Notícias

Sonic Blast Fest’24, novas 13 confirmações incluíndo High on Fire, Gaye Su Akyol, e SLIFT

Sonic Blast Fest anuncia novos 13 nomes para o cartaz da sua 12.ª edição. O festival volta à Praia da Duna dos Caldeirões, em Âncora, de 8 a 10 de agosto  de 2024.

Neste lote de confirmações há nomes como: High on Fire, Gaye Su Akyol, SLIFT, Night Beats, The Obsessed, C.o.f.f.i.n, Jjuujjuu, Skemer, Margarita Witch Cult, High Reeper, Cobrafuma, Silvershark e Saint Karloff.

Começando em grande nas novas confirmações temos a encabeçar este anúncio os californianos High on Fire, uma banda norte-americana liderada pelo carismático e talentoso guitarrista e vocalista Matt Pike (Sleep). Com um som que mistura elementos do metalstoner rock e thrash metal, o grupo é conhecido pela sua intensidade e poderio sonoro. Com uma discografia que inclui albuns aclamados pela crítica como “Blessed Black Wings” (2005), “Death Is This Communion” (2007) e “Luminiferous” (2015), os High On Fire solidificaram a sua posição como uma das principais bandas do cenário do metal contemporâneo, conquistando um Grammy em 2019 para “Best Metal Performance” pela canção e disco “Electric Messiah”. Esta é a primeira atuação da banda em 10 anos em Portugal.

Gaye Su Akyol é uma cantora e compositora turca contemporânea que transcende fronteiras musicais e culturais. Com uma voz única e um estilo que combina elementos do rock psicadélico e folk turco, ganhou notoriedade pelas suas composições, que desafiam convenções sociais e políticas, abordando questões de identidade, género e liberdade. A sua presença vibrante e autenticidade artística conquistaram um público diversificado e críticas muito positivas em todo o mundo.

Depois de dois albums bastante aclamados pela crítica, os franceses SLIFT, uma das bandas mais empolgantes e inovadoras da cena musical contemporânea, voltam ao Sonic Blast Fest com o seu novo álbum “Ilion“.

Ainda dos Estados Unidos temos nomes como os Night Beats, uma banda de rock psicadélico formada em Seattle em 2009. Combinando elementos de garage rock com nuances modernas e uma energia crua e visceral, os Night Beats destacam-se como uma das bandas mais cativantes e autênticas da cena psychrock mundial.

Recebemos também os The Obsessed, banda lendária de doom metal que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980, fundada pelo carismático e visionário músico Scott “Wino” Weinrich. Os The Obsessed ajudaram a moldar o som e o estilo do doom metal moderno.

Com influências que vão desde os clássicos do punk dos anos 70 até o garage rock dos anos 90, o som dos australianos C.O.F.F.I.N é uma mistura única de melodias cruas, letras provocativas e uma atitude punk genuína.

JJUUJJUU são uma banda de rock psicadélico de Los Angeles, Califórnia, fundada pelo vocalista e guitarrista Phil Pirrone. A banda emergiu na cena musical com uma abordagem sonora única que atrai tanto os fãs de rock psicadélico como os entusiastas de shoegaze e música experimental.

SKEMER é o novo projeto colaborativo entre a vocalista Kim Peers (modelo da VogueSteven MeiselPrada) e o guitarrista Mathieu Vandekerckhove (Amenra). O duo belga foca o seu conceito sonoro na exploração de géneros como minimal wavedarkwave e coldwave.

Os britânicos Margarita Witch Cult, uma das bandas emergentes mais interessantes na cena underground europeia, caraterizam-se por um som heavy stoner pleno e irrepreensível.

High Reeper é uma banda americana de stoner metal originária de Filadélfia. O seu som combina influências clássicas do rock dos anos 70, com uma forte inspiração em Black Sabbath.

O super-grupo português Cobrafuma, formado por elementos de bandas como Plus UltraGreengo e Killimanjaro, apresenta um crossover entre thrashmetalhardcorepunk e sludge.

De Berlim, recebemos os divertidos Silvershark com o seu som dirty disco. “Born to dance and BURN to boogie” é o seu lema.

A primeira confirmação para o dia 7 de agosto, o dia da festa de warm-up e de receção aos festivaleiros são os Saint Karloff, banda de stoner/doom metal originária de Oslo, Noruega.

Estas novas confirmações juntam-se já aos anteriormente anunciados Viagra Boys, Graveyard, Brant Bjork Trio, Wine Lips, Colour Haze, Truckfighters, 1000 mods, Maruja, Home Front, Poison Ruïn, Sacri Monti, Deathchant e MДQUIИД. 

Recentemente foi confirmado à organização do evento que os Sunami não poderão estar presentes nesta edição, tendo cancelado a sua passagem pelo SonicBlast Fest 2024.

Os passes gerais encontram-se desde agora disponíveis a 90€, preço que estará disponível até  31 de maio 2024. O passe geral sobe depois para 100€ a partir de 1 junho 2024.