Depois de vários anos como compositor e baixista em projetos como Balter Youth, Silentide e Vitoria Vermelho, Henrique Tomé — conhecido também na cena musical independente como produtor e agente cultural do Porto — apresenta-se a solo com “Rope”, o seu single de estreia. O tema antecipa o álbum “Thin Ice”, com edição marcada para o final de 2025 pela Biruta Records. Já disponível em todas as plataformas digitais, “Rope” assinala uma nova etapa criativa na trajetória do músico, agora também como vocalista e letrista.
“Rope” é uma canção enérgica e emotiva que marca o início do segundo ato do álbum, simbolizando um reencontro com a esperança. “É uma história sobre conhecer alguém que nos ilumina o fundo do túnel, a corda que nos faz subir mais alto”, partilha o artista. “Retrata a amizade, o amor que se quer desarmado, darmo-nos a outra pessoa e desfazer o muro que nos isola.”
Henrique Tomé assina letra, composição, voz principal, baixo e sintetizadores. Junta-se a ele João Freitas (guitarras, piano, vozes e coros), Inês Pinto da Costa (coros, vozes de apoio), Gabriel Valente (bateria) e Maria Inês Gouveia (flauta transversal). A gravação e produção decorreu no Estúdio Cedofeita, com mistura de Gabriel Valente e masterização de João Guimarães.
“Thin Ice” será um álbum dividido em dois atos — o primeiro de conflito, o segundo de resolução — com uma estrutura narrativa inspirada na dramaturgia clássica. Entre paisagens sonoras densas e momentos de depuração lírica, o disco propõe uma viagem emocional e simbólica pela fragilidade da existência, pela ansiedade e pela possibilidade de superação.
O álbum será editado pela Biruta Records — editora, agência e promotora musical sediada no Porto, inquietante e independente desde 2014 — que conta no seu catálogo com artistas como zé menos, Riça, MONA LINDA, redoma e Vitoria Vermelho.
Fotografia (capa) – Inês Pinto da Costa