Opinião Reviews

MulherHomem, O Inverno dos Outros

Os MulherHomem são lisboetas e juntaram-se em 2011. Neste momento são o Bruno Broa na voz, o Luís Balinho na guitarra e o Alexandre Nascimento na bateria. Juntos, mostram-nos um rock cru e traçam um belo percurso no rock cantado em português.

Foi no passado dia 21 de Outubro que decidiram ofertar aos fãs o segundo álbum da banda. O Inverno dos Outros, demorou algum tempo a sair mas, uma vez cá fora, vai tornar-se um vício para quem lhe abrir a porta.

mulher-homem-nov2015

As músicas deste álbum estão prontas desde o lançamento do primeiro – Novecentos –, no início de 2012, e algumas faixas como “Shalom de Sá” ou “Mariana” já eram introduzidas nos concertos dessa altura. No final desse ano decidem investir na produção e gravação do álbum. No entanto alguns contratempos foram-lhes cruzando o caminho, nomeadamente a ida do baterista (Filipe Paradela) para o estrangeiro  e alguns problemas com produtores. Até que, em 2014 se juntaram a Fernando Matias e, com a ajuda do radialista Pedro Moreira Dias, o álbum estava limado e pronto a sair. Ao fim de alguns grandes concertos, com o público em êxtase e a abraçar este novo trabalho, decidem então entregar o álbum aos fãs em formato digital na plataforma bandcamp com download gratuito no mês de Outubro (em http://mulherhomem.bandcamp.com/)

O Inverno dos Outros é composto por 11 faixas com alinhamento inteligentemente bem organizado. A evolução entre os dois álbuns é notória e satisfatória. A garra, característica forte da banda, vai estar existir sempre. O que mudou foi a transparência, o cuidado, a solidez e a clareza. Os MulherHomem têm uma guitarra caraterística e rapidamente se identificam os riffs à banda. Neste álbum, o trabalho foi redobrado e a construção musical resultou numa melodia crua, pesada e limpa dona de um poder de fixação no ouvido indescritível.

A voz do Bruno já não é ofuscada pelos instrumentos e é forte em arrastamentos, contrastes e gritos. Num compasso inesperado, a linha da voz é coberta por desníveis que tanto têm uma intensidade brutal como, no segundo a seguir, assumem uma suavidade disfarçada. A poética das letras é sofisticada e demasiado bem cuidada, contendo, por vezes, mensagens subliminares. É constituída por palavras-chave que, sem darmos conta, entram em repeat no cérebro.

É difícil destacar faixas, dado que todas possuem uma qualidade única desde a balada até à mais pesada. No entanto uma das mais intrigantes, na minha opinião, será a “Portão Dourado”, composta por uma mescla de vários ritmos e uma voz com um poder extraordinário.

Já o primeiro single – “Todo o Ar” -, com tonalidades esquizofrénicas tanto a nível de riffs como de voz quase nos empurra para um quarto pintado de 10 cores desordenadas e luzes intermitentes.

No fundo, é um álbum de experiências tanto auditivas como sensoriais e o Música em DX aconselha qualquer um a perder-se nelas.

Neste momento os MulherHomem criaram uma parceria com a MAMUT, com quem já lançaram 3 temas single: “Todo o Ar”, “Culinária do Amor” e “Não há Volta a Dar”, o single lançado no mesmo dia do álbum.

O próximo concerto será em meados de Dezembro, em data a anunciar, na Fnac do Chiado e no ano de 2016 preparam uma tour nacional que, certamente, irá deixar Portugal inquieto.

O álbum estará disponível em formato físico em meados de Dezembro, com edição limitada, apenas nos locais dos concertos.

Mais informação em :
Bandcamp “O Inverno dos Outros” – http://mulherhomem.bandcamp.com/
Facebook oficial da banda – https://www.facebook.com/MULHERHOMEM/?fref=ts

Texto – Eliana Berto