2015 Concertos Festivais Reportagens Reverence

White Hills, Os que vivem duas vezes

Linhas oblíquas. Três finas linhas pretas projectadas sobre um fundo vermelho. Um baixo transparente, como prótese, de Ego Sensation e um longo par de calças escarlate com remate à boca-de-sino. A camisa e calças pretas de Dave W. e a t-shirt de riscas desalinhadas do baterista. O primeiro plano, no palco, o segundo, na tela. E no entanto é como de um só corpo se tratasse e com um único objectivo – hipnotizar e atrair o público para o universo muito particular de White Hills. Evocações, chamamentos longínquos como que a fazer-nos lembrar o tema – Let The Right One In.

Continuemos, talvez por largos vórtices ainda, no domínio convocatório que as imagens exercem. Não necessitamos, tal como a personagem de Tom Hiddleston (Adam) no mais recente filme de Jim Jarmusch, Only Lovers Left Alive, de conhecê-los para reconhecer na banda Nova-iorquina a capacidade evocatória das imagens, sejam elas do passado (e quantas há da edição anterior do Reverence Valada), sejam do presente e de um futuro próximo (27, 28 e 29 de Agosto), com a serpente a anunciar mais uma catrefada de bandas para a edição deste ano. Visions Of The Past, Present And Future que durante hora e meia os White Hills, juntamente com Los Saguaros, na primeira parte, e os Djs Tiago Castro e Ana Farinha apresentaram, na passada Quinta-feira, durante a warm-up party.

Há densidade e, ao mesmo tempo, pontos de fuga. Sob as linhas carregadas do baixo, associadas ao correr desenfreado da guitarra em distorção ou sem ela e com bateria a acompanhar ou em contragolpe são engendrados diferentes planos – close-ups, planos sequência ou contrapicados precisos. O foco é diverso. Os momentos acumulam-se. Agarram-nos, largam-nos. Agarram-nos, largam-nos. O corpo acompanha-os, na medida do possível, ora numa espécie de convulsões minimais ora flutuando sobre a sala do Musicbox. Há muito que White Hills deixou de se confinar a um só estilo, se é que alguma vez se pôde exercer tamanha amputação. São psicadélicos, são rock, são kraut, são potência sónica, são groove intenso e destemido. O novo álbum – Walks for Motorists (2015) – é prova insofismável do respectivo poder criativo e temas como We Are What You Are, Wanderlust e Lead the Way meros argumentos que o comprovam. Com Dave W. e Ego um tema não é só um tema. A capacidade que encontram em cravar uma torção sonora, em pontuar cada segmento com ligeiras, ou nem tanto, alterações rítmicas confirma que, independentemente do rumo que a banda queira seguir, este será feito na diversidade, sem nunca comprometer o que testemunha a sua originalidade.

Regressemos ao universo dos amantes, já não o de Adam e Eve, antes ao de Madelaine/Judy e Scott em Vertigo – A mulher que viveu duas vezes, e acreditar no poder da rematerialização. O do Reverence e de bandas como White Hills está garantido. Como espectadores, enquanto houver concertos assim, o nosso também.

[Fotos de White Hills]

[Fotos de Los Saguaros]

Texto – João Castro
Fotografia – Valentina Ernö (Silvana Delgado)
Promotor – Reverence Valada