Festivais Moita Metal Fest Outros Reportagens

Moita Metal Fest’16, duas noites em boa companhia

Há 13 anos consecutivos que o Moita Metal Fest torna a Quinzena da Juventude da vila da Moita mais dinâmica, atractiva e coberta de um manto negro. Este facto deve-se à abertura que há nesta vila para se comemorar o Metal e à devoção e dedicação dos Swichtense, padrinhos do festival.

Este ano, o festival realiza-se nos dias 01 e 02 de Abril na, já conhecida, Sociedade Filarmónica Estrela Moitense. Para além de um culto ao metal e às sonoridades mais pesadas, este festival também é um festival solidário. Nos dias do festival vai haver recolha de donativos: as pessoas tanto podem contribuir com alimentos e roupa que irão ser distribuídas por instituições de solidariedade do Concelho da Moita como com ração para animais a favor da Associação dos Amigos dos Animais da Moita.

O conforto e o bom acolhimento também é algo porque primam, oferecendo um campismo indoor gratuito, situado a 100 metros do festival, no Pavilhão Desportivo Municipal, equipado com WC’s, água quente e segurança. Está aberto desde as 19h30 do dia 01 até às 12h do dia 03.

Este ano o festival aposta em 2 cabeças de cartaz internacionais: os suecos Entombed A.D. que tocam no primeiro dia e os alemães Tankard, que encerram a segunda noite e o festival.

Coberto por uma mistura dos estilos mais negros que passam pelo death metal, black metal, thrash, hardcore, metal, gore, grindcore e vão até ao punk, hard rock e rock, este ano o cartaz promete agradar a todos. Fazem parte do alinhamento do primeiro dia Hotkin, Sunya, Neoplasmah, For The Glory, Switchtense e Entombed A.D. e, do segundo, Mindtaker, Don’t Disturb My Circles, Martelo Negro, Ho Chi Minh, Grankapo, Dementia 13, WEB, Hills Have Eyes, Simbiose, Haemorrhage, The Parkisons e Tankard.

Relativamente à primeira noite convém destacar os Neoplamah, banda do Seixal com 15 anos de existência. A música deles cobre-se de um manto denso e obscuro de death metal cantado em feminino com um poder de voz de fazer inveja a muitos homens.

Os For The Glory, presença assídua no festival, são os seguintes a ocupar o palco com o seu hardcore poderoso e estonteante. Estes 4 rapazes prometem elevar pés e fazer pessoas serem arrastadas entre as cabeças da plateia numa bola de intensidade forte e brutal.

De seguida, os anfitriões Switchtense assumem a direcção da noite. Considerada para muitos a melhor banda portuguesa de metal ao vivo trazem, entre a bagagem, o novo álbum Flesh & Bones, sendo este o concerto do lançamento e apresentação ao público. Ânsia, energia e riffs magnéticos vão encher, certamente, a sala do festival.

Para terminar a noite, como cabeça de cartaz, os Entombed A.D. e um caminho de riffs inquietantes com uma bateria galopante para aconchegar o ouvido. Os suecos, com mais de 20  anos de existência vêm com uma vontade gigante de nos pôr a par do que se passa na sua terra mostrando um death metal melódico, corpulento e, como não poderia deixar de ser, pesado na sua essência.

Já com um formigueiro no corpo deixado pela primeira noite, na segunda noite cabe destacar a actuação dos Dementia 13. Este trio presta homenagem a bandas mais antigas de death metal e baseia as suas músicas em clássicos do cinema de terror. A inquietação será garantida.

Os Hills Have Eyes marcam também presença nesta noite. A banda de metalcore de Setúbal promete agitar almas e criar desordem entre a plateia. Trazem o seu mais recente trabalho – Antebellum – para apresentar.

De seguida, e para continuar num ritmo elevado de brutalidade, actuam os Simbiose. Banda que conta já 25 de existência, vai trazer caos e o novo trabalho lançado no ano passado – Trapped. O grindcore que os caracteriza vai, certamente, fazer voar muitos cabelos e pessoas.

Da vizinha Espanha vem uma brisa carregada de gore. Haemorrhage vão proporcionar um pico de adrenalina que vai bater no tecto do recinto e vão deixar no ar um aroma a sangue e destruição.

Para acalmar ligeiramente o ritmo cardíaco, um pouco de punk. Conhecidos pela atitude enérgica em palco, os The Parkinsons vêm deixar um rasto de loucura e ondas de punk deliciosas. Seremos reportados às origens deste estilo musical e lá iremos respirar durante 45 minutos.

Para terminar a segunda noite e o festival, chega-nos da Alemanha Tankard. Há 30 anos a espalhar o poder do thrash metal com nuvens de heavy metal, estes mestres do palco e da boa música, certamente que vão proporcionar o melhor encerramento possível a duas noites cobertas de densidade negra.

Saiam de casa e se for preciso atravessem o rio! Este festival valerá todo o tempo e dinheiro dispensados.

O bilhete para o dia 01 tem o preço de 12€ e o bilhete para o dia 02 custa 15€. Todos os bilhetes dão direito a uma cópia do novo CD de Switchtense – Flesh & Bones.

Horários:
Dia 01 de Abril

(Bilheteira: 19h00/Portas: 20h00)
20h30/21h00 – HOTKIN
21h15/21h45 – SUNYA
22h00/22h30 – NEOPLASMAH
22h45/23h15 – FOR THE GLORY
23h30/00h10 – SWITCHTENSE
00h30/01h30 – ENTOMBED A.D.

Dia 02 de Abril
(Bilheteira e Portas: 14h30)
15h00/15h30 – MINDTAKER
15h45/16h15 – DON’T DISTURB MY CIRCLES
16h30/17h00 – MARTELO NEGRO
17h15/17h45 – HO CHI MINH
18h00/18h30 – GRANKAPO
19h00/19h35 – DEMENTIA 13
19h50/20h25 – WEB
20h40/21h15 – HILLS HAVE EYES
21h30/22h05 – SIMBIOSE
22h20/23h05 – HAEMORRHAGE
23h20/00h05 – THE PARKINSONS
00h25/01h30 – TANKARD

moita-metal-fest-2016-cartaz-1024

+info em www.moitametalfest.com

Texto – Eliana Berto