BAIANASYSTEM CELEBRA 15 ANOS COM CONCERTO NO COALA FESTIVAL EM CASCAIS A 01 DE JUNHO E DIGRESSÃO EUROPEIA

O coletivo BaianaSystem é considerado um dos mais revolucionários organismos da música brasileira e celebra 15 anos de carreira com uma digressão europeia, com passagem por Portugal a 01 de junho na estreia do Coala Festival em Cascais. A digressão pelo velho continente, desenhada pela promotora nacional Primeira Linha, conta ainda com passagens por Madrid, Barcelona, Londres, Amesterdão, Berlim, Dublin, Zurique e mais datas a anunciar brevemente. Os bilhetes já se encontram disponíveis para venda nos pontos de venda oficiais.

A digressão “Sambaqui Show” chega à Europa depois de passar pelos palcos dos principais festivais e salas de espetáculos do Brasil, carregando ainda a energia explosiva que já se tornou tradicional no Carnaval, por onde quer que passe o Navio Pirata, trio do BaianaSystem.

Neste contexto, se os concertos acontecem a partir de um processo constante de metamorfose, em que a troca com o público e a transformação dos materiais já existentes são os combustíveis para as novas criações, o público europeu pode esperar por uma versão de “Sambaqui Show” especialmente pensada para o momento.

BaianaSystem é um projeto audiovisual que parte de uma Bahia profunda e do seu legado ancestral, para uma troca com o que se produz ao redor do mundo. Tendo como principais fontes de pesquisa os ritmos afrolatinos, o samba reggae, o rock, o pop e as manifestações populares, com destaque para o Carnaval, o grupo utiliza várias linguagens para traduzir em arte os pensamentos que passam por expressões culturais, políticas e sociais. A guitarra baiana, a percussão afrobaiana, os beats eletrônicos, os vídeos, as poesias e os textos ajudam a contar essa história.

O coletivo criado em 2009 tem cinco álbuns lançados: “Oxeaxeexu” (2021), “Gilbaiana ao Vivo em Salvador” (2020), com Gilberto Gil, “O Futuro Não Demora”(2019), vencedor do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, “Duas Cidades” (2016) e “BaianaSystem” (2010), além de participações com artistas como Margareth Menezes, Manu Chao, Olodum, Adrian Sherwood, Tropikilazz, Os Gilsons, Nação Zumbi e Elza Soares, entre outros. Nesta trajetória, o BaianaSystem já se apresentou pela Europa e em países como EUA, Japão e China, passando por festivais internacionais como New Orleans Jazz Festival, Fuji Rock e Roskilde Festival, além dos principais do Brasil, como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock.

EURO TOUR 2024

01/06 – Cascais – Coala Festival
02/06 – Madrid – Sala Mon
04/06 – Barcelona – Sala Apolo
06/06 – Londres – Fabric
07/06 – Amsterdão – Melkweg
09/06 – Berlim – Festsaal Kreuzberg
11/06 – Dublin – The Academy
12/6 – Zurique – Kaufleuten

Fotografia (capa) – Jardel Souza / Maquina de Louco

Deixa um comentário