Notícias

Samuel Úria esgota concertos em Lisboa e Porto

A celebração de 10 anos de “O Grande Medo do Pequeno Mundo” vai juntar, em Lisboa e Porto, Samuel Úria a uma lista alargada de nomes que, à época, contribuiram decisivamente para que este se tenha tornado num disco charneira na sua discografia — António Zambujo, Jorge Rivotti, Manel Cruz, Márcia, Miguel Araújo e TOMARA.

E ainda, o público! Concertos únicos, despertaram nos que acompanham as prestações ao vivo de Samuel grande entusiasmo,  e será com o Teatro Tivoli BBVA e a Casa da Música lotados que nos próximos dias 16 e 21 de Março, respectivamente, as velas serão apagadas.

“Os concertos de celebração dos 10 anos d’ “O Grande Medo do Pequeno Mundo” estão esgotados. É oficial.

Nada tenho contra o regresso de grandes fenómenos musicais interrompidos no tempo – não me incomoda serem tão vendáveis; compreendo o feitiço do saudosismo e a euforia nostálgica. Por outro lado, talvez isto me deva amedrontar quando quero fazer o oposto: festejar um minúsculo fenómeno que não foi interrompido. Fenómeno que foi, precisamente, o atear duma continuidade.

Com “O Grande Medo do Pequeno Mundo” não se tornou só claro o meu desígnio de viver da música, tornou-se inevitável. Todos os que se apressaram a esgotar as salas do Teatro Tivoli BBVA e Casa da Música só confirmam (e integram) este processo. A continuidade é nossa. Obrigado a todos pelas saudades ininterruptas.”

Samuel Úria

Para esta celebração de “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, Samuel Úria terá com ele em palco as vozes que contribuíram para a posteridade daqueles temas: “Lenço Enxuto”, com Manel Cruz; “Eu Seguro”, com Márcia (e a guitarra de TOMARA); a constelação de “Triunvirato”, em que juntou António Zambujo e Miguel Araújo; e ainda Jorge Rivotti que com ele abriu o álbum com “O Deserto”.

Mas se a ocasião justifica o destaque aos notáveis convidados, seria injusto não referir os companheiros de palco, seja porque alguns deles fizeram parte da construção do universo sonoro do álbum – Jónatas Pires nas guitarras; Tiago Ramos na bateria; Miguel Sousa em múltiplos instrumentos; ou Joana Wagner, Rebeca Reinaldo, Lucas Silva ou Tiago Silva nos coros – ou os cúmplices mais recentes que a Samuel Úria se têm juntado – António Quintino no baixo; Silas Ferreira nos teclados; e Inês Amador Pires, Inês Maia, Pedro Wagner, Rafael Nunes ou Simão Carneiro nas vozes.

Em palco, a interpretação integral dos 13 momentos musicais que fizeram de “O Grande Medo do Pequeno Mundo” um disco inolvidável no percurso de Samuel Úria. E também do nosso, testemunhas da sua singular criatividade.

A coincidir com estes espectáculos celebratórios, chegará aos escaparates das lojas especializadas a reedição em formato duplo vinil de “O Grande Medo do Pequeno Mundo” que, a par do repertório original do álbum publicado em 2013, inclui ainda quatro registos extra, a saber: uma versão de “Chamar A Música”, a criação de original de Rosa Lobato Faria e João Carlos Oliveira criado para a voz de Sara Tavares para o Festival da Canção de 1994; e o original “Para Ninguém” — temas incluídos inicialmente na compilação temática “Voz & Guitarra 2”; uma versão de “Vital E Sua Moto” produzida para o disco de tributo ao grupo brasileiro Paralamas do Sucesso; e uma gravação ao vivo de “Eu Seguro” gravada na companhia de Márcia e TOMARA.

TEATRO TIVOLI BBVA // 16 MARÇO
CASA DA MÚSICA // 21 MARÇO

Mais informação em https://www.facebook.com/samu3luria