O som do mar serviu na perfeição para acompanhar em uníssono Samuel Úria, a eléctrica, a acústica, e o Banjo, na sua passagem pelo Summer Jammin em Santa Cruz.
O burburinho nas filas da frente era sobre “as meias e os sapatos” dele. Que afinal se apresenta sem meias e sem fato e gravata. Samuel Úria vem vestido à ocasião de praia.
Das ramagens verdes salta “Ao Tom dela”, que nos é apresentado como a terra do interior natal, a contrastar Santa Cruz a terra de mar.
Com pouca timidez e uma proximidade com os “passengers” da nave que estava muito acolhedora, seguiu determinado com a eléctrica e com “Essa voz” (dele), e na marca histórica de “Something” (1969) trasladada para português “Algo”. O Banjo entra cena, criando os
acordes das pedras cantantes do “Espalha Brasas” do último CD“O Grande Medo do Pequeno Mundo”, tão justamente apreciado pela crítica.
“Para ninguém”, que dedica a si mesmo como um músico solitário mas não só, pois neste momento já tinha a nave como cúmplice da sua simplicidade e humanidade (gigante).
Recuperado do negro do grunge de Seatlle, por volta 1994, “Tema triste” fala sobre o cinzento e o triste da dura adolescência, essa espécie de limbo cruel por onde todos nós passámos (já?).
“Não arrastes o meu caixão”, que apesar do esforço do cantautor, não deixámos de sentir a falta dos restantes “pistoleiros” (acordeão e órgão) que fazem com que este tema seja um dos melhores temas do seu 1o CD “Nem lhe Tocava”. Seguiram “Má poesia feia” (do CD “A
Descondecoração de Samuel Úria, 2010) e “Lenço Enxuto” dueto com Manuel Cruz, em que Samuel minimiza o impacto das ausências, da voz e dos instrumentos, e da eléctrica que fica sem uma corda.
A eléctrica teimosa continua com o moleque “Teimoso” e é acompanhada pelo coro do público no refrão. Seguiu “Em caso de fogo”, música baseada no texto homónimo de António Pocinho, e já quase a chegar ao final a acústica acompanha a eléctrica e perde também uma corda.
Samuel Úria continua, e “para que o tempo não gangrene” remata com “Barbarella e Barba Rala”.
Samuel acabou o concerto, agradeceu os aplausos calorosos que durante o concerto ouviu, deixou a eléctrica, a acústica e o banjo no palco, desceu e veio conversar com o público. E nós ficámos com ele, e na envolvência da sua simplicidade (gigante).
Em Bruto (EP, 2008)
Nem lhe Tocava (CD, 2009)
A Descondecoração de Samuel Úria (CD, 2010)
O Grande Medo do Pequeno Mundo (CD, 2013)
Texto – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa
Promotor – Transforma
![_DSC0012 _DSC0012](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/DSC00121.jpg?w=530&h=352&ssl=1)
![_DSC0013 _DSC0013](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/DSC0013.jpg?w=262&h=174&ssl=1)
![_DSC0016 _DSC0016](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/DSC0016.jpg?w=262&h=174&ssl=1)
![_DSC0017 _DSC0017](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/DSC0017.jpg?w=263&h=175&ssl=1)
![_DSC0022 _DSC0022](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/DSC00221.jpg?w=263&h=175&ssl=1)
![_DSC0045 _DSC0045](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/DSC0045.jpg?w=262&h=175&ssl=1)
![_DSC9983 _DSC9983](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/DSC9983.jpg?w=262&h=175&ssl=1)
![_DSC9985 _DSC9985](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/DSC9985.jpg?w=262&h=174&ssl=1)
![_NC17623 _NC17623](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17623.jpg?w=530&h=353&ssl=1)
![_NC17624 _NC17624](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17624.jpg?w=549&h=365&ssl=1)
![_NC17629 _NC17629](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17629.jpg?w=243&h=365&ssl=1)
![_NC17641 _NC17641](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17641.jpg?w=530&h=353&ssl=1)
![_NC17653 _NC17653](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17653.jpg?w=262&h=175&ssl=1)
![_NC17665 _NC17665](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17665.jpg?w=262&h=174&ssl=1)
![_NC17699 _NC17699](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17699.jpg?w=263&h=175&ssl=1)
![_NC17702 _NC17702](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17702.jpg?w=263&h=175&ssl=1)
![_NC17712 _NC17712](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17712.jpg?w=262&h=175&ssl=1)
![_NC17714 _NC17714](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17714.jpg?w=262&h=175&ssl=1)
![_NC17723 _NC17723](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17723.jpg?w=262&h=174&ssl=1)
![_NC17731 _NC17731](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17731.jpg?w=530&h=353&ssl=1)
![_NC17750 _NC17750](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17750.jpg?w=196&h=130&ssl=1)
![_NC17759 _NC17759](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17759.jpg?w=196&h=130&ssl=1)
![_NC17776 _NC17776](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17776.jpg?w=196&h=130&ssl=1)
![_NC17785 _NC17785](https://i0.wp.com/www.musicaemdx.pt/wp-content/uploads/2014/12/NC17785.jpg?w=196&h=130&ssl=1)