Notícias

Forgotten Tomb, OvO e Phantom Vision confirmados no SMSF 2016

Rotting Christ, Sinister, Bizarra Locomotiva, Cripple Bastards, Allen Halloween, Mata Ratos, Spiritual Front, IXXI, Caronte, Decayed, Harakiri for the Sky, Atila, Amulet, Empty, Aramaic, Trepid Elucidation.

A estes acrescem os italianos Forgotten Tomb, OvO e Extirpation, os portugueses Phantom Vision, Bleeding Display, Vizir e M.I.L.F., e os espanhóis Celtibeerian, com black, thrash, death e um odor a putrefacção gore exaltada com clássicos góticos.

Surgidos na descendente do black metal, os italianos Forgotten Tomb incorporaram uma onda que revitalizou o género com a devida sujeira, desviando-se dos caminhos mais adornados e limpos. O sangue, já putrefacto, que serviria de base para o negrume com que Herr Morbid se rodearia, que está agora solene, quase ponderado — mas o odor dissipará dúvidas. Levem o vosso melhor estômago para Beja.

Diferentes, pelo seu lado, os OvO são tudo e nada, encaixam em todo o lado e em lado algum, escurecem os dias e são um clarão de noite. Cruzando linguagens que vão desde o punk ao metal, com um groove em catadupa pelo set de bateria simplificado, a dupla canaliza um tribalismo cerimonial e mórbido ao ponto de hipnose. Os discípulos de Darkthrone que poderíamos pedir, os milaneses Extirpation abrem jogo no nome: black metal do mais podre e sujo que poderão ouvir. Cuidado com os salpicos na primeira fila.

Na frente ibérica, os já decanos Phantom Vision canalizam as nuances menos coloridas do post-punk em harmonias de sintetizadores e balanços de baixos em retalho com ritmos pop, aludindo a uma realidade sonhada e disforme.

Com eles, e não menos clássicos em Portugal, vêm os Bleeding Display, exemplo do melhor death que por cá se fez; os grinders Vizir, que trazem garantias de impropérios em sucessão gore, e contarão com a ajuda dos M.I.L.F. nessa frente. A estes acrescem os espanhóis Celtibeerian, cujo sangue no álcool serve de propulsor para o folk metal mais festivo e contagiante que se poderia desejar para destilar abusos.

O SMSF 2016 decorre no Parque de Merendas de Beja de 9 a 11 de Junho. Os bilhetes, à venda no site www.smsf-portugal.net, estão em desconto até dia 31 de Janeiro, custando o ingresso para os três dias 12 euros e o pack especial 20 euros.

smsf-beja-junho2016-cartaz-1024a

Mais informação também em https://www.facebook.com/santamariasummerfest