Notícias

POR ESTAS BANDAS, a região em torno da música

No último fim-de-semana, dias 9 e 10 de Abril, o concelho acolheu o Festival POR ESTAS BANDAS que teve a edição mais concorrida de sempre. O evento atraiu centenas de visitantes de vários pontos da região, juntando em Cem Soldos nomes incontornáveis na cena musical nacional com projectos musicais emergentes.

O POR ESTAS BANDAS  é o festival de Cem Soldos dedicado à promoção e valorização da produção musical independente. Nesta quinta edição ganhou uma nova escala integrando uma programação mais diversificada (concertos, show-cases, conferências, workshops, exposição) e convidando a palco uma selecção ecléctica de linguagens musicais.

PorEstasBandas_Conf_cFilipeCartaxo_1024

Nos dois dias do festival, foram realizadas três conferências que trouxeram nomes de grande referência nacional para discutir a comunicação e a carreira de projectos musicais, bem como a sua relação com o território. Em todos os painéis sublinhou-se a importância da identidade da música e das inúmeras implicações da produção musical no tecido social e económico das regiões e dos países.

O melhor da música nacional esteve também presente na direcção dos dois workshops POR ESTAS BANDAS. Músicos dos PAUS apresentaram metodologias para a criação de um projecto criativo no sábado, e Luís Martins, dos Deolinda, abordou estratégias para incorporar a guitarra na canção, no domingo.

A programação musical do festival teve o seu ponto alto na noite de sábado mediante a apresentação de projectos da região do Médio Tejo e da região de Barcelos. Nos palcos sediados na Associação SCOCS actuaram cinco bandas de sonoridades desenvolvidas em tornos de influências do  blues, rock, pop, pós-rock, ou rock-progressivo (DOG´S BOLLOCKS, THE REAL BEAVERS,  LODO, RATERE, DUQUESA). O programa contou ainda com registos mais informais em formato de show-case no sábado, em que celebraram os 10 anos dos Just Under, e no domingo, com participação de Máquina, o projecto musical mais experimental do festival.

O Festival POR ESTAS BANDAS conseguiu mobilizar toda a região em torno da música portuguesa.

Nestes dois dias dedicados à música de produção independente, o evento atraiu a Cem soldos músicos de toda a região para encontrar os seus pares, o seu público, mas também os seus modelos de referência. O SCOCS renova assim o seu sentido de “serviço público”, reforçando o seu apoio na promoção da região e das suas práticas culturais.

+info em https://www.facebook.com/porestasbandas/?fref=ts

Fotografia – Filipe Cartaxo