Notícias

Lamiré | Sons da Rua em Palco volta a reunir músicos com talento que tocam na rua

[Lamiré | Significado: Sinal para começar alguma coisa. Origem: Trata-se da forma aglutinada da expressão “lá, mi, ré”, que designa o diapasão, instrumento usado na afinação de instrumentos ou vozes; a partir deste significado, a expressão foi-se fixando como palavra autónoma com significação própria, designando qualquer sinal que dê começo a uma actividade. cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa].

Lamiré – Sons da Rua em Palco é um evento musical que reúne em palco músicos que tocam na rua, em Portugal. No nosso dia-a-dia, e nos principais centros urbanos, tropeçamos de forma contínua com músicos de rua que reclamam a nossa atenção. De passo acelerado, de telemóvel na mão, relegamos e, muitas das vezes, ajuizamos, de forma menos abonatória, uma diversidade e realidade culturais às quais não dispensamos o devido tempo. No Lamiré, esses mesmos músicos serão deslocados da rua para um palco onde terão luzes e amplificadores (se assim o desejarem). Mas mais importante do que isso: terão público. Público este que, desta vez, abrandará o seu ritmo e irá parar para os ouvir tocar numa sala de concertos onde, por uma noite, os músicos de rua serão os protagonistas.

Fotos do Lamire 2014

Os objectivos deste nobre evento é apoiar e divulgar a produção musical de músicos que fazem da rua o seu palco e que vivem paralelamente afastados da indústria musical. Muitos tocam na rua apenas por prazer, outros para ensaiar, outros como forma de reivindicação e muitos como forma de sobrevivência. São músicos sem luzes, sem cenário, sem amplificadores, a maioria das vezes olhados com distância por quem os sente ocupar um local que é de todos: a rua. Pretende-se promover uma aproximação entre o transeunte e o músico de rua incentivando assim um olhar mais atento à volta da paisagem sonora que nos rodeia.

Eventos semelhantes acontecem em diversas capitais do mundo e com grande historial na área: Cairo, Madrid, Nova Iorque, Kingston. Muitos músicos que tocaram na rua acabam por fazer depois um percurso assinalável na indústria musical. Em Portugal temos, por exemplo, o caso paradigmático de Jorge Palma. O contributo musical dos músicos de rua para a história da música é imensurável: rock steady, ska, reggae, a figura do disc-jockey (DJ) e do mestre de
cerimónia (MC), entre outras manifestações.

No Lamiré serão apresentados 5 projectos musicais (individual ou grupo). Cada intervenção terá a duração de 30 minutos. A selecção é feita pela direcção artística do evento que fará uma procura exaustiva pelas ruas das grandes cidades portuguesas. Esta selecção será apoiada pela intervenção da sociedade civil que, através da plataforma do Facebook (https://www.facebook.com/lamiresonsdaruaempalco), irá mapear projectos que considerem ter qualidade musical para integrar o evento. Será feito um pedido público para fotografarem ou gravarem um vídeo com o projecto musical de rua, em questão, e identificarem a localização geográfica do mesmo. Deslocar-nos-emos ao local para assistir ao concerto “ao vivo” e convidarmos o músico, se acharmos conveniente, para estar presente no Lamiré.

Queremos chegar ao público das grandes cidades, frequentadores de uma rotina diária (circuitos: trabalho-casa-trabalho; trabalho-lazer-casa) mas pouco disponíveis para usufruir deste ambiente cosmopolita das nossas ruas. Através da iniciativa do Facebook chegaremos a um público mais diversificado e disponível para olhar e ouvir o “Outro” ao ponto de recomendá-lo para o evento.

A direcção artística do evento está a cargo de Cláudia Camacho, directora da AntiFrame – Arts and Cultural Management, e de António Nunes, mais conhecido por El Fuser, DJ residente há 6 anos no mítico club Tendinha dos Clérigos, no Porto, e um dos organizadores do Festival Termómetro. Na direcção técnica encontra-se Peter de Cuyper que conta com a colaboração do staff do Teatro/Sala de Concertos de acolhimento.

É com orgulho que dizemos que o Música em DX nasceu com o Lamire há cerca de um ano, facto que pode ser testemunhado na reportagem que fizemos na altura. Está disponível em https://www.musicaemdx.pt/category/reportagens/festivais/lamire/

Mais informação em
Facebook Lamiré | Sons da Rua em Palco – https://www.facebook.com/lamiresonsdaruaempalco?fref=ts
Evento Música em DX – https://www.musicaemdx.pt/events/20150425-lamire-2015-sons-rua-palco/

Fonte – Lamiré | Sons da Rua em Palco.