Opinião Reviews

Bússola, o EP Homónimo

Bússola é como se chama o EP de estreia dos… Bússola. Nele, a banda de Leiria dá-nos a ouvir um conjunto de cinco canções que casam bem com a chegada do outono: letras reflexivas sobre composições de cariz melancólico e contemplativo.

Capa Bússola

Num registo acústico de toada “folky”, que é fornecida pela guitarra de Pedro Santos e escoltada por contrabaixo, acordeão e bateria – tocada sobretudo com vassouras – a que acrescem backing vocals, arranjos de guitarra elétrica e, mais esporadicamente, de banjo ou outros instrumentos de cordas (sintetizados?), o quarteto leiriense não deixa de piscar o olho à corrente mais pop da música indie, que de resto se tem mostrado muita vivaz na cidade do Lis, nos anos recentes.

A voz do líder dos Bússola demonstra uma apreciável solidez dentro dos moldes intimistas em que o fonograma se situa e é caracterizada por um sotaque (escocês ?) que acentua o tom confessional da literatura proposta. Falsetos e “rosnares grungy” também fazem parte dos recursos vocais de Pedro Santos.

Com tendência para “momentos de crescendo e êxtase” (Come Home e The End of Time), que por vezes lembram Coldplay, e mostrando aqui e ali rasgos inesperados, como os “bends” de guitarra bluesianos em Uneasy, os Bússola mostram argumentos e originalidade suficientes para que se aguarde com curiosidade trabalhos futuros.

Texto – Pedro Raimundo
Foto (Capa) – Ricardo Graça