Notícias

Vida Vã é o single de avanço dos Glockenwise para Gótico Português, o novo disco a editar em breve

Vida Vã não é bem um single. É mais uma declaração de intenções sobre o futuro disco da banda, que não só inaugura um novo capítulo como assinala a estreia do seu selo editorial, celebrando o regresso do conjunto de Barcelos ao registo independente. Disponível a partir de hoje no YouTube do novo selo – o homónimo Vida Vã – e de amanhã nas plataformas de streaming, Vida Vã vem acompanhado de um lyric video concebido por Irina Pereira, a partir de fotografias de Renato Cruz Santos realizada no Museu de Lamas.

Vida Vã foi gravado pelos Glockenwise no Porto, no verão de 2022, tendo a banda contado neste tema com o contributo de Sérgio Bastos (EVOLS) no piano.

Com um garage rock despretensioso e enérgico, os Glockenwise estreiam-se com o disco Building Waves (2011), explorando as ideias nesta linguagem musical em Leeches (2013) e Heat (2015), todos com o selo independente da Lovers & Lollypops.

O anseio por novos horizontes levou ao abrandamento da urgência punk e, em 2018, os Glockenwise passam por um processo de metamorfose que os leva a assumir a língua portuguesa e na escrita de canções. Investidos em criar canções capazes de descrever o espaço que vai entre os gestos prosaicos do quotidiano e o devir da vida contemporânea, a banda escreve o PLÁSTICO, editado pela Valentim de Carvalho e considerado melhor disco nacional do ano para publicações diversas.

Uma outra colaboração histórica acontece em 2020: os Glockenwise convidaram Rui Reininho a dar nova vida ao seu já clássico Heat, que agora é cantado em português e ganha o título de Calor.

Vida Vã assinala o primeiro passo da nova direção da banda de Barcelos, que agora se assume como quarteto, com Nuno Rodrigues, Rafael Ferreira, Rui Fiusa e Cláudio Tavares.

Fotografia (capa) – Renato Cruz Santos