Concertos Reportagens

PAUS abrem Ciclo de Concertos Transforma

A banda de Joaquim Albergaria, Hélio Morais, Makoto Yagyu e Fábio Jevelim abriu da melhor forma o Ciclo de Concertos Transforma AC em Torres Vedras.

Como já começa a ser hábito nos concertos TRANSFORMA – o Festival Summer Jammin é uma forte referência do verão que agora terminou – o local de realização destes concertos é sempre num cenário diferente do habitual. No caso deste Ciclo, o cenário escolhido é um armazém no centro da cidade de Torres Vedras, que para além de ter o espaço necessário para receber os fãs das bandas, oferece também uma acústica diferente da habitual e “em bom”.

No caso dos PAUS estes aspecto é de especial importância uma vez que fazem da já conhecida bateria siamesa – dominada pelo Joaquim Albergaria e pelo Hélio – um dos pontos centrais da sua música, sempre acompanhada de forma excelente pelas cordas e teclados do Makoto e do Fábio.

Embora a primeira noite de concertos Ciclo Transforma não tivesse “casa cheia”, foi uma noite de casa “bem composta”, com verdadeiros (mas inicialmente muito tímidos) fãs de PAUS. A banda também se apresentou “em casa”, de forma descontraída, sempre a puxar pelo público presente como é sua característica, e a homenagear (merecidamente) “parodiando” com Ricardo Dias da Transforma “elegendo-o” como futuro vereador de cultura da CM Torres Vedras.

“Primeira” a começar (what else?), “Muito mais gente”, “Mete as mãos à boca” e “Cume” para “acordar”, “Bandeira branca” ou o inevitável “Deixa-me ser”, foram temas que estiveram obrigatoriamente presentes em Torres Vedras, antecedendo o concerto de dia 11 de Outubro na Casa da Música (Porto) e uma digressão pelo norte da Europa com sete concertos na Holanda e outro concerto a finalizar na Bélgica uma autêntica maratona de mais nove concertos em onze dias.

Alinhamento completo do concerto:
– Primeira
– Corta Vazas
– Mudo e Surdo
– Muito Mais Gente
– Cume
– Bandeira Branca
– Deixa-me Ser
– Clarão
– Lingua Franca
– Mete as Mãos
– Cauda Turca
– Pelo Pulso

Mais uma vez a Transforma está de parabéns, não só pela organização deste ciclo específico de concertos, mas especialmente pelo conjunto de eventos culturais que vão acontecer em Torres Vedras até dia 11 de Outubro. Mais informação em CICLO Transforma.

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa
Evento – CICLO Transforma
Promotor – Transforma