Notícias

John Mercy em versão dupla com o lançamento de The Murder Of Harry e West Of The American Night

A investigação de um homicídio pode ser algo que carece de vários elementos. Um deles será o estado de espírito e a ambiência que envolve quem está no meio da teia, à procura de um fio condutor.

Para o seu primeiro álbum a solo, John Mercy criou um álbum conceptual que segue uma estrutura próxima do “romance policial” iniciado por Edgar Allan Poe e mais tarde explorado por autores desde Dostoyewsky a James M. Cain, Dashiell Hammett entre outros. Ao longo das páginas deste álbum o leitor é desafiado a descobrir quem afinal matou Harry – e as descobertas ao longo da narrativa não são sempre o que parecem.

São 10 músicas, 10 passos, 10 momentos cobertos do aconchego sensual de uma folk de mãos dadas com a country. À medida que avançamos na história, podemos sentir o peito apertado, as mãos suadas ou até o coração a desejar fugir. Poderemos apenas desenhar num papel o enredo ou, simplesmente, deixarmo-nos abraçar pelo calor da melodia e deixar a nossa mente levar-nos onde sentir que se encontra a liberdade.

Para este álbum John Mercy conta com a presença de diversos músicos convidados de renome tais como os norte-americanos Chris Eckman e Carla Torgerson dos Walkabouts e a vocalista Becky Lee Walters do Arizona. Carlos Mendes (Twist Connection) na voz e Pedro Antunes no baixo (BunnyRanch), Tracy Vandal, Raquel Ralha, Susana Ribeiro e Angel Carmona nas Vozes. Sérgio Costa e Pedro Renato dos Belle Chase Hotel nas teclas. Bonnie Blossom nas vozes, Laurent Rossi na Trompa e Victor Torpedo  (Tedio Boys, the Parkinsons) completam este naipe de músicos que ajudam esta história a ganhar vida e música. O percurso de Harry é acompanhado de forma sublime pelos desenhos de Gito Lima que assina a capa e artwork deste álbum-livro.

Mas, afinal… quem matou Harry?

West Of The American Night nasce da ideia de uma homenagem ao escritor Jack Kerouac pela ocasião do centenário do seu nascimento, cujo convite foi endereçado a John Mercy pelo diretor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Osvaldo Silvestre. A ideia da homenagem materializou-se na criação deste álbum conceptual e original que acompanha a narrativa de forma sequencial do que é considerado o livro mais emblemático e importante da Beat Generation: On The Road (1957).

Para este álbum, John Mercy conta com a participação de músicos com cartas dadas no panorama musical, tal como  Luís Formiga (Animais, Mancines), Miguel Cordeiro (Miguel Cordeiro, Nevoeiro, Giant Surfers, Victor Torpedo and The Pop Kids), Bonnie Blossom (John Mercy & Tracy Vandal), Pedro Antunes (Bunnyranch, Subway Riders, Wipeout Beat, John Mercy & Tracy Vandal), Raquel Ralha (Belle Chase Hotel, Azembla’s Quartet, Mancines, Raquel Ralha e Pedro Renato, Animais, Wraygunn), Susana Ribeiro (a Jigsaw), Tracy Vandal (Tracy Vandal, Tiguana Bibles, Lincoln, The Great Moonshiners Band) Victor Torpedo (Victor Torpedo, Tédio Boys, The Parkinsons, Tiguana Bibles, Subway Riders, Blood Safari), Laurent Rossi e Pedro Renato (Belle Chase Hotel, Azembla’s Quartet, Mancines, Raquel Ralha e Animais).

É um disco que mantém a essência de John Mercy e ajuda a aumentar o mistério de On the Road.

John Mercy é o alter-ego de João Rui, mais conhecido como o vocalista e multi-instumentista da banda conimbricense a Jigsaw. Com quase duas décadas de carreira nesta banda, os álbuns, os ambientes musicais, as composições e particularmente o timbre da sua voz foi por diversas vezes comparada a nomes de relevo como Leonard Cohen, Nick Cave, Tom Waits. Será porventura da voz grave que ecoa nas canções imbuídas de sentido… Por duas vezes a revista Les Inrockuptibles chamou a atenção para esta banda que chegou a ser presença habitual na radio nacional espanhola Radio 3. Nos últimos 7 anos tem estado também ligado à parte da produção musical em estúdio e já conta com Mistura e masterização de mais de 60 títulos entre Álbuns EP’s e Singles. Desde o rock dos Twist Connection, Dean Wareham (Luna), Legendary Tigerman, D3O, Selma Uamusse, From Atomic, Mancines e até à electronica dos Ghost Hunt, são já diversos os discos que lhe passaram pelas mãos.

Foi também convidado pelos herdeiros de António Variações para adaptar alguns dos seus temas mais emblemáticos para inglês tais como “Estou Além” “Canção do Engate”, entre outros. Tem participado também em diversos projectos musicais, tanto como vocalista como instrumentista tais como Rita Redshoes, Belle Chase Hotel, Animais, Arthur de Faria & Seu Conjunto, Mancines, The Twist Connection, Victor Torpedo, Uniform, Animais, Pedro Renato e Raquel Ralha, Pedro e os Lobos, The Millions, Wipeout Beat, Tracy Vandal entre outros.

Em 2020 avançou com o seu projecto a solo sob o nome de John Mercy, com o qual já conta com diversos singles em vinil e dois álbuns de longa duração: The Murder Of Harry e West of The American Night.

Estes discos foram produzidos, gravados, misturados e masterizados por John Mercy nos estúdios Blue House e saem agora ao público nas versões digital e física com o selo da Lux Records.