Opinião Reviews

Os premiados IndieMusic de 2023

A 20ª Edição do IndieLisboa terminou ontem, com a exibição de um dos filmes-documentários que ganhou o Prémio IndieMusic, Miúcha, a Voz da Bossa Nova, dos realizadores Liliane Mutti e Daniel Zarvos (Brasil, França, EUA 2022). Este ano o prémio foi partilhado (ex aequo) com The Elephant 6 Recording Co. do realizador C.B. Stockfleth (EUA, 2022).

Miúcha foi uma cantora e compositora brasileira nascida no Rio de Janeiro em 1937 e que enfrentou vários desafios em relação ao seu lugar no mundo masculino da Bossa Nova. A convivência muito próxima com as grandes referências deste género musical durante os anos 1960 e 1970, colocaram-na um pouco na sombra. Heloisa Maria Buarque de Holanda é irmã de Chico Buarque, mãe de Bebel Gilberto (e ex-mulher de João Gilberto) e pupila de Vinícius de Moraes. Esta proximidade permitiu-lhe, por um lado viver e presenciar na primeira pessoa o emergir da Bossa Nova e acompanhar os bastidores da criação e produção artística destes músicos. Por outro lado, esta vivência criou-lhe um enorme desafio na luta que travou para vingar o seu sucesso e “no talento da sua própria voz num mundo tão masculino” à época. A narrativa é expressada  através de diários gravados em áudio , gravações de vídeos caseiros, correspondência escrita (cartas), diários em áudio, filmes e os seus próprios desenhos em aquarela. Este filme-documentário irá ser exibido em Lisboa, durante o mês de maio em três bibliotecas municipais: na Biblioteca de Marvila a 12 maio às 21h, onde haverá uma conversa depois da sessão, na Biblioteca de Alcântara a 20 maio às 18h e dia 31 maio na Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras, às 21h.

Se não teve oportunidade de assistir à exibição de The Elephant 6 Recording Co., no Cinema S. Jorge dia 1 nem dia 3 de maio, ainda tem oportunidade de o fazer no Cinema Ideal, amanhã dia 9 de maio às 22h00.

Pode ver aqui a lista dos premiados e aqui os filmes premiados em exibição no Cinema Ideal .