Outros Eventos Portugal Festival Awards'15 Reportagens

Vodafone Paredes de Coura em destaque no Portugal Festival Awards

Ontem à noite o Cinema S. Jorge em Lisboa foi o espaço anfitrião da 3ª edição do Portugal Festival Awards. Uma sala esgotada onde cerca de 300 lugares estavam destinados aos nomeados, e os restantes a imprensa, músicos e fãs, onde não faltou também a equipa de auditoria dos prémios. As 18 categorias dos prémios são mais que suficientes para encherem o S. Jorge a uma 3ª feira à noite.

A animação e apresentação ficaram a cargo dos apresentadores da MTV Portugal, Diogo Dias e Luísa Barbosa, que o fizeram com bastante descontracção e algum humor. De realçar o magnifico acompanhamento da West European Symphony Orchestra, com as bandas que actuaram ao longo da cerimónia, Golden Slumbers, Thunder & Co., Duquesa, Da Chick e Isaura.

Os grandes vencedores da noite foram os festivais que se localizam nas margens de dois rios, do Tejo e do Coura. O NOS ALIVE e o Vodafone Paredes de Coura tiveram 4 Galos cada um, o que significa que em quantidade ficaram equiparados. Contudo, as duas categorias mais importantes, Melhor Festival de Grande Dimensão e Melhor Cartaz foram para o Minho, quebrando assim as duas edições anteriores em que o NOS ALIVE levou para casa os Galos destas categorias. João Carvalho (promotor do Vodafone Paredes de Coura) não se coibiu de dizer “é justo” as 4 vezes que subiu ao palco para receber também os prémios para Melhor Campismo e Melhor Festival Não Urbano. Acrescentou ainda que, foi a resiliência de um grupo de amigos que fez com que o Festival de Paredes de Coura exista há 23 anos e que tenha neste momento um grande reconhecimento no meio. Nem mesmo as dívidas que contraíram nem os bens pessoais penhorados os fizeram desistir.

20151117 - Portugal Festival Awards 2015 @ Cinema São Jorge (Lisboa)

O NOS ALIVE viu reconhecido o impacto que tem no Turismo, pela diversidade de nacionalidades que consegue ter no festival e que têm aumentado em cada edição. Melhor Contribuição para o Turismo e Melhor Comunicação, dois dos prémios com forte impacto directo e indirecto no desenvolvimento económico do país e da cidade. O prémio de Melhor Festival Urbano foi igualmente para o Passeio Marítimo de Algés, bem como o de Melhor WC.

20151117 - Portugal Festival Awards 2015 @ Cinema São Jorge (Lisboa)

Quanto aos prémios atribuídos aos artistas em competição, os Diabo na Cruz levaram para casa o prémio de Melhor Actuação Ao Vivo – Artista Nacional by Antena3 e fizeram questão de levar a equipa toda com eles para o palco! Nuno Calado da Antena3 entregou o prémio de Melhor Actuação ao Vivo – Artista Revelação by Antena3 a Da Chik, o qual foi recebido com um agradecimento efusivo pela Teresa de Sousa.

Entre a variedade de bebidas alcoólicas e energéticas que patrocinaram este evento, ficou a faltar a mais popular (inofensiva e barata) – a cerveja, claro!

Um convívio entre artistas e imprensa, promotores e agentes, marcas … e marcas! Enquanto esperemos pela 4ª Edição do PFA 2016, iremos certamente ouvir muita e boa musica portuguesa.

A lista dos vencedores:

FESTIVAL MAIS SUSTENTÁVEL – Andanças
MELHOR COMUNICAÇÃO – NOS ALIVE
MELHOR FESTIVAL ACADÉMICO – Queima das Fitas de Coimbra
CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO – NOS ALIVE
MELHOR FESTIVAL NÃO URBANO – Vodafone Paredes de Coura
MELHOR FESTIVAL URBANO – NOS ALIVE
MELHOR MICRO FESTIVAL – Indie Music Fest
MELHOR CAMPISMO – Vodafone Paredes de Coura
MELHOR WC – NOS ALIVE
MELHOR ATUAÇÃO AO VIVO — ARTISTA INTERNACIONAL BY FUEL – MUSE
MELHOR FESTIVAL DE PEQUENA DIMENSÃO – Milhões de Festa
MELHOR ACTIVAÇÃO DE MARCA – Vodafone
MELHOR ATUAÇÃO ARTISTA NACIONAL BY ANTENA 3 – Diabo na Cruz
CONTRIBUIÇÃO PARA A DIVULGAÇÃO DE MÚSICA PORTUGUESA – NOS em D’Bandada
MELHOR FESTIVAL DE MÉDIA DIMENSÃO – Bons Sons
MELHOR ATUAÇÃO AO VIVO ARTISTA REVELAÇÃO BY ANTENA – Da Chick
MELHOR CARTAZ – Vodafone Paredes de Coura
MELHOR FESTIVAL DE GRANDE DIMENSÃO – Vodafone Paredes de Coura

Galeria de fotografias Portugal Festival Awards

 

Texto – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa