Backstage

Sleep’em’All, o glamping dos Festivais de Música

No último dia do Festival NOS Alive, fomos visitar o glamping Sleep’em’All. Neste festival o espaço está inserido no Parque de Campismo do Monsanto, mas poderia estar noutro local qualquer, desde que seja perto do recinto do festival. A responsável pela empresa, Elisete Silva, apresentou-nos o espaço, falou um pouco do passado e do futuro deste conceito inovador de campismo.

Este é o 3º ano de trabalho da Sleep’em’All, e ao que parece é para continuar por muitos e bons anos. Os festivais em Portugal já são muitos, mas a aposta internacional é aliciante e com os parceiros certos corre ainda melhor. França é o país por excelência onde a Sleep’em’All se está a expandir, este foi o 2º ano que estiveram no festival “Les Vieilles Charrues” na Bretanha (16 a 19 de Julho). Com uma equipa de 12 pessoas, metade seguiu rumo a Sines (Festival Músicas do Mundo 2015) e os restantes estiveram com Elisete na Bretanha. O bom funcionamento da logística é o segredo do sucesso, e isso é possível com as parcerias certas.

Em Monsanto a Sleep’em’All teve “casa cheia”, com cerca de 226 festivaleiros. Os países de proveniência são bastante diversificados, entre Turquia, Suíça, Estados Unidos (Los Angeles), Malta, Austrália, Irlanda, Suécia, e claro a vizinha Espanha. O alojamento em si, na maioria dos festivais, é também ele diversificado havendo para todos os gostos e todas as carteiras, Quibis (2 pax), Tipis (6 pax e 4 pax), Caravana Gypsi (2 pax), e as novidades deste ano, a Tenda Circo (2 pax) e a Bell Tent (4 pax). Serviços de recepção 24hs com um simpático welcome-drink, wc´s com água quente e limpeza permanente, espaço lounge com sombras e puffs confortáveis para dormitar antes do regresso aos concertos. De ano para ano a Sleep’em’All vai aprimorando na decoração e na sinalética, mimando assim os seus clientes introduzindo detalhes de conforto (cozinha comunitária, kit pique-nique, fruta, etc.) .

Conversámos com um grupo de jovens suíços, que vieram a Portugal e somente para o Festival NOS Alive. Descobriram a Sleep’em’All na internet e adquiriram o pacote completo, passe 3 dias + alojamento 5 noites por uma quantia verdadeiramente atractiva. O ambiente no acampamento estava bastante descontraído, e devemos confessar-vos que nos apetecia ter ficado um bocado a “lagartar”, mas os concertos estavam à nossa espera.

Os próximos festivais onde estará a Sleep’em’All serão o Vagos Open Air 2015, já nos próximos dias 7, 8 e 9 de Agosto, o Reggae Sun Ska 2015 (França) também de dia 7 a 9 de Agosto, o Vodadone Paredes de Coura de 19 a 22 do mesmo mês, e para acabar Agosto em grande, de 27 a 29 na Valada do Ribatejo com o Reverence Festival. O espaço Sleep’em’All é sempre montado antes do início do festival, para os festivaleiros se poderem instalar tranquilamente e disfrutarem das excelentes instalações.

Caso a Sleep’em’All lhe tenha causado curiosidade, e quiser acompanhar os restantes eventos onde esta equipa estará instalada, pode consultar toda a informação em http://www.sleep-em-all.com/pt/eventos/ .

Texto – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa