2016 Bons Sons Festivais Notícias Reportagens

Bons Sons’16, do Fado ao Indie

Mais nomes se juntam ao extenso cartaz do BONS SONS 2016: a voz de Carminho, o Fandango de Luís Varatojo e Gabriel Gomes, Isaura como revelação, Da Chick no funk, as viagens etéreas dos Dear Telephone, o pós-rock épico dos Indignu [lat.] e a discoteca indie de Cláudia Duarte.

Filha de fadista sabe cantar. Carminho é dona de uma voz inconfundível, que tem emprestado o fado a novas sonoridades,, colaborando com artistas como Pablo Alborán, Milton Nascimento, Chico Buarque e Marisa Monte.

O Fandango de Luís Varatojo (Peste&Sida, A Naifa) e Gabriel Gomes (Sétima Legião, Madredeus) explora as sonoridades do acordeão e da guitarra portuguesa numa composição onde a electrónica comanda a acção e apela, obviamente, à dança.

Natural de Gouveia, Isaura tem arrebatado a rádio nacional com os temas “Useless” e “Change it” do seu EP de estreia, “Serendipity”, que lhe valeu nomeação como “Revelação” nos Portugal Festival Awards 2015.

Com paixão e frontalidade, Da Chick quer, pode e manda. Ela traz o funk da velha escola, o groove eterno da soul e salta ao balanço rítmico do disco sound, com um cocktail na mão.

Os Dear Telephone expressam uma carga dramática influenciada pelo cinema em composições duras e frugais. Depois do LP “Taxi Ballad” em 2013, as novas composições vão ser apresentadas nos concertos em 2016.

De Barcelos vêm os Indignu [lat.], sexteto pós-rock que apresenta um novo trabalho. “Ophelia” explora a bipolaridade humana, lembrando que as mais desconcertantes viagens ocorrem dentro de nós.

Cláudia Duarte como DJ mantém-se fiel à sua linha de música trespassada pelo indie, new wave, synthpop, electro e neodisco que faz dela residente no Lux, Musicbox, Casa Independente e Incógnito.

BONS SONS convida à participação

O voluntariado está na matriz identitária do BONS SONS e só com este contributo é possível realizar cada edição. Aos habitantes de Cem Soldos juntam-se cerca de 100 voluntários de todo o país que apoiam a aldeia e os visitantes durante os dias do festival, de modo a tornar a experiência mais acolhedora e facilitar a operacionalização e fluidez dos acontecimentos. A colaboração e o entusiasmo dos voluntários têm sido decisivos para fazer do BONS SONS um evento único.

As inscrições estão abertas e podem ser efectuadas na página bonssons.com/voluntarios até 31 de Maio.

Feira de Marroquinarias e Artesanato – mostra a tua arte!

Até 31 de Julho está também aberto o período de inscrição para a Feira de Marroquinarias e Artesanato, que traz à aldeia um colorido vibrante. Aos ofícios e mesteres juntam-se peças de coleccionadores, marroquinarias, antiguidades, roupas e diversas curiosidades.

As inscrições podem ser efectuadas na página bonssons.com/feira-de-marroquinarias até 31 de Maio.

A próxima edição do BONS SONS decorre de 12 a 15 de Agosto de 2016 em Cem Soldos, Tomar.

10 anos a VIVER A ALDEIA

CARTAZ 2016
Desbundixie, Deolinda, Kumpania Algazarra, Lula Pena, Danças Ocultas + Orquestra Filarmonia das Beiras, Joana Sá, Birds Are Indie, Sopa de Pedra, Lavoisier, D’Alva, Cristina Branco, Flak, Keep Razors Sharp, Golden Slumbers, Few Fingers, Grutera, Bonecos e Campaniça, Best Youth, Sensible Soccers, Pega Monstro, Les Crazy Coconuts, Alentejo cantado, Madalena Palmeirim e LODO.

+info em https://www.facebook.com/bonssons/?fref=ts