intensidade. Dentro daquela sala, que outrora tinha sido uma fábrica, o ambiente começava a ser aquecido pelo som que saia pelas colunas e pela descontracção que pairava no ar, coisas bonitas estavam prestes a acontecer.

Ali, a única regra era a falta dela e o improviso comandou a jam do princípio ao fim. Pelos ouvidos entrava um rock bucólico que se dividia em duas vertentes: a introspectiva e a explosiva. A distorção gritava e os agudos ficavam a ecoar no ouvido. Naquele espaço, deixou-se o corpo comandar os instrumentos enquanto que a cabeça passeava por longos desertos que ostentavam miragens por entre as dunas. Ao microfone encostavam-se vozes, sem letra e sem guião. Sem ensaio e sem combinar nada criou-se uma comunhão onde todos os instrumentos andavam de mãos dadas, em perfeita sincronização, não havendo um deslize ou um pequeno lapso.

Ana Pereira-8351-1024

O som que se criava naquele lugar, entre a cidade e o campo, tinha raízes psicadélicas, ambient e um leve toque de prog rock. Ao fecharmos os olhos, sem medo, podíamos seguir uma longa viagem pelo desconhecido e sugar um prazer sensitivo de mil tonalidades que nos faziam subir e descer as dunas e, às vezes, até ficar no topo.

Ana Pereira-8160-1024

A K7 desta jam sairá em breve, fiquem atentos! Vai ser a única oportunidade de ouvirem o que aconteceu entre aquelas 4 paredes. Venham mais edições de Delores On Tape.

Texto – Eliana Berto
Fotografia – Ana Pereira