Notícias

Lavoisier iniciam digressão de apresentação do novo álbum

Lançado em outubro de 2025, o álbum era com h, de Lavoisier, inicia agora as apresentações ao vivo: dia 12 de março, na Culturgest, em Lisboa e, antes, dia 6 de março, no Auditório de Espinho. Seguem-se outras cidades, nomeadamente, Mafra (6 maio, Auditório Municipal Beatriz Costa), Leiria (30 maio, Feira do Livro de Leiria), Chaves (28 junho, Festival N2), Lamego (Feira do Livro de Lamego), Bragança (15 julho, Teatro Municipal), entre outras.

Depois de Polifonias Singulares vol.1, lançado em 2023, em que colaboraram com as Cantadeiras do Campo do Gerês, Patricia Relvas e Roberto Afonso desafiaram dez nomes da poesia contemporânea, de diferentes origens e latitudes geográficas, a escrever dez poemas inéditos que transformaram em canções e somaram três elementos à formação da banda: Diogo Sousa (bateria), Pedro Branco (guitarra elétrica e teclados) e Ricardo Dias Gomes (baixo elétrico). O concerto da Culturgest conta ainda com a cenografia de João Ferro Martins e o desenho de luz de Luís Moreira.

A lista de poetas – Alice Neto de SousaFilipe Homem FonsecaJosé AnjosJosé Luís PeixotoMaria Giulia PinheiroMaria do Rosário PedreiraNástio MosquitoNuno Miguel GuedesRaquel Nobre Guerra e Vinicius Terra – tem não só uma afinidade pessoal e artística com a banda, mas também um alto grau de atividade e compromisso com a dinamização da poesia contemporânea e uma abordagem literária do mundo próxima do já conhecido universo narrativo dos Lavoisier.

era com h, nome que surge em plena manifestação onírica que se move num raciocínio lógico que não é traduzível na escrita e, por isso, vive no imaterial, no que não se toca e por conseguinte não se lê, convoca o imaginário de quem ouve, e reflete sobre o contexto atual, em dez poemas inéditos muito diferentes entre si, mas que têm como fio condutor serem espelho, experiência ou revelarem um olhar distópico sobre os tempos que vivemos. Foram musicados sob um novo, cuidadoso e atento olhar dos Lavoisier, já com a nova formação, que procuraram a musicalidade no gesto da poesia contemporânea portuguesa.

Os Lavoisier propõem, com este novo disco e espetáculo, a continuidade no seu percurso dinamizador de uma atmosfera cultural sem fronteiras, que celebre e provoque a arte rumo a uma sociedade mais justa e tolerante. Sempre perto da palavra cantada e contada em português, era com h surge no seguimento do trabalho desenvolvido em 2019 em torno de uma das figuras mais importantes da nossa poesia e literatura, Miguel Torga, que culminou no disco Viagem a um Reino Maravilhoso.

A nova formação da banda junta a dupla fundadora, Patrícia Relvas e Roberto Afonso, o guitarrista e multi-instrumentista Pedro Branco, músico que integra vários projetos de diferentes quadrantes no contexto atual musical português, e que acompanhou Fausto Bordalo Dias, partilhando também o palco com Lavoisier no seu último espetáculo ao vivo Por este rio acima 40 anos, na Aula Magna; Ricardo Dias Gomes, baixista brasileiro que para além da excelência no seu trabalho como produtor, acompanhou durante dez anos o artista e músico brasileiro, Caetano Veloso; e Diogo Sousa, baterista e percussionista que tem vindo a destacar-se em vários projetos tais como Wanderer Songs, projeto que homenageia Zeca Afonso, e com Moullinex e A Garota Não.

Os bilhetes para o concerto custam entre 5€ e 16€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na Ticketline.

Fotografia (capa) – Daryan Dornelles