Concertos Reportagens

Não Lugar, mas em todos os lugares

Há um sítio onde podemos absorver várias culturas e espaços sem sair do nosso espaço mas sentindo que esta variedade nos traz cada vez mais a certeza que não há um lugar mas sim todos os lugares.
Foi no BOTA que fomos apresentados a esse sítio de um modo encantador, descontraído e bastante emocionante. 

João Morais ou O GAJO, só lançava o disco no dia 24 de Março, mas foi no dia 22 que decidiu abrir-nos a porta a estes lugares com uma breve apresentação do disco em 5 canções, com dois convidados que nele participam: Vasco Casais e Braima Galissá. Antes disso, fez uma breve apresentação em modo vídeo e durante a apresentação houve espaço para uma conversa com Tiago Pereira (A Música Portuguesa a Gostar dela Própria) onde se falou das origens da campaniça, do saudoso João Aguardela, de como este projeto surgiu e de muitas curiosidades mais.
Mas não foi só Tiago que trouxe histórias, Braima Galissá, após usar o seu instrumento que tão bem nos soou e encantou, partilhou a história do mesmo e da sua concepção, tal como algumas dificuldades em ter material resistente que desse para fazer e montar instrumentos.

Foi um momento onde estas cinco músicas nos levaram a cinco lugares que cruzaram céus cinzentos com desertos alaranjados e danças rebeldes. Um momento que passou rápido de mais e nos deixou prova de que este GAJO pode não saber qual é o melhor lugar, mas sabe de certeza deixar-nos no melhor lugar, mesmo que isso signifique uma grande diversidade de lugares.

Para esta viagem de exploração da Viola Campaniça num encontro com sonoridades do mundo foram convidados seis artistas com modos de circulação específicos na música do mundo contemporâneo. É neste lugar transitório que as expressões da korá guineense por Braima Galissá, da viola ressonadora brasileira de Ricardo Vignini, da viola braguesa de Vasco Casais (Omiri), do Electric Saz turco de Thomas Attar Belier, da Sitar de Luís Simões (Satúrnia) e da voz de Kátia Leonardo, referem um acontecimento particular.

O disco pode ser encontrado aqui e vai ser apresentado ao vivo nas seguintes datas:

15 DE ABRIL – AUDITÓRIO RUY DE CARVALHO, LISBOA [CARNAXIDE]
28 DE MAIO – NOVO ÁTICO – COLISEU PORTO AGEAS, PORTO