2016 Bons Sons Festivais Notícias Reportagens

Bons Sons’16, mais 7 nomes em torno de Guitarras, Violas, Vozes e Bonecos

A celebrar 10 anos, o BONS SONS mantém a sua matriz original: a apresentação de projectos sonoros nacionais de diferentes estilos e influências que varrem o espectro musical. A provar isso mesmo estão as novas 7 confirmações para a edição de 2016, de artistas emergentes a consagrados, todos com trabalho actual: Cristina Branco, Flak, Keep Razors Sharp, Golden Slumbers, Few Fingers, Grutera e Bonecos e Campaniça.

CRISTINA BRANCO
Uma voz única que empresta ao Fado letras de poetas eternos mas pouco habituais neste registo. Acompanhada por compositores e músicos de excelência, é um dos grandes nomes da música em Portugal que estará presente no BONS SONS 2016.

FLAK
Compositor e guitarra fundadora dos Rádio Macau e dos Micro Audio Waves, vai apresentar músicas que abrangem as diversas fases do seu percurso, incluindo temas seus a solo, outros para os quais contribuiu com o seu talento e algumas composições novas.

KEEP RAZORS SHARP
Oscilam no campo do psicadelismo, shoegaze e pós-rock, e com dois singles do seu álbum de estreia homónimo em sucesso radiofónico serão uma das fortes atracções do BONS SONS.

GOLDEN SLUMBERS
Projecto das irmãs Falcão, é uma das revelações nacionais, tendo estado nomeado para melhor actuação no IFA2016. As harmonias vocais dão substância ao entardecer folk que não se furta às influências de Simon & Garfunkel ou Fleetwood Mac.

FEW FINGERS
Nascidos do Leiria Calling, as suas canções simples e despretensiosas, embaladas pela lap steel guitar, vão dar a conhecer as suas composições de legado folk e escola indie. Mas esta não é a sua primeira vez em Cem Soldos – o vídeo do single “Our Own Holidays” foi gravado na aldeia do BONS SONS.

GRUTERA
Tem criado um burburinho na imprensa nacional pela sua peculiar abordagem à guitarra. Os locais que escolhe para a tocar, o Túnel das Barricas da Herdade do Esporão ou o Mosteiro de Santa Maria de Cós, dão-lhe uma identidade diferente. Estamos curiosos para saber a que soa quando tocada na aldeia.

BONECOS E CAMPANIÇA
Juntam o teatro de marionetas à música da viola campaniça. Os bonecos ganham vida ao som das composições do instrumento português, numa dramaturgia que cativa o sorriso e desperta o imaginário fundado nos detalhes da cultura portuguesa.

O BONS SONS 2015 recebeu dois Prémios no Iberian Festival Awards, evento promovido pela Associação Portuguesa de Festivais de Música que distingue os melhores festivais realizados na Península Ibérica, nas categorias de Melhor Festival de Tamanho Médio e Melhor Contribuição para a Sustentabilidade, e foi ainda escolhido como finalista em outras 7 categorias, tendo sido o Festival mais nomeado nesta edição.

A próxima edição do BONS SONS decorre de 12 a 15 de Agosto de 2016 em Cem Soldos, Tomar. 10 anos a VIVER A ALDEIA

Mais informação em http://www.bonssons.com/