2015 Festivais Jameson Urban Routes Notícias Reportagens

Cartaz Fechado no Jameson Urban Routes 2015

Será seguramente muito feliz o regresso de EL GUINCHO ao Musicbox, a 23 de Outubro no Jameson Urban Routes. A data será a primeira apresentação ao vivo do novíssimo “HiperAsia”, o quarto disco a ser editado mundialmente em finais de Outubro. Destaque ainda para as participações de HOLY NOTHING (também em estreia com novo disco), XINOBI em formato banda, RICARDO REMÉDIO, CAVE STORY, THE SUNFLOWERS, HYENAH, BABAZ FOX, NUNEX, FAMIFOX, GUSTAVO, BLASTAH e, finalmente, o equatoriano NICOLA CRUZ, em estreia absoluta em Portugal.

Os bilhetes diários (€14) e o passe geral (€45) podem ser adquiridos na bilheteira online e locais habituais.

el-guincho-jur2015

“HiperAsia” é o aguardado quarto disco de originais de Pablo Diaz-Reixa, mais conhecido por El Guincho, internacionalmente aclamado pelo brilhante “Pop Negro” e o tropical “Alegranza”. Com edição mundial marcada para Outubro, o novo longa duração será ponto de partida para o regresso do espanhol a Lisboa e ao Musicbox, onde protagonizou um dos mais memoráveis concertos da história do clube.

https://soundcloud.com/mistletone/el-guincho-mis-hits

“HiperAsia”, e seguramente alguns dos mais carismáticos temas da carreira de El Guincho vão ecoar pela cidade a 23 de Outubro, no mesmo dia em que os Holy Nothing mostram “Hypertext”, disco de membranas rock’n’roll, mas com várias idas à fonte da música electrónica-mexe-a-anca. Um registo muito interessante e que merecerá toda a atenção nos próximos meses.

Xinobi é, ao dias de hoje, um dos mais reconhecidos produtores e djs portugueses no plano internacional. Da sua mão saíram edições para a Ministry of Sound, Work It Baby, Nurvous e claro na sua, cada vez mais exportada, Discotexas. Um caminho que teria de desembocar, necessariamente, em “1975”. O disco de estreia, lançado em 2014, é legado assumido no universo da música de dança celebrativa, tocando os espectros menos óbvios do house, disco, funk e pop. O palco do Musicbox é muito familiar a Xinobi mas desta vez será encarado em formato banda.

Noite de explosão, t-shirts dos Sonic Youth e piropos a Kathleen Hanna, esta de 31 de Outubro, graças à estreia nacional dos muito aguardados LA FEMME, esse grão-mestre do electro-rock europeu. Nota ainda para The Sunflowers, duo bombo Vs pedaleira de efeitos personificado por Brandão (bateria) e Jesus (guitarra e voz). A seguir com atenção.

Ricardo Remédio é o nome que faltava à programação de 31 de Outubro, essa onde haverá uma batalha voodoo entre Sunns & Jerusalem in M Heart discutida, taco-a-taco, com HHY & The Macumbas e mediada por um dos monstros do drone nacional. Ricardo Remédio apresenta novo disco, nova imagem, nova dimensão ao espectro denso e negro da sua música. A experiência de horizontes que se abrem e nos puxam para o outro lado acontece no último dia do festival.

A programação de concertos fecha-se com Cave Story, encarregues do arranque do festival, a 22 de Outubro, num dia de acesso livre dedicado à mostra de projectos emergentes da música portuguesa. Os concertos terão transmissão live através da plataforma Tradiio.

Na vertente clubbing, o Jameson Urban Routes volta a trazer os ritmos da música de dança dos bairros de Lisboa, aqui assumidos por Babaz Fox, Nunex e Famifox da Príncipe Discos (23 de Outubro). No mesmo dia, actua o equatoriano Nicola Cruz, figura de romance, cada vez mais uma certeza na vaga world bass.

Em estreia no nosso país, Hyenah (30 de Outubro), produtor mistério que não se dá a conhecer naquele velho statement de que o que interessa é a música. É o caso. A música de Hyenah é uma brilhante e fresca pescaria que aponta o house a África e, no bom jeito dos anos 2000, acrescenta um brilho especial, que mais parece marmelada em café da manhã. Perfeito para o baile, perfeito para o engate.

A fechar as noites de 24 e 31 de Outubro, respetivamente, Gustavo, e Blastah.

CARTAZ COMPLETO:

22 OUTUBRO

22H30
Cave Story
Pega Monstro
Galgo

01H30
Pilooski
Magazino

23 OUTUBRO

22H30
Holy Nothing
El Guincho

01H30
Nicola Cruz
Babaz Foz + Nunex e Famifox

24 OUTUBRO

22H30
Inga Copeland
Paus

01H30
Andy Stott
Gustavo

30 OUTUBRO

22H30
The Sunflowers
La Femme
Xinobi (Live)

02H30
Hyenah

31 OUTUBRO

22H30
Ricardo Remédio
HHY & The Macumbas
Suuns & Jerusalem in my Heart

02H30
RP Boo
Blastah

Mais informação em:
Website – http://www.musicboxlisboa.com/jameson-urban-routes-2015/
Facebook – https://www.facebook.com/JamesonUrbanRoutes?fref=ts