Concerto

Mika Vainio | Folclore Impressionista

Loading Map....

Data/Hora
Date(s) - 09/02/2017 - 10/02/2017
22:00 - 0:30

Location
Musicbox Lisboa

Categories


Organizar um concerto de Mika Vainio é desafio maior para a Nariz Entupido, não por uma questão de escala, isso nunca será factor que nos norteará, mas pelas recordações que convoca e a pertinência que um concerto dos mesmo suscita nos dias de hoje. Assim, pedimos ao Zé (Flur Discos), para que nos escrevesse um texto, trazendo à superfície memórias bem vibrantes e a relação que este estabelece com o reconhecido músico finlandês.

MIKA VAINIO

“Jantar sentado em frente a Mika Vainio foi uma experiência zen. Os primeiros longos momentos de silêncio foram apenas quebrados pela sua exclamação, com ar grave, de como aquela era a melhor sopa que já tinha comido. O ar limpou imediatamente e, mais tarde, o concerto de Pan Sonic num armazém desactivado no cais do Ginjal, ganhou assim uma outra dimensão humana. Os blocos brutos de som, volume bem elevado, traduzidos na imagem video de uma barra inicialmente vertical agitada em sincronia com as frequências, justificaram 100% o meu envolvimento na programação de música do Festival Atlântico em 1999. Vê-los comprar garrafas de ginginha na Baixa e 7″ de dub e dancehall na Godzilla aumentou o carinho. Um ano antes tinha-os visto em palco com Alan Vega no Sónar, Barcelona. Antes, ainda, também no Sónar (1996? 97?), à tarde, Vainio tocava dub e dancehall com apenas um Technics, observando sem complexos as pausas enquanto mudava de disco. Saber disso, ver isso, mudou para sempre o modo como ouvi a sua música desde então, conseguindo sentir uma emoção especial para além da música consistentemente austera. Mantive sempre uma espécie de intuição que relaciona o trabalho de Pan Sonic e Vainio com algo ancestral, não necessariamente no domínio da música mas da electricidade ou, melhor dito, energia (e Sähkö, a editora que Mika Vainio co-fundou em 93, significa Electricidade em finlandês). Algo ligado ao próprio chão que pisamos e à atmosfera que respiramos. Como tal, nunca é ultrapassado e sobrevive a qualquer contexto, quase imutável. Para alguns é mais do mesmo. O que eu oiço, o que espero sempre, é difícil de explicar mas define-se mais ou menos como uma viagem interior em que nos ligamos a forças primordiais da Natureza.”

Zé – Flur

+info em www.mikavainio.com | www.facebook.com/pg/Mika-Vainio-41778502407www.residentadvisor.net/dj/mikavainio

FOLCLORE IMPRESSIONISTA

Projecto que explora um universo muito próprio, trabalhando sobre um aparente paradoxo entre um lado telúrico bastante vincado, ancestral e comum à condição humana, com uma sublime desmaterialização conferida pelos sons produzidos e processados electronicamente. Folclore Impressionista parte da conjugação sonora de vários sintetizadores e cruza-os com a imagética particular das tradições populares e do universo cinematográfico. Em concerto as imagens são trabalhadas no momento pelo artista visual António Caramelo.

+info em www.mixcloud.com/folcloreimpressionista | www.facebook.com/folcloreimpressionista

Entrada | 10 euros
Venda online | www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/45717-mika_vainio_folclore_impressionista-musicbox

MIKA VAINIO EM PORTUGAL
09 de Fevereiro | Mika Vainio + Folclore Impressionista | Musicbox
10 de Fevereiro | Mika Vainio | Passos Manuel | Porto
11 de Fevereiro | Mika Vainio | Venha a nós a Boa Morte | Viseu

Promotor – Nariz Entupido