Notícias

Quelle Dead Gazelle lançam “Pedra Pomes”

“Pedra-Pomes” é o primeiro single de “Maus Lençóis”, o álbum de estreia dos Quelle Dead Gazelle, gravado por Makoto Yagyu e Fábio Jevelim, nos estúdios HAUS em Lisboa.

Com vídeo realizado por Ricardo Gama e Luís Sobreiro, “Pedra-Pomes” marca a primeira etapa do regresso do duo às edições, com um longa-duração que nos chega a 13 de Maio pelas mãos da Cultura Fnac e Turbina.

“Entre o Serengueti, Chicago e Lisboa há uma planície enorme.

Ampla, com um horizonte a perder de vista. 

Nessa planície corre uma gazela. 

Lisboa sabe misturar e na cabeça do guitarrista Pedro Ferreira e do baterista Miguel Abelaira, pôs as cadências sincopadas dos ritmos africanos a encontrarem-se com os sons da desconstrução que a aventura pós-rock ofereceu às gerações futuras. Sobre a frecha onde se encontram estas duas placas tectônicas, passado e futuro, peles e electricidade, os dois músicos começaram em 2012 a tocar e trocar ideias. No mesmo ano lançaram o single “Afrobrita”. 

Os Quelle Dead Gazelle começam assim a correr e ainda não mostraram sinais de falta de fôlego.

Em 2013 o primeiro EP gravado e produzido por Makoto Yagyu e Fábio Jevelim, leva-os aos palcos do NOS Alive, Milhões de Festa, Paredes de Coura e Serralves em Festa. 

Com mais de 50 concertos dados, chegam ao final de 2015 com sede. Sede de subir a barra num novo disco e de o mostrar ao vivo. “Maus Lençóis” é o primeiro longa duração da banda e regista o re-encontro do duo de músicos Ferreira-Abelaira com o duo de produtores Yagyu-Jevelim desta vez no estúdio HAUS. O novo disco traz o adensar do vocabulário que “Afrobrita” iniciou e mostra a “gazela” em controlo, força e graça. Quelle Dead Gazelle lança “Maus Lençóis” em Maio e em Maio lança-se à estrada, porque a planície por onde correm ainda tem muito por mapear.”

Quim Albergaria

+info em https://www.facebook.com/quelledeadgazelle/?fref=ts