Concertos Reportagens

Regenerar de Alma ao som de Rodrigo Leão

Rodrigo Leão é sinónimo de magia pela música que compõe e produz. Já conhecemos o seu trabalho desde o tempo em que fazia parte dos Sétima Legião (de 1982 a 1993) e posteriormente dos Madredeus (de 1985 a 1994), conjuntos míticos que só pecaram aos seus fãs por terminarem “cedo demais” uma carreira que todos presumiam como longa e de sucessos contínuos.

No entanto, estes factos deram a oportunidade a Rodrigo Leão de se lançar definitivamente a solo em 1993, e, de lançar o seu primeiro EP (Mysterium, em 1995) e o seu primeiro álbum (Theatrum, em 1996).

O espetáculo de hoje iniciou na primeira parte com a presença de Nicole Eitner, pianista, compositora, e cantora luso-alemã que cresceu em Cascais, e que com a sua voz aveludada e a sua presença elegante, deliciou todos os que aguardavam pacientemente pela hora de Rodrigo Leão.

Para Rodrigo Leão, hoje no Parque Palmela em Cascais, foi um regressar no tempo por todos os anos em que conhecemos o talentoso lisboeta nascido em 1964, inclusive aos temas de Madredeus onde, com Pedro Ayres de Magalhães, compôs “Guitarra” e “Alfama” hoje brilhantemente interpretados na voz de Celina Piedade, tal como “Mãe”, um tema baseado num poema de Almeida Garret.

Para além destes temas, Rodrigo Leão tinha várias surpresas preparadas para o numeroso público que hoje encheu o Parque Palmela.

Uma das surpresas foram os temas “Life is Long” e “Nothings Wrong”, dedicados especialmente “a quem lhe deu a primeira mesada”, o seu Pai, que também assistia ao espetáculo de hoje.

Outra das surpresas foi a presença da moçambicana Selma Uamusse, que regressada esta semana do Festival Músicas do Mundo em Sines com grande sucesso, acompanhou Rodrigo Leão, Denis Stetsenko (Violino), Bruno Silva (Viola de Arco), Carlos Tony Gomes (Violencelo) e a já referida Celina Piedade (Voz, Acordeão e Xilofone) nos temas “Vida Tão Estranha”, “Voltar”, “A Corda”, e depois do Encore muito aplaudido pelo público, ainda “Song of Africa” – aqui com a ajuda de Celina da Piedade na Membina, um instrumento moçambicano – e “Sleepless Heart” para um final de concerto em grande apoteose.

O Parque de Palmela é um local de facto especial, e o som de Rodrigo Leão tocado ao ar livre numa noite de verão, mesmo que amena, tornaram realmente mágica a noite de hoje onde se pôde experimentar um autêntico regenerar de alma. De referir também que Nicole Eitner estará de novo presente em Cascais, pelas Festas do Mar 2014, no dia 19 de Agosto junto à Baía desta glamourosa vila.

Alinhamento completo do concerto de Rodrigo Leão:
– As Ilhas dos Açores
– Mar Estranho
– Os Cidadãos
– Tardes de Bolonha
– Espiral II
– O Tango dos Malandros
– Vida Tão Estranha
– Voltar
– A Corda
– Histórias
– Life is Long
– Nothings Wrong
– A Estrada
– La Fête
– A Mãe
– Guitarra
– Alfama
– Hibernauta
– Comédia

(encore)

– With House Walls
– Song of Africa
– Sleepless Heart

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa
Promotor – UGURU