Concertos Reportagens

O Rock em português, pois então!

Os Flama, banda do Nuno Caetano e do Pedro Caetano (gémeos das guitarras),do Pedro Homero (bateria), do Hélder Dias (baixo) e do Duarte Cascais Lopes (voz), mostraram no passado dia 20 de Julho no Popular Alvalade que o rock português está vivo e recomenda-se.

Desde 2012 (data do 1o EP “ Jogo de Forças”), que trabalham (à séria) para manter o rock português com a vivacidade e energia dos anos 80. Apesar das tendências da música portuguesa terem neste momento um registo diferente, onde a aposta de cantar em inglês passa muitas vezes para ultrapassar fronteiras, e harmonizar os ouvidos, os Flama escrevem e compõem com a alma lusa muito constante (à excepção de “Close your eyes”).

Inicialmente tiveram a participação de uma voz feminina, mas em 2013 encontram Duarte Cascais Lopes (vocalista) que já entra em estúdio para gravar o 2º EP “Asfalto sem Fim”.

Os Flama apresentaram-nos mais de uma dúzia de músicas, e durante quase 2 horas exorcizaram as guitarras, misturaram novos sons e deixaram muito claro que conseguem introduzir acordes que nos remetem para o indie-rock.

Apesar de serem definitivamente uma banda de Rock (português) que tem como estrutura o som dos anos 80, como o caso dos temas “Cicatriz” e “De novo”, em “Flagrante Delito” e “Hotel destino”, substituem as guitarras mais rasgadas por um som mais harmonioso, que se complementam com acordes mais experimentalistas. Em “Homem Automático” (o tema mais psicadélico), Pedro Homero deixa a bateria para tocar uma melódica que encaixa na perfeição na última parte do tema.

Não fossemos nós estar no Popular Alvalade e nos Coruchéus de João Ribas, para Duarte Cascais Lopes dedicar o último tema “Desejo Feito Carne” a toda esta boa gente do rock português!

Umas horas muito bem passadas, em excelente companhia (“boa gente”) e muito boa música. Esperemos que os Flama tenham muitas actuações durante o Verão e não se esqueçam de nos avisar!

Texto – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa
Promotor – Popular Alvalade