Concertos Reportagens

À mesa com o Tio e Lavoisier

6ªfeira, 27 de Fevereiro, 20h30. Chegámos a Torres Vedras para fazer a reportagem do concerto de Tio Rex e Lavoisier que iniciaria às 22h.

Ainda não tínhamos jantado, tratámos rapidamente de procurar um local. Já perto da Praça do Munícipio onde fica a Transforma Caixa – local dos concertos promovidos pela Transforma – cruzamos-nos com o Ricardo (Transforma), comentamos com ele que iríamos jantar e que de seguida lá estaríamos na Caixa para o inicio dos concertos da noite. O Ricardo prontamente nos convida para nos juntarmos a ele e aos artistas, que iriam precisamente fazer o mesmo naquela altura.

Chegados ao local do jantar, encontramos o Tio Rex e a Marta, a Patrícia e o Roberto. Precisamente, os artistas das bandas Tio Rex e Lavoisier. Tio Rex e Marta um pouco mais tímidos, a Patrícia, o Roberto e o Ricardo os mais extrovertidos. O tema de conversa era “a experiência de se ser  português lá fora”. Lavoisier dominavam a partilha de experiências. Natural, tinham muitas histórias por contar pelo facto de terem vivido alguns anos em Berlim. Rapidamente se passou para outros assuntos, e a certeza de que independentemente de mal nos conhecermos teríamos muita conversa para umas horas bem passadas.

Com o aproximar da hora marcada, cada um de nós organizava-se para o que vinha a seguir. Uma belíssima noite de música. A hora já marcava o ponto, e a sala não estava sequer a metade. Não se compreendia. Preço muito barato para se ouvir em registo intimista 2 a 3 horas de música portuguesa. Ali, lado a lado com os artistas. Quase que como se nunca tivéssemos saído da mesa de jantar, e quem chegasse se fosse sentando ao pé de nós.

Começa Tio Rex, um jovem setubalense de muito talento, que à conta das suas histórias vividas, umas mais recentes, outras nem tanto, compôs os temas que dão forma ao EP “Monstros” que anda a mostrar na estrada desde Outubro do ano passado. Ouvimos estes temas, e também outros do álbum “Preaching to a Choir of Friends and Family” de Abril de 2013. A lindissma voz da Marta Banza ajuda a completar a composição dos temas, e a sua mestria nas artes ajudam na produção gráfica dos trabalhos de Tio Rex.

O químico Antoine Lavoisier acreditava que “Na natureza nada se perde, nada se cria tudo se transforma”.

Esta é a base de trabalho da Patrícia e do Roberto, precisamente, os Lavoisier, que se seguiram a Tio Rex. Jovem casal radicado à muitos anos na Alemanha, em Berlim, que entre a Música e o Teatro, Portugal e a Alemanha, usam da típica saudade portuguesa para criar este projecto onde, à voz de Patricia e à guitarra de Roberto, recriam novas versões de temas populares portugueses ou brasileiros.

“Maria Faia” ou “Senhora do Almurtão” (Zeca Afonso), “A machadinha” ou “Alecrim”, ou também “O Pato” de Caetano Veloso, são alguns dos temas que se podem ouvir no EP “De Eus para MIM num FA​(​R​)​DO de Alecrim Durme Sra. do Almortão” lançado em Fevereiro do ano passado ou ainda no album “Lavoisier” lançado em Janeiro de 2012.

Queremos acreditar que a falta de uma Transforma Caixa repleta de público foi fruto da distracção de quem deixou passar Tio Rex e Lavoisier por Torres Vedras sem os ver. São dois projectos diferentes, mas riquíssimos culturalmente e em talento. À parte disso, compostos por jovens bem dispostos que proporcionaram aos que tiveram com eles uma grande noite, íntima, de música.

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa
Promotor – Transforma